Navegando por Autor "Francescon, Paula Kracker"
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Item Desenvolvimento de saberes e capacidades docentes na formação inicial de professores de língua inglesa : experiência de uma sequência de formaçãoFrancescon, Paula Kracker; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Pereira, Luísa Álvares; Denardi, Didiê Ana Ceni; Nascimento, Elvira Lopes; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Tognato, Maria Izabel Rodrigues [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, no campo de formação inicial de professores de línguas, e tem como objetivo geral investigar o processo de aprendizagem e indícios de desenvolvimento docente de alunos professores (AP) em participação de sequência de formação (SF) que inclui revisão, produção, implementação de sequências didáticas (SD) e atividade reflexiva sobre o processo Para alcançar tal objetivo, estabelecemos três objetivos específicos: identificar os saberes e capacidades docentes mobilizadas durante as atividades de planejamento e implementação de SD na SF; identificar as dimensões de reflexividade mobilizadas durante as sessões de autoconfrontação (AC) realizadas na SF; e investigar os conflitos evidenciados nas sessões de AC e como as atividades reflexivas relacionadas a esses conflitos contribuem para a aprendizagem e promovem indícios de desenvolvimento docente Esta pesquisa se embasa nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com os conceitos de desenvolvimento, reflexividade e saberes e capacidades docentes (BRONCKART, 25; 26a; 28; 213; DENARDI, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; STUTZ, 212) e da didática das línguas, relacionada à concepção de SF (SILVA, 213; GRAÇA; PEREIRA; DOLZ, 215; DOLZ; GAGNON, 218), à abordagem de ensino por meio de gêneros, através do dispositivo didático da SD e do desenvolvimento das Capacidades de Linguagem (DOLZ, 216; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) Os participantes da pesquisa são seis AP do curso de Letras-Inglês e duas formadoras, incluindo a pesquisadora O conjunto de dados é composto pelas gravações de reuniões de planejamento, das aulas de uma SD implementada e das sessões de AC Para atingir o primeiro objetivo específico, identificamos os temas tratados nas reuniões de planejamento por meio do procedimento de SOT e STT (BRONCKART, 28; BULEA, 21) e as ações desenvolvidas nas aulas através da sinopse (STUTZ, 212; SILVA, 213), e, em seguida, relacionamos os temas das reuniões e as ações das aulas com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 212) Com isso, notamos que as atividades propostas na SF proporcionaram a mobilização dos saberes e capacidades docentes dos AP, condição para seu desenvolvimento profissional Referente ao segundo objetivo específico, identificamos os tópicos abordados pelos AP nas sessões de AC, relacionando-os com as dimensões de reflexividade (DENARDI, 29) A análise das sessões de AC com relação à reflexividade desenvolvida pelos AP mostrou que o predomínio das atividades reflexivas situadas em tópicos relacionados às concepções teóricas, ao contexto de ensino e às práticas docentes, enquanto a escassez de mobilização das dimensões linguística e axiológica evidenciam a necessidade de propiciar práticas reflexivas relacionadas ao uso da língua e a aspectos históricos, culturais, sociais, econômicos e políticos do ensino Tangendo o terceiro objetivo específico, os dados analisados foram as sessões de AC com relação aos conflitos vivenciados pelos participantes durante a SF e verbalizados por eles durante a prática reflexiva Essa análise revelou que os conflitos vivenciados pelos AP referem-se principalmente à abordagem de ensino por meio de gêneros com o uso do procedimento da SD, a elementos específicos do contexto de implementação a aspectos de sua formação como professor reflexivo Alguns conflitos promovem indícios de desenvolvimento dos saberes e capacidades docentes dos AP, enquanto outros conflitos ainda precisam ser solucionados Com base nesses resultados, podemos concluir que uma SF é um instrumento didático-formativo que pode promover indícios de desenvolvimento docentes, desde que propicie atividades teóricas, práticas e reflexivas que articulem os saberes necessários à formação do professor de línguasItem Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médioFrancescon, Paula Kracker; Reis, Simone [Orientador]; Fogaça, Francisco Carlos; Mateus, Elaine Fernandes; Braga, Denise Bértoli; Andrade, Otávio Goes deResumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender práticas de leitura em língua estrangeira de um grupo de alunos do ensino Médio Inserida na área da Linguística Aplicada, no campo do ensino, seu foco é leitura crítica O contexto da investigação foi um curso de leitura em língua inglesa ofertado pela professora-pesquisadora a alunos do ensino Médio em escola pública de Londrina, PR O curso foi composto por três módulos, cada um elaborado a partir de um texto multimodal (vídeo) As atividades de leitura propostas para conduzir a compreensão desses textos foram produzidas com base na teoria do contexto da situação (HALLIDAY, 1989) e visaram a proporcionar leitura crítica dos textos Assim, a pesquisa se pauta nos pressupostos do estudo crítico da linguagem (FAIRCLOUGH, 1989; 1992) e concepções sobre leitura crítica (WALLACE, 1992; FIGUEREIDO, 2; HEBERLE, 2) A análise conta com dados das atividades de leitura respondidos por oito alunos e buscou interpretar a) dimensões de leitura expressas em suas interpretações (leitura em nível de decodificação, em nível de compreensão/interpretação ou em nível crítico); b) tipos de processamento textual que os alunos realizaram em suas compreensões (processamento automático/mecânico, lógico, linguístico ou crítico); e c) recursos utilizados pelos alunos para chegarem a suas significações sobre o texto (unimodal; múltiplos) Com isso, esta pesquisa qualitativa segue pressupostos metodológicos etnográficos (VIDICH; LYMAN, 26), considerando concepções ontológicas do realismo crítico (LINCOLN; GUBA, 26) e epistemológicos do interpretativismo (SCHWANDT, 26), uma vez que a compreensão da ação humana é entendida de acordo com os significados que os praticantes da ação atribuem a ela De forma geral, nas respostas dos alunos, registram-se interpretações críticas dos textos, possibilitando esta investigação a apontar resultados positivos em relação às práticas de leitura realizadas por esses alunos Por fim, a pesquisa auxilia a compor possibilidades de ensino de língua estrangeira por meio de leitura crítica, o que contribui para formação de sujeitos mais preparados para refletir criticamente nas práticas sociais de leitura das quais participam