Navegando por Autor "Gardin, Daniela do Amaral Oliveira"
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Item Dimensões da competência em informação nos processos educacionais de idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Unicentro(Universidade Estadual de Londrina, 2023-03-28) Gardin, Daniela do Amaral Oliveira; Alcará, Adriana Rosecler; Bortolin, Sueli; Santos Neto, João Arlindo dos; Vitorino, Elizete Vieira; Mata, Marta Leandro da; Zaninelli, Thais Batista; Berti, Ilemar Christina Wey; Santos, Juliana Cardoso dosResumo: O estabelecimento da informação e do conhecimento como fatores de desenvolvimento têm transformado os procedimentos de gestão das nações, entre eles os da educação. Nesse cenário, se inserem os pressupostos das diversas ciências, assim como a competência em informação, campo disciplinar da Ciência da Informação, que trata das ações referentes à informação no que tange à sua identificação, localização, seleção, avaliação e uso consciente. Também sendo associada aos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos pessoais e no aprendizado ao longo da vida. A competência em informação é integrada pelas dimensões técnica, estética, política e ética, as quais, por sua vez, estão relacionadas ao saber fazer e ao uso das tecnologias, à reflexão crítica e à sensibilidade junto à informação e, referem-se, também, à responsabilidade e à interação dela com a coletividade. Sob essa perspectiva, problematizou-se a influência que os pressupostos da competência em informação e suas dimensões promovem no desenvolvimento dos processos educacionais para o aprendizado ao longo da vida, no tocante ao aperfeiçoamento da autonomia, qualidade de vida e exercício da cidadania de idosos, no âmbito de um programa de extensão universitária. Assim, investigou-se de que maneira as dimensões técnica, estética, política e ética da competência em informação encontram-se refletidas nos processos educacionais e pedagógicos desenvolvidos na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A pesquisa tem natureza básica com abordagem qualitativa, compreendendo-se ainda como exploratória e descritiva. Caracterizou-se como um estudo de caso e foi instrumentalizada a partir das técnicas de levantamento documental, entrevista e grupo focal, realizados no âmbito do projeto pedagógico, com os idosos e os agentes educacionais do programa de extensão da Unati. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada para o desenvolvimento da interpretação dos achados científicos. Os resultados demonstraram a manifestação das dimensões da competência em informação sob três vieses específicos. Um projeto pedagógico voltado para o alcance do bem estar, da qualidade de vida e do exercício da cidadania dos idosos. Comportamentos, habilidades e atitudes dos agentes educacionais respaldados a partir de condutas específicas. E a disponibilidade e disposição dos sujeitos aprendizes em se engajarem e se inserirem no universo de aprendizado contínuo e permanente. Dessa forma, na medida em que se manifestam harmônicas com a tríplice atuação das partes nesse processo, as dimensões tornam os unatianos pessoas com competência em informação no âmbito dos desafios impostos pela sociedade da informação e do conhecimento. Abstract: The establishment of information and knowledge as development factors has transformed the management procedures of nations, including education. In this scenario, the assumptions of the various sciences are inserted, as well as information literacy, a disciplinary field of Information Science, which deals with actions related to information in terms of its identification, location, selection, evaluation and conscious use. Also being associated with personal knowledge, skills, attitudes and behaviors and lifelong learning. Information literacy is integrated by the technical, aesthetic, political and ethical dimensions, which, in turn, are related to know-how and the use of technologies, critical reflection and sensitivity to information and also refers it responsibility and it interaction with the community. From this perspective, the influence that the assumptions of information literacy and its dimensions promote in the development of educational processes for lifelong learning was problematized, with regard to the improvement of autonomy, quality of life and exercise of citizenship of the elderly, under a university extension program. Thus, it was investigated how the technical, aesthetic, political and ethical dimensions of information literacy are reflected in the educational and pedagogical processes developed at the Open University for the Elderly (Unati) of the State University of the Midwest (Unicentro). The research has a basic nature with a qualitative approach, understanding itself as exploratory and descriptive. It was characterized as a case study and was instrumentalized from the techniques of documentary survey, interview and focus group, carried out within the scope of the pedagogical project, with the elderly and educational agents of the Unati extension program. The content analysis technique was used to develop the interpretation of scientific findings. The results demonstrated the manifestation of the dimensions of information literacy under three specific biases. A pedagogical project aimed at achieving well-being, quality of life and the exercise of citizenship for the elderly. Behaviors, skills and attitudes of educational agents supported by specific behaviors. And the availability and willingness of the learning subjects to engage and insert themselves in the universe of continuous and permanent learning. Thus, to the extent that they manifest themselves as harmonious with the triple action of the parties in this process, the dimensions make unatianos people competent in information within the scope of the challenges imposed by the information and knowledge society.Item Organização da informação nas secretarias dos setores de conhecimento da UNICENTRO : uma proposta de fluxo de tratamento e recuperação da informaçãoGardin, Daniela do Amaral Oliveira; Catarino, Maria Elisabete [Orientador]; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Schimidt, Carla MariaResumo: Apresenta um estudo da gestão e da organização da informação gerenciada pelas Secretarias dos Setores de Conhecimento da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Unicentro Teve como objetivo geral apresentar uma proposta de fluxo de tratamento e recuperação da informação que favorecesse a gestão e a organização dos objetos informacionais manuseados nessas Secretarias Para viabilização do objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: levantamento das atividades que envolviam a organização da informação nessas unidades e identificação dos objetos informacionais produzidos, utilizados e recuperados pelos Secretários; escolha de uma atividade específica, relacionada à organização da informação, que fosse recorrente e coincidente nesses órgãos, a fim sugerir adequações no modelo de fluxo atualmente utilizado; e, análise da relação entre as atividades do profissional formado em Secretariado Executivo, a gestão e a organização da informação O estudo teve caráter exploratório e para sua execução foram utilizadas as técnicas de pesquisa de documentação direta e indireta e de observação direta intensiva e extensiva Dentro desse contexto foram utilizadas a pesquisa de campo, a documental, a bibliográfica e o questionário Para a análise dos resultados, foi utilizado o método de análise documental O levantamento e a análise dos dados permitiu verificar que em vinte e cinco atividades distintas são manuseados em torno de cinquenta tipos de objetos informacionais Nesse cenário, escolheu-se, por meio de critérios específicos, a atividade que envolvia procedimentos para execução dos Programas de Monitoria Remunerada da Unicentro Por meio da representação gráfica de fluxogramas foram recomendadas diferentes ações a fim de favorecer o fluxo de tratamento e recuperação da informação dessa atividade Entre todas as conclusões da pesquisa, pretendeu-se ainda fomentar novos estudos que envolvam as atividades dos Secretários Executivos ao trato da informação no âmbito da gestão e da organização da informação Espera-se ainda que a característica iniciante deste estudo produza demanda por outros semelhantes, considerando a incipiência de pesquisas na área, principalmente em nível Stricto Sensu