Navegando por Autor "Gamba, Jonas Fernandes"
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Item Comportamento verbal e não verbal de mentir e a detecção de mentirasCosta, Pedro Eduardo Almeida; Gallo, Alex Eduardo [Orientador]; Gamba, Jonas Fernandes; Alves, CristianeResumo: A mentira é considerada uma habilidade social relevante quando se trata de convivência social Os motivos para emitir um comportamento fraudulento variam, porém, destaca-se obter algum tipo de recompensa ou evitar/sair de situações aversivas O comportamento de mentir não é apenas um comportamento verbal, vocal e consciente, mas, por muitas vezes, o corpo pode apresentar sinais que contrariam o que está sendo vocalizado, o que pode ser identificado por meio da observação Esta Dissertação é composta por 2 artigos, cujo objetivo principal foi o esclarecimento de questões pertinentes ao comportamento de mentir e sua detecção por meio da observação do comportamento verbal e não verbal O Artigo 1 objetiva oferecer um texto didático introdutório ao comportamento de mentir na Análise do Comportamento, esclarecendo questões envolvidas em seu desenvolvimento, principais campos de pesquisa e, por fim, algumas considerações sobre sua identificação por intermédio da observação Já o Artigo 2, objetiva a identificação e a análise de pesquisas que abordaram empiricamente a detecção de mentira por intermédio da observação, as quais foram publicadas em âmbito nacional e internacional Um total de 46 artigos responderam aos critérios de inclusão e foram incluídos no trabalho Assim, conclui-se que, na Análise do Comportamento, o tema vem sendo investigado na área do comportamento verbal em estudos conduzidos nas linhas de pesquisa correspondência verbal Já estudos sobre métodos de detecção por meio da observação, apesar de trazerem por diversas vezes o nome Análise do Comportamento, são escassos nessa abordagem Por outro lado, os resultados indicam que o método é efetivo e pode facilitar a detecção do comportamento de mentirItem Efeitos de um programa de estabelecimento de metas e feedback na execução de fundamentos esportivos realizados por crianças praticantes de ginástica artísticaGamba, Jonas Fernandes; Souza, Silvia Regina de [Orientador]; Goyos, Antônio Celso de Noronha; Marinho, Maria LuizaResumo: O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de estabelecimento de metas e feedback na execução do salto Tsukahara realizado por crianças praticantes de Ginástica Artística Participaram do estudo cinco crianças do sexo masculino com idade de 8 a 1 anos Primeiramente, o pesquisador estabeleceu com o treinador a meta final a ser alcançada pelo atleta (salto Tsukahara), bem como os passos (submetas) para que a meta final fosse alcançada Cada submeta era composta por componentes importantes para a execução do salto (entrada de lado, repulsão, cair fechado e rolar e mortal) Ao todo, foram estabelecidas 7 submetas Em seguida, na fase de linha de base, registrou-se a freqüência dos componentes do salto realizados corretamente que compunham as submetas Posteriormente, deu-se início a fase de intervenção, na qual, após apresentar a submeta para a sessão de treino, pedia-se que o atleta executasse 4 saltos Se a submeta fosse atingida, uma placa de cortiça contendo as 7 submetas era entregue ao atleta e ele poderia deslocar a figura de um ginasta para a submeta seguinte Na fase de follow-up, toda a intervenção era retirada embora os dados continuassem a ser registrados Três participantes conseguiram alcançar todas as submetas propostas pelo programa Observou-se que houve um aumento no número de componentes realizados corretamente e na porcentagem de componentes realizados consecutivamente para a maioria dos participantes Os resultados obtidos sugerem que o programa de estabelecimento de metas mostrou-se efetivo para aumentar a eficiência na execução dos componentes do salto realizados corretamenteItem Identificando microexpressões faciais em audiências de depoimentoRadis, Lucas Bezerra; Gallo, Alex Eduardo [Orientador]; Joaquim, Rui Mateus; Gamba, Jonas FernandesResumo: A seleção natural moldou diversos aspectos do ser humano, visíveis e essenciais, até hoje Um desses aspectos que foi selecionado ao longo do tempo foi como a espécie humana reage ao ambiente a sua volta A forma como nossos antepassados reagiam a determinados estímulos foram essenciais para a sua sobrevivência e assim sua reprodução Conforme a complexidade destes estímulos foi gradativamente aumentando, também foi aumentando a complexidade dos comportamentos apresentados A algumas dessas ocorrências conjuntas de comportamentos diante um mesmo contexto, nossa cultura denominou de emoção Altamente necessária para a sobrevivência da espécie em ambientes diversos, o sentir foi sistematicamente selecionado através das situações cotidianas vivenciadas por nossos antepassados A distinção das microexpressões faciais enquanto forma de acesso a emoções apresenta-se como um modelo padronizado e confiável de acesso a esses comportamentos encobertos tão importantes na relação do indivíduo com o meio No campo da Análise do Comportamento, a literatura que aborda esse tema é inexistente, o que justifica a necessidade de uma interlocução entre microexpressões faciais e Análise do Comportamento Acredita-se que uma interlocução dessa natureza possa ampliar a aplicabilidade das microexpressões e proporcionar para o analista do comportamento mais uma ferramenta para compreender as complexas relações entre o indivíduo e seu ambiente Visando também ampliar a compreensão sobre os processos comportamentais envolvidos nas microexpressões, e difundir a Análise do Comportamento para outras áreas do conhecimento, este trabalho, composto por dois artigos, sugere, no artigo de número um, uma interpretação teórico-conceitual das microexpressões através da ótica behaviorista radical Com as análises empreendidas neste primeiro artigo conclui-se que a as técnicas de discriminação e categorização das microexpressões faciais proporcionam acesso confiável e constante aos comportamentos respondentes do indivíduo, mesmo quando o comportamento socialmente reforçado for incongruente com esse respondente, proporcionando uma valiosa ferramenta de discriminação das incongruências entre o sentir e o dizer No artigo de número dois, é apresentada uma replicação da metodologia utilizada na identificação de microexpressões faciais, intitulada análise frame by frame, no contexto jurídico do fórum de Londrina - PR Foram coletados e analisados quatro vídeos gravados em audiências de depoimento ilustrando o relato de acusados criminalmente de violência contra a mulher, sendo aplicado a análise frame by frame neste material sendo priorizado o desenvolvimento de uma análise quantitativa, com o intuito de propor uma possível tecnologia comportamental metodologicamente empregada enquanto suporte ao entendimento do evento passado criminalmente relevanteItem Molduras relacionais de oposição : revisão de literatura e procedimentos de ensino para criançasBim, Natalia Ramos; Haydu, Verônica Bender [Orientador]; Gamba, Jonas Fernandes; Gonçalves Neto, José Umbelino; Almeida, João Henrique de [Coorientador]Resumo: A Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory - RFT) caracteriza-se como pesquisa experimental que objetiva expandir os estudos sobre as relações derivadas de estímulos e formação de redes relacionais O presente trabalho teve o enfoque no emoldurar relacional por oposição com dois objetivos interdependentes O Estudo 1 visou caracterizar as produções que realizaram treinos relacionais na moldura de oposição, por meio de uma revisão sistemática de literatura Foram incluídos estudos recuperados em bases de dados nacionais e internacionais e indicados por pesquisadores da área, totalizando 36 produções Os dados apontam para publicações em duas grandes categorias: estudos que treinaram o repertório de oposição e estudos que verificaram os efeitos desse repertório no comportamento verbal O presente estudo de revisão traz contribuições para a área de pesquisa ao compilar o que tem sido estudado por outros pesquisadores possibilitando a compreensão da moldura de oposição, seja no seu estabelecimento ou verificando a transformação de função, considerada como os efeitos desse do responder por oposição Compreender o funcionamento do emoldurar relacional ajuda a compreender os aspectos de como os indivíduos se relacionam verbalmente O Estudo 2 desenvolveu e avaliou um procedimento de ensino de relações de coordenação e oposição não arbitrárias e arbitrárias para crianças Participaram do estudo quatro crianças com idades entre 5 e 7 anos, três deles com desenvolvimento típico e um com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista O procedimento começou com um treino composto por três fases Na Fase 1, foi realizado um Treino de Múltiplos Exemplares com estímulos não arbitrários, no qual foram estabelecidas as dicas contextuais para coordenação e oposição Na Fase 2, foi realizado um treino relacional arbitrário com relações culturalmente aprendidas Na Fase 3, foi realizado o treino relacional arbitrário, com estímulos sem significado em nossa cultura Em cada fase foi realizado um treino direto das relações e testes das relações derivadas de Implicação Mútua e Implicação Mútua Combinatória Ao final do procedimento, foi realizado o teste de transformação de função Todos os participantes concluíram as fases do procedimento e demonstraram as propriedades definidoras do Responder Relacional Arbitrariamente Aplicável Mesmo com idades e diagnóstico diferentes, todos os participantes apresentaram desempenho semelhantes, levando em conta o número de blocos de tentativas para atingir os critérios de acertos Esse dado demonstra que crianças podem se beneficiar desse tipo de intervenção, especialmente aquelas com atraso no desenvolvimento da linguagem Esses dados também demonstram que procedimentos de ensino podem ser desenvolvidos para ensinar repertório relacional para crianças e as habilidades básicas de linguagem podem ser treinadasItem Perícia criminal federal e os crimes cibernéticos de cunho sexual contra crianças e adolescentes sob a perspectiva analítico comportamentalAzevedo, Natalia Rocha de; Gallo, Alex Eduardo [Orientador]; Gamba, Jonas Fernandes; Silva, Wagner Rogério daResumo: As temáticas ligadas à pedofilia, à pornografia infantil e ao estupro de vulnerável despertam interesse em diversos campos do conhecimento, bem como confusão no entendimento dos conceitos Mas, a maioria dos estudos psicológicos versa sobre questões ligadas às vítimas, que são as crianças ou adolescentes e sobre os sujeitos com comportamento pedofílico Pouco se sabe acerca dos profissionais que atuam na perícia criminal desses casos, nem qual seria a contribuição da análise do comportamento nesse campo Esta Dissertação é composta por 2 estudos Isso porque, durante o processo de levantamento de referências bibliográficas, ficou clara a confusão conceitual sobre a pedofilia e quais são suas possibilidades preventivas e interventivas Assim, o Estudo 1 objetiva oferecer um texto didático introdutório sobre o que é a pedofilia, do ponto de vista médico/psicológico, esclarecendo suas implicações legais e, por fim, algumas considerações sobre o prejuízo do uso equivocado e banalizado do termo Já o Estudo 2, objetiva a identificação e a análise de pesquisas, nacionais e internacionais, que abordaram o trabalho pericial de quem atua com crimes cibernéticos de cunho sexual contra crianças e adolescentes Os resultados do Estudo 2 mostram que um total de 2 artigos responderam aos critérios e foram incluídos nas análises Os resultados elencam vários adoecimentos psicológicos em decorrência da atividade, problemas institucionais comuns a vários países, que agravam as dificuldades e apontam possíveis diretrizes para um trabalho permanente, preventivo e interventivo com esses profissionais Não foi localizado estudo na Análise do Comportamento sobre o tema