Navegando por Autor "Fiori-Souza, Adriana Grade"
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Item Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileirosStein, Alexandre; Kailer, Dircel Aparecida [Orientador]; Alves, Ubiratã Kickhöfel; Dutra, Alessandra; Fiori-Souza, Adriana Grade; Altino, Fabiane CristinaResumo: Esta tese apresenta uma análise da realização oral, por aprendizes brasileiros de Língua Inglesa, dos ditongos ortográficos desta língua Como fundamentação teórica buscamos embasamento nos princípios da Aquisição de Segunda Língua, na Teoria de Análise de Erros e nos pressupostos da Interlíngua, da Consciência Fonológica e da influência grafo-fônico-fonológica em L2 (ECKMAN, 1981, 218; ELLIS, 1986, 1994; MORI, 2; FRASER, 2; KEYS, 21; TREHEARNE, 23; ZIMMER; ALVES, 26; ALVES, 212; ARCHIBALD, 218) O corpus analisado é constituído de 52 palavras-alvo grafadas com ditongos que se realizam oralmente como monotongos em Língua Inglesa (ROACH, 1983-29; CELCE-MURCIA et al, 21; ASHTON; SHEPHERD, 212; CRISTÓFARO-SILVA, 212) Para a coleta de dados foram utilizados um questionário fonético-fonológico contendo19 palavras-alvo e uma lista de sentenças com 33 palavras-alvo para leitura em voz alta, resultando em 145 realizações provenientes de 21 aprendizes brasileiros de níveis intermediário e avançado da Língua Inglesa Os dados coletados foram transcritos, codificados e rodados no programa computacional Goldvarb X Os principais resultados mostram que a maioria dos participantes deste estudo realiza os ditongos ortográficos da Língua Inglesa conforme a norma culta No entanto, detectamos erros em algumas realizações e buscamos relacionar as realizações orais obtidas com os contextos linguísticos e extralinguísticos a fim de revelar quais aspectos podem influenciar mais significativamente nas produções orais dos segmentos em questãoItem Multiletramentos, multiculturalidade, multimodalidade e letramento digital : (inter) compreensão de conceitos e (re) organização de práticas pedagógicasCampos Junior, João Pereira; Reis, Marta Aparecida de Oliveira Balbino dos [Orientador]; Santos, Jefferson Januário dos; Fiori-Souza, Adriana GradeResumo: As formas com as quais as comunidades sociais participam e enxergam o mundo têm sofrido mudanças devido ao avanço tecnológico e à diversidade cultural Portanto, a escola e os docentes são chamados para acompanhar esse ritmo acelerado no qual os alunos estão inseridos Os professores são desafiados a adotarem uma postura de designer do processo de ensino e aprendizagem (THE NEW LONDON GROUP, 1996), cujos papéis estão voltados para práticas pedagógicas significativas, levando em consideração seu contexto e sua cultura, onde os protagonistas são os alunos (ROJO, 213) Dessa forma, os discentes têm a oportunidade de assumir um papel mais ativo ao se tornar artistas do seu processo de aprendizagem e indivíduos analíticos, reflexivos e críticos ao assumirem o controle sobre aspectos sociais, políticos, culturais, históricos e ideológicos (THE NEW LONDON GROUP, 1996; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 216) Considerando essa realidade, propomos e realizamos uma oficina sobre os Multiletramentos (THE NEW LONON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 29; ROJO, 212), Multiculturalidade (THE NEW LONDON GROUP, 1996; ROJO, 212, RASANEN, 216), Multimodalidade (THE NEW LONDON GROUP, 1996; KRESS, 211; ROJO, 212; RIBEIRO, 216) e Letramento Digital (BUZATO, 27; MEYERS; ERICKSON; SMALL, 213; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 216) cujo objetivo é contribuir com a formação dos docentes de línguas estrangeiras do Laboratório de Línguas da Universidade Estadual de Londrina por meio de discussões, reflexões e produções de propostas de atividades Nosso trabalho se configura em um relato de pesquisa cujo objetivo geral é analisar a implementação dessa oficina para verificar em que medida ela expande a compreensão dos conceitos, aqui, abordados e as possibilidades pedagógicas dos participantes e os objetivos específicos são a) compreender a expansão do conhecimento sobre os Multiletramentos, a Multiculturalidade, a Multimodalidade e o Letramento Digital por parte dos participantes de Línguas Estrangeiras e b) avaliar a incorporação dos conceitos dos Multiletramentos, da Multiculturalidade, da Multimodalidade e do Letramento Digital na produção de propostas de atividades Alinhados aos objetivos, apresentamos duas perguntas de pesquisas: a) Como os participantes interpretam os Multiletramentos, a Multiculturalidade, a Multimodalidade e o Letramento Digital em propostas de atividades? e b) Em que medida a formação de professores expande o conceito dos Multiletramentos, da Multiculturalidade, da Multimodalidade e do Letramento Digital e a percepção das possibilidades pedagógicas por parte dos participantes? Por meio dessa oficina, criamos um produto intitulado ‘Caderno de atividades: (re) organização das práticas pedagógicas de professores de línguas estrangeiras’, cujo objetivo é auxiliar o ministrante e os participantes com atividades teórico-práticas durante os encontros Além do produto, como coleta de dados para respondermos nossas perguntas de pesquisas e atingirmos nossos objetivos, elaboramos dois questionários qualitativos sendo o primeiro realizado antes das discussões, e, o outro, após as discussões Os resultados indicam que os participantes expandiram seu conhecimento em relação aos conceitos apresentados na oficina além de enxergarem possibilidades pedagógicas em suas produções, com implementações dos conceitos discutidos em suas atividades elaboradasItem Práxis de ensino colaborativo como lócus de argumentação, deliberação e aprendizagem expansivaFiori-Souza, Adriana Grade; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Barros, Dulce Elena Coelho; Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoResumo: O presente trabalho teve como foco uma experiência de ensino colaborativo, realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), (CAPES, 21), em um subprojeto de Letras-inglês da Universidade Estadual de Londrina De modo particular, buscou-se investigar as contradições históricas emergentes como elementos promotores de diálogos deliberativos e instigadores de aprendizagem expansiva A pesquisa está ancorada em estudos colaborativos (LIBERALI, 213; LIBERALI; MAGALHÃES, 29; MATEUS, 213a, 213b, 214a, 214b, 216), na Teoria Sócio-Histórico-Cultural, com foco no Ciclo de Aprendizagem Expansiva (ENGESTRÖM, 1987, 1999b, 25, 211); na Análise de Discurso Crítica, (FAIRCLOUGH, 23; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) e na Argumentação Prática/Deliberação (FAIRCLOUGH; FAIRCLOUGH, 212) Participaram do subprojeto cinco professoras licenciandas, uma professora colaboradora, um professor supervisor e uma professora coordenadora, responsáveis pela prática de ensino colaborativo de língua inglesa junto a quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Londrina O corpus da investigação consistiu de transcrições de áudio-gravações de oito reuniões do grupo, durante as quais os professores deliberaram sobre as dificuldades e os conflitos evidenciados ao longo da implementação da práxis A análise dos dados, com base na aproximação dos construtos teóricos de Argumentação Prática/Deliberação e do Ciclo de Aprendizagem Expansiva, possibilitou reflexões sobre os modos como a linguagem viabiliza questionamentos de sentidos e a produção colaborativa de conhecimentos, os quais serviram de base para a análise das ações propostas e para a sua (potencial) transformação Esses movimentos, contrapostos ao Ciclo de Engeström (1999b), sugeriram que a práxis foi lócus de aprendizagem expansiva