Navegando por Autor "Freitas, Lisiane Freitas de"
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Item Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursivaFreitas, Lisiane Freitas de; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Meletti, Silvia Márcia Ferreira; Panichi, Edina Regina Pugas; Altino, Fabiane CristinaResumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os enunciados que emergiram do movimento de greve das Instituições de Ensino Públicas do Paraná, ocorrido em 215 Busca apontar as formações discursivas dos enunciados em análise, além de investigar as discursividades produzidas pelo governo, pela mídia, pelos sindicatos e pelos professores Apresenta reflexões acerca dos conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, sujeito, materialismo e ideologia, além de um breve histórico das lutas de classe, organizações sindicais e grandes greves que ocorreram ao longo da história, com vistas a fomentar a análise do corpus Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados construídos na greve dos professores da educação pública do Paraná em 215?” Em quais condições de produção foram elaborados? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux (França) e Eni Orlandi (Brasil), o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que surgem da discussão como práticas ideológicas Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná Com este estudo é possível considerar que os enunciados não se configuram em mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala Ademais, que a história se repete, ou melhor, segue ressignificando em diferentes condições de produção, disseminando diversos efeitos e que a Educação é o vetor da transformação de uma sociedade O caminho trilhado pela Análise de Discurso ofereceu uma produção de sentido que significa nas bases históricas dos fatos e no envolvimento dos sujeitos com as ideologias que dão força para a luta Se a luta do professor grevista é diária, a leitura pela história materialista não pode se ausentar dos espaços de linguagem para que o sentido dos enunciados seja realmente alcançadoItem Leitura no curso de direito : possíveis implicações nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil - OABFreitas, Lisiane Freitas de; Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]; Gasparin, João Luiz; Oliveira, Katya Luciane deResumo: Neste trabalho foi objetivada a análise da leitura em suas diferentes concepções e particularidades, em especial aquelas inerentes ao Curso de Direito Foi averiguada a leitura vivenciada nesse curso e possíveis implicações nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Como problematização delimitamos os seguintes questionamentos: Como se dá a leitura nos Cursos de Direito das faculdades privadas de uma cidade do norte do Paraná? Qual a relação possível de ser estabelecida entre os resultados dos exames unificados, em nível nacional, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e a leitura? As questões postas advêm da necessidade de conhecer como ocorre a leitura nesses cursos e verificar elementos que possam permear os altos índices de insucesso nesses exames O universo da pesquisa foi constituído pelos acadêmicos de quarto e quinto anos dos cursos de Direito de 4 faculdades privadas do norte do Paraná (totalizando 322 pesquisados), bem como egressos, que passaram pelo Exame de Ordem, selecionados, aleatoriamente, divididos em dois grupos focais: o primeiro, com 7 egressos, que obtiveram êxito nas provas e o segundo, com 1 egressos, que se encontram em situação de não aprovação no exame da OAB, com vistas à compreensão dos índices de aprovação/reprovação e a relação com a leitura vivenciada na graduação Para responder aos questionamentos levantados optou-se por um percurso metodológico que se iniciou por um estudo exploratório, contemplando análise documental Para a construção do arcabouço teórico empregou-se a pesquisa bibliográfica acerca das temáticas: aprendizagem dialógica, estratégias de leitura, além de estudos que narram a evolução do ensino jurídico no país Foi empregada abordagem qualitativa para a realização dos grupos focais, guiados por roteiro de entrevista semiestruturado, elaborado pela autora A abordagem quantitativa foi aplicada com os alunos das séries finais dos cursos pesquisados, com escala Likert e também um Teste de Cloze (já validado) A coleta e a consequente reflexão acerca dos dados são norteadas por estudos já sistematizados por autores que tratam da leitura, apresentando análises que permitam compreendê-la na interface com processos de ensino e aprendizagem e o problema delineado Como resultados obteve-se a validação da Escala “Diagnóstico da Leitura no Curso de Direito” com 16 afirmativas, com os fatores: Estratégias de Leitura; Aprendizagem dialógica e Mediação do Professor; Ausência de Estratégias Metacognitivas Pelo teste de Cloze constatou-se que a maioria dos alunos dos cursos analisados possui nível aquém de compreensão em Leitura, com escores próximos dos índices de reprovação do Exame da Ordem, corroborando a correlação existente entre a leitura e o certame, o que foi também elucidado pelas informações coletadas pelos grupos focais