Navegando por Autor "Hirata, Carlos Alberto"
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Item Abordagem teórica e experimental das interações planta-microrganismosHirata, Carlos Alberto; Andrade Filho, Galdino [Orientador]; Medina, Cristiane de Conti; Queiroga, Joel Leandro; Saab, Otávio Jorge Grigoli Abi; Ferreira, Yoshiya NakagawaraResumo: Este trabalho discutiu através de uma abordagem teórica e experimental das interações planta e os microrganismos, a importância dessa questão em função da complexidade e dinâmica das relações que aí se estabelecem, no âmbito da dimensão de informações, arranjo de pensamentos e escalas de análise, necessários a compreensão dos processos interativos, que dão sustentabilidade na vida do planeta A importância de se conhecer com maior profundidade essas interações, decorre do fato de que, a observação da dinâmica desses processos interativos, pode promover novas compreensões quando esses conhecimentos e compreensões são apropriados ao nível dos detalhes e analisados sob o olhar acadêmico multidisciplinar Olhar e compreender as interações do universo microbiológico, em sua diminuta dimensão, nos coloca frente a frente, a uma complexa e dinâmica escala espacial de análise, que nos permite derivar os resultados obtidos no âmbito do microcosmo, as escalas que se processam no meso e no macrocosmo no mundo global Esta discussão teve também como pano de fundo, contribuir e oferecer aos vários ramos do saber científico, que debatem o conflito da questão ambiental, principalmente no contexto agronômico, uma visão sobre essa questão a luz de uma abordagem interdisciplinar, sustentada transversalidade da visão holística, multi e interdisciplinar, tendo como subsídio os conhecimentos da Agronomia, da Biologia, da Climatologia, da Ecologia, da Economia, da Física, da Geografia, da Matemática, da Pedologia, da Química, da Sociologia, entre outros, num exercício acadêmico que possibilita através da sua compreensão, a abertura de novos horizontes científicos dos processos interativos que as plantas realizam com os microrganismos, tanto do ponto de vista da macro, quanto da meso, assim como da micro-análise Este trabalho também discutiu experimentalmente a avaliação do desenvolvimento em campo de mudas do Schizolobium parahyba (guapuruvú) inoculadas com microrganismos promotores de crescimento, exercitando uma construção teórica e prática, procurando unir o conhecimento ecológico com a experimentação agronômica, na perspectiva de contribuir na recuperação e preservação dos sistemas ecológicos do planetaO experimento foi instalado no município de Londrina (PR), com delineamento experimental inteiramente ao acaso, os tratamentos foram desenhados com combinações de duas espécies de fungos MA (G clarum, G intrarradices), duas cepas de bactérias fixadoras de N (Rhizobium sp, Burkholderia sp) e uma dose de adubo químico As avaliações foram feitas em dois tempos de amostragem (6 e 12 dias), com medidas de altura total e diâmetro das mudas Ao final do experimento, foi calculado o incremento em centímetros de cada tratamento obtido entre 6 e 12 dias A análise estatística foi feita mediante análise de variância e teste de Tukey (,5) Aos 6 dias, os tratamentos com adubo apresentaram maior crescimento Já aos 12, os tratamentos G clarum + Rhizobium sp e G intrarradices + Rhizobium sp apresentaram as maiores médias para altura e diâmetro, respectivamente A maior taxa de crescimento de altura observada foi a do tratamento com G clarum + Rhizobium sp, já para o diâmetro a combinação Fungo + Bactéria + Adubo apresentou uma maior taxa de crescimento porém sem diferença significativa entre os tratamentos, indicando assim uma ação favorável e possível sinergismo entre os microrganismos inoculados no desenvolvimento das mudasItem O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanistaSilva Junior, Haroldo José da; Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]; Rocha, Marcelo Augusto; Hirata, Carlos AlbertoResumo: Ao analisar a problemática que envolve o currículo, constata-se o distanciamento entre a teoria apreendida em sala e os saberes da prática profissional, visto que tal aplicabilidade é questionada frente às novas demandas geradas pela sociedade contemporânea, relativas ao perfil profissional desejado O objetivo desta pesquisa é analisar os diferentes conceitos de currículo e propor uma abordagem humanista fenomenológica para se pensar e construir o currículo nos moldes contemporâneos, em um momento em que se discute a transformação do currículo em grade para a matriz articulada A metodologia de pesquisa é qualitativa, de revisão bibliográfica, análise documental e descrição interpretativa das percepções sobre o currículo e a formação profissional Um currículo fenomenologicamente construído pode oferecer uma formação diferenciada, plural e aberta às necessidades de trabalho no futuro campo profissional, este cada vez mais incerto Como resultados desta pesquisa, espera-se contribuir com a ampliação de ideias acerca da necessária proposição de uma base curricular que valorize a formação integral da pessoa, centrado na experiência vivida, o «mundo da vida» de cada estudante-futuro profissional, proporcionando um olhar crítico e reflexivo da sociedade e do meio em que vive