Navegando por Autor "Fernandes, Geuciane Felipe Guerim"
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Item A ação docente : possibilidades do ato de ler na educação básicaFernandes, Geuciane Felipe Guerim; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Gasparin, João Luiz; Barros, Marta Silene Ferreira; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar se a ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica, é fundamental para o desenvolvimento do ato de ler na Educação Básica A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente O trabalho foi desenvolvido em uma Instituição Pública de Ensino da região norte do Paraná, junto a dois professores de Língua Portuguesa e suas respectivas turmas de 1º ano do Ensino Médio Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: A ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para o ato de ler na Educação Básica? Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao ato de ler Assim, trata-se de uma pesquisa epistemológica de abordagem crítico-dialética, com estratégia de pesquisa-ação Para a coleta de dados, foram utilizados questionários iniciais e finais junto aos professores participantes, um Grupo de Estudos e, posteriormente, intervenções em sala de aula, observadas pela pesquisadora Os objetivos específicos buscaram investigar as possíveis concepções e práticas de leitura presentes na ação docente de professores de Língua Portuguesa e analisar as possíveis mudanças obtidas após a realização de um Grupo de Estudos com os respectivos professores e suas intervenções em sala de aula As análises foram contextualizadas a partir de um prévio referencial teórico, fundamentado nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica, que ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler Os resultados apontaram que o desenvolvimento do ato de ler pressupõe apropriação, compreensão e produção de sentidos pelo leitor, só assim torna-se uma atividade consciente para uma nova percepção do conteúdo e de suas dimensões frente à prática social Conclui-se desta forma que o processo metodológico realizado junto aos professores, constitui-se um referencial pertinente para o desenvolvimento do ato de ler em sala de aula e suas possibilidades podem ser observadas no decorrer do trabalho pedagógico, no desenvolvimento dos alunos, na superação do conhecimento sincrético e no novo posicionamento frente ao ato de lerItem O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infânciaFernandes, Geuciane Felipe Guerim; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Franco, Sandra Aparecida Pires; Schiavoni, Andreza; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Schelini, Patrícia WaltzResumo: Esta tese, intitulada “O pequeno leitor e as estratégias de leitura: elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância, pertence à Linha 2 “Docência: Saberes e Práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Trata-se de uma pesquisa quase-experimental, com o objetivo geral de compreender as possibilidades das estratégias de leitura para a formação de atitudes leitoras desde a infância, a fim de desenvolver práticas mediadas, impulsionadoras da formação do pequeno leitor na Educação Infantil Para isso, questiona-se: Como as estratégias de leitura podem se constituir em elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras desde a Educação infantil? Participaram da pesquisa 36 crianças integrantes de duas turmas de Educação Infantil (Pré II), com idade média de 5 e 6 anos Uma turma (16 crianças), constituiu o grupo controle e, a outra turma (2 crianças), o grupo interventivo A pesquisa percorreu as seguintes fases: entrevista, avaliação inicial das estratégias de compreensão, oficinas literárias e avaliação final das estratégias de compreensão No entanto, somente o grupo interventivo participou das Oficinas literárias O conjunto de Oficinas intituladas “Pequeno Leitor” teve como suporte teórico uma abordagem estadunidense de ensino das estratégias de leitura, a qual propõe ensinar estratégias de compreensão, como: conhecimentos prévios, conexões, questionamento, inferência, visualização, sumarização e síntese Na Educação Infantil, este trabalho ocorreu a partir da organização de situações de leitura em voz alta em Oficinas Literárias para a mobilização de diferentes estratégias Participaram ainda 71 professores que atuam na Educação Infantil, respondendo questionário online, com o objetivo de mapear e analisar as ações dos professores quanto ao uso de estratégias “antes, durante e depois” da leitura, a fim de contribuir na busca de evidências de que as propostas pedagógicas com estratégias de leitura na infância podem ser um diferencial positivo na formação do pequeno leitor Os resultados foram apresentados articulando as dimensões qualitativas e quantitativas na busca por uma inter-relação dinâmica A tese confirma a hipótese de que as adequadas mediações com as estratégias de leitura na Educação Infantil podem constituir um caminho de possibilidades para a formação de atitudes leitoras Os resultados apontam os benefícios da interação com os livros literários e da organização de situações de leitura compartilhada na Educação Infantil, nas quais a criança pode se apropriar e internalizar elementos iniciais, para o posterior uso pleno e individual da leitura Constituir esta identidade desde cedo requer práticas intencionais e provocadoras de necessidades na criança pequena Assim, cabe à escola criar condições para que as crianças vivenciem a leitura de forma significativa e façam uso de suas atitudes leitoras em desenvolvimento Acredita-se, assim, que a pesquisa revelada por esta tese se constitui uma possibilidade de diálogo e partilha com professores atuantes da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas de leitura