Navegando por Autor "Favoreto, Ricardo Lebbos"
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Item Capitalismo, direito e relações negociais : uma construção jurídico-filosófica sobre a atuação empresarial na era neoliberalMartins, Luiz Gustavo Campana; Bannwart Junior, Clodomiro José [Orientador]; Cenci, Elve Miguel; Favoreto, Ricardo LebbosResumo: Sob um olhar histórico, houve uma mudança radical desde a primeira forma de capitalismo no século XVII até a sua configuração atual: o capitalismo se transformou, incorporou elementos democráticos Conforme o Estado amadurecia sua consciência democrática, também amadureciam as demais instituições, e com elas a empresa e o próprio capitalismo Na esteira dessas mudanças estruturais, o sistema capitalista revelou durante o último século uma habilidade espantosa de adaptação aos diversos sistemas e modelos de Estado Em meio a uma série de avanços, desenvolvimentos sociais, tecnológicos e culturais, o capitalismo encontrou-se repaginado sob a era do neoliberalismo O problema que se delineia é que num movimento de rápidas, complexas e enormes transformações estruturais, o neoliberalismo se instalou nas sociedades provocando também uma reflexão acerca do papel das empresas e grandes corporações no mundo atual A empresa ocupa posição central na análise deste trabalho Sua imagem está associada ao progresso, à geração de renda e à satisfação das necessidades sociais por meio da oferta de produtos e serviços sendo que, ao mesmo tempo, há uma grande expectativa social não resolvida acerca do papel que ela ocupa na sociedade O comportamento das organizações empresariais tem enorme impacto sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente Busca-se, nesse sentido, discorrer sobre o papel da empresa diante desse novo cenário neoliberal, sua função essencial, seus limites e como tem se dado essa atuação A nova exigência que se faz, diante dos problemas contemporâneos do capitalismo, é a atuação ética e moral das instituições sociais, em especial as empresas Essa interlocução entre elementos éticos e morais pode se dar em meio ao procedimento discursivo elaborado por Jürgen Habermas Desse modo, a democracia deliberativa representa um importante elemento conceitual capaz de conjugar as pluralidades do mundo moderno, buscando melhor satisfazer as necessidades contemporâneas Para dar fundamento teórico a estes questionamentos o presente estudo se volta principalmente às obras de Jürgen Habermas: Teoria do agir comunicativo e, Para o uso pragmático, ético e moral da razão prática; como também à obra de Pierre Dardot e Christian Laval, A nova razão do mundo À título de complementação o estudo se volta para os textos de Nancy Fraser, David Harvey, Ladislau Dowbor e Marcelo Varella Ademais, a pesquisa está centrada na linha de pesquisa do Estado Contemporâneo, relações empresariais e internacionais, sendo orientada pela área do Direito NegocialItem Da reconstrução normativa da boa-fé : por uma boa-fé intersubjetiva com base na teoria de Axel HonnethStrozzi, Arthur Lustosa; Bannwart Junior, Clodomiro José [Orientador]; Cenci, Elve Miguel; Favoreto, Ricardo LebbosResumo: A pesquisa pretende introduzir a reflexão sobre a necessidade de uma releitura do princípio da boa-fé em face das restrições que o conceito lhe impõe Para tanto, realiza a demarcação de referenciais teóricos, em especial, o Código Civil de 22 e a sua matriz da eticidade À luz da tese proposta por Axel Honneth, filósofo pertencente à vertente intelectual da Teoria Crítica alemã, o trabalho enfrenta o modelo estabelecido no Código Civil de 22 e propõe uma reavaliação da base teorética de Miguel Reale sobre o conceito de eticidade Utilizando-se do método reconstrutivo, em especial, a “reconstrução normativa” honnethiana, concluiu-se, como resultado, sobre a necessidade da reconfiguração da liberdade jurídica exercida, entre outras formas, através do princípio da boa-fé, para uma liberdade social, tendo em vista que a primeira só serve para distanciar-se ou fechar-se perante às exigências ligadas às relações sociais preexistentes, sendo incapaz de criar uma realidade intersubjetivamente compartilhada no interior do mundo socialItem Educação para a sustentabilidade nos programas de pós-graduação em administração no Brasil: uma análise à luz da aprendizagem transformadora(2022-11-29) Oliveira, Mariana Conti; Baccaro, Thais Accioly; Silva, Patrícia de Oliveira Rosa da; Favoreto, Ricardo LebbosEsta pesquisa busca compreender como ocorre a Educação para a Sustentabilidade nos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Administração do Brasil, à luz da Aprendizagem Transformadora. Logo, justifica-se pelos aportes teóricos e práticos, que irão colaborar para a formação de novos docentes, além de auxiliar na capacitação de indivíduos engajados na pesquisa científica. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com objetivos exploratórios e descritivos. A coleta de dados utilizou-se de buscas na plataforma Sucupira obtendo a listagem de todos os programas Stricto Sensu na área de Administração do Brasil no ano de 2021. Posteriormente, aplicam-se os filtros da pesquisa, localizando os seis programas finais que contemplam como área de concentração a sustentabilidade. Em seguida foi elaborada a parte documental das instituições de ensinos selecionadas, analisando as disciplinas dos programas, quanto a bibliografia utilizada e a formação dos professores. Num segundo momento, foram realizadas trinta e uma entrevistas, por meio de um roteiro semiestruturado (aprovado pelo Comitê de Ética CAAE n° 3.566.012), com docentes e discentes que participaram das disciplinas relacionadas à sustentabilidade. Deste modo, os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo em três momentos: (a) pré-análise; (b) exploração do material; e, (c) tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Fundamentado nos resultados das análises, foi perceptível que somente seis instituições de ensino superior têm o enfoque em sustentabilidade em nível nacional. Além disso, ao analisar as ementas das disciplinas, constata-se que não há uma prevalência de autores, uma vez que o docente utiliza suas correntes filosóficas para o referencial bibliográfico, o que indica tal diversidade. Nota-se nas entrevistas dos discentes a influência das metodologias na aprendizagem do conteúdo das disciplinas, porém as estratégias de ensino aplicadas são tradicionais e pouco inovadoras. E por último, observa-se que os estudantes foram instigados ao pensamento reflexivo crítico e, nesse sentido, entende-se que a Educação para a Sustentabilidade apoiada na Aprendizagem Transformadora é fundamental para o ensino da sustentabilidade.Item Estrutura de rede e objetivos de sustentabilidade : um mapeamento das organizações sem fins lucrativos do Nota Paraná e as unidades da Universidade Estadual de LondrinaShimohigashi, Ednar Rafaela Mieko; Dutra, Ivan de Souza [Orientador]; Bertóli, Nilson César; Favoreto, Ricardo LebbosResumo: A economia social rege as diretrizes do Terceiro Setor e das Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL), principalmente pautadas em características europeias, com atuação em forma democrática, pela igualdade de direitos e deveres com ações direcionadas à sociedade Para o presente estudo, utilizaram-se os objetivos de sustentabilidade de Ignacy Sachs, em particular, pela forma mais completa de descrição dos objetivos sociais, culturais, ambientais e econômicos As OSFLs que participaram da pesquisa são inscritas no Programa Nota Paraná da cidade de Londrina-PR, instituições que contribuem para os objetivos de sustentabilidade à luz da economia social Algumas se relacionam em parcerias com as unidades organizacionais da UEL A base deste trabalho está na teoria de análise de redes sociais, especificamente na busca das relações sociais entre os atores a partir da sociometria Fundamentado neste contexto, o objetivo geral foi mapear a estrutura de rede no conjunto de OSFL de Londrina, inscrita no Programa Nota Paraná, diante dos objetivos de sustentabilidade, e as unidades organizacionais da UEL que emergiram da pesquisa A abordagem metodológica aplicada possui o enfoque quantitativo, de alcance descritivo, transversal, e a utilização de programas como Ucinet®, NetDraw®, SPSS®, BioEstat® e Stata® Como resultado, 38 OSFLs responderam à pesquisa; dessas, 36 participaram da rede e 26 unidades organizacionais da UEL apareceram, o grafo da estrutura social completa apresentou 55 laços, com seis OSFLs fora da estrutura e oito estruturas sociais isoladas, indicando a existência estrutura de social em rede Sobre a análise dos atributos de redes nas variáveis de densidade, a estrutura social possui baixa densidade, representada por 4% da estrutura, indicando que há a prática de troca de recursos informacionais, mas não caracterizada por relações de redes Por outro lado, não é incipiente, e abre para o futuro novas parcerias, por meio do aumento de projetos das unidades organizacionais da UEL Quanto à intensidade das 22 OSFLs que responderam, apenas 15 possuem algum tipo de relação com a UEL, indicando que a intensidade não está presente em todas as relações, mas existe Sobre a centralidade degree o curso de Serviço Social e Psicologia, ambos com índice de sete pontos No closeness o curso de Serviço Social (313), seguido de Pedagogia (31), e por fim, o betweenness, Psicologia (34), seguido de Odontologia (3), indicando os principais atores da Teoria de Redes na pesquisa Contribuem para que a estrutura se torne mais forte, e para a teoria e prática dos acadêmicos perante os projetos que podem participar e com a realidade que pode ser mais bem atendida pelas OSFLs A principal contribuição da pesquisa é indicar um conjunto de atores que permite se configurar por objetivos de sustentabilidade, OSFLs e as unidades organizacionais da UEL, com interesses para a realidade social com qualidade de vida, e, com o Estado, o mercado e a Sociedade Civil, além de abrir a possibilidade de governança com os três setores no BrasilItem Um estudo da concepção empreendedora no caso da Villa Francioni Vinhos e VinhedosFavoreto, Ricardo Lebbos; Pacagnan, Mário Nei [Orientador]; Vercesi, Cristiane; Chiusoli, Claudio LuizResumo: O empreendedorismo constitui campo de estudo em administração marcado pela complexidade, que, característica de seus objetos, acaba por afetá-lo inteiramente como sistema conceitual Suas questões correlatas trazem à tona valiosas contribuições para o estado da arte da administração, porque, fundamentalmente, tratam de fatores que estão na gênese de tudo o mais que se estuda academicamente nessa área Aqui, busca-se explorar o tema sob a perspectiva do movimento inicial ocorrido no fenômeno empreendedor: a concepção empreendedora Para tanto, o estudo é realizado tomando-se por base o caso da empresa Villa Francioni Agro Negócios S/A, que atua no setor vitivinícola fino brasileiro desde 21 A concepção empreendedora é estudada dentro do contexto de uma nova ordem vitivinícola, na qual a principal característica talvez seja a recente emergência de países componentes do chamado “novo mundo do vinho” Trata-se a pesquisa de um estudo de caso único, de natureza qualitativa, cuja finalidade é, por meio de textos descritivos, analisar a concepção empreendedora no caso em questão Inicialmente, promove-se revisão da literatura acerca do assunto empreendedor, e, especificamente, aborda-se a questão da concepção empreendedora Em seguida, cuida-se da discussão metodológica Então, adiante, promove-se o estudo do caso Nessa seção, dedica-se primeiro à temática vitivinícola em geral, na qual são apresentados elementos históricos e conceituais, fundamentais ao entendimento da atual ordem vitivinícola Depois, adentra-se a análise do caso em si Após a apresentação da empresa, o caso é analisado sob a ótica de três faculdades afigurativas do processo de concepção: percepção, imaginação e entendimento e compreensão Ao final, tecem-se algumas considerações acerca do desenvolvimento do estudo Os apêndices complementam o estudo do casoItem Processo de institucionalização da estrutura de gestão educacional : uma análise da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa/PRBorges, Rafael Jefferson; Vieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador]; Reis, Luciano Gomes dos; Favoreto, Ricardo LebbosResumo: A Educação, além de formar indivíduos, envolve-os em questões importantes da sociedade (inclusão e igualdade social) e fornece meios de subsistência e liberdade pessoal A Sustentabilidade Social é aquela que promove o alcance de um patamar razoável de homogeneidade social (SACHS, 22) Como se percebe, ambas estão relacionadas e direcionadas, de alguma forma, à igualdade social Neste sentido, espera-se com este trabalho não unificar, mas manter vinculadas Educação e Sustentabilidade Social em análises organizacionais omo proposta, o objetivo deste estudo é compreender o processo de institucionalização da estrutura de gestão da Secretaria de Educação do Município de Ponta Grossa/PR, com aporte da Teoria Institucional Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa percorreu uma abordagem qualitativa de tipo descritivo, configurando-se como um estudo de caso unico Primeiramente, foram analisados dados (secundários) coletados por meio de uma pesquisa documental, em documentos oficiais, jornais, Leis e Decretos, e depois, dados primários) coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com atores-chaves Desde a criação da estrutura de gestão a ser analisada, buscou-se identificar períodos estruturantes na história da educação do município e com isto descobrir as Lógicas Institucionais permeadas neste processo Entre tais períodos (Princípio da Estrutura 1954-1974, FASE I 1974-1989, FASE II 1989-1996 e FASE III 1996-217, buscou-se indicar os processos inerentes à institucionalização da estrutura de gestão descrita pelas autoras Tolbert e Zucker (1998), a qual está dividida em três fases: habitualização, objetificação e sedimentação, bem como apontar as Lógicas Institucionais relacionadas à Educação, e também à Sustentabilidade Social Conclui-se que a estrutura de gestão estudada alcançou a sedimentação em seu processo de institucionalização, pois teve resultados positivos no que tange à Educação e por não sofrer resistências em perpetuar a estrutura de gestão atual (a mais longa de todas as FASES) a qual ainda está em processo de institucionalização até que se modifiquem as Lógicas Institucionais Além disto, foi detectada, nas Leis e Decretos que regem a estrutura administrativa estudada, a abordagem de alguns critérios parciais de sustentabilidade – a Sustentabilidade Social – que se praticados, de maneira efetiva, fortalecem a institucionalização total (sedimentação)Item Processo de institucionalização da estrutura de gestão educacional : uma análise no município de Londrina-PRGouvea, Daniela Modolo Ribeiro de; Vieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador]; Mansano, Sônia Regina Vargas; Favoreto, Ricardo LebbosResumo: A educação, em sua complexidade, representa uma importante forma de desenvolvimento social, pois proporciona aos cidadãos o acesso ao conhecimento e à informação, possibilitando que estes se tornem agentes sociais conscientes e participantes Assim, se torna possível a criação de uma sociedade mais digna e desenvolvida em todos os sentidos Por essa razão, a educação em nossa sociedade necessita de grandes investimentos, uma vez que é lei em direito de todos, o acesso a uma educação de qualidade E, a fim de contribuir no entendimento sobre a gestão da educação bem como seu processo de institucionalização foram analisadas, em nível municipal na cidade de Londrina-PR, as estruturas de gestão da Secretaria de Educação do município De tal modo, este trabalho buscou compreender o processo de institucionalização das estruturas de gestão no município de Londrina Esse estudo também contou com o aporte teórico da teoria institucional (Meyer e Rowan, Dimaggio e Powel, Berger e Luckman, Scott, dentre outros), com ênfase no processo de institucionalização descrito pelas autoras Tolbert e Zucker (1999) que o subdividem em três fases: habitualização, objetificação e sedimentação Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como qualitativa, exploratória, descritiva e estudo de caso único A unidade de análise foi a Secretaria de Educação de Londrina/PR Em relação aos procedimentos de coleta de dados foram utilizados dados primários (entrevistas semi-estruturadas) e secundários por meio de uma pesquisa documental (documentos oficiais, atas, jornais, leis, decretos, dentre outros) Os principais resultados apontam que a estrutura de gestão da Secretaria de Educação de Londrina encontra-se em fase de pré-institucionalização ou objetificação e os modelos de gestão adotados em cada período, conforme foi subdivido para análise, são, respectivamente, gerencial e democrático Revela ainda que o contexto político, juntamente com a demanda de trabalho, resultou, no período analisado, em mudanças dos organogramas adotados As conclusões trazidas por esse estudo almejam para a discussão da gestão das políticas públicas, principalmente no que tangem à educação como uma área do conhecimento que busca a democratização, eficiência e qualidade de seus resultadosItem Processo de institucionalização da estrutura educacional : uma análise da Secretaria de Educação de MaringáSantana, Paulo Rafael de Souza; Vieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador]; Souza, Rafael Borim de; Favoreto, Ricardo LebbosResumo: A educação apresenta-se como um importante instrumento para o alcance da sustentabilidade por sua relação intrínseca entre investimento em educação e desenvolvimento Este é percebido não pelos padrões da racionalidade instrumental que impera na modernidade, mas sim, na proposta de Sachs (24) que percebe que o desenvolvimento deve ser includente, sustentável e sustentado O autor destaca que a educação ocupa papel central no alcance de uma sociedade mais sustentável, contribuindo para a construção da democracia, promoção dos indivíduos e o enfrentamento dos problemas sociais Desta forma, com o intuito de contribuir para o conhecimento sobre gestão da educação municipal, foram analisadas, no município de Maringá-PR, as estruturas de gestão da Secretaria de Educação de Maringá – Seduc Para alcançar os objetivos, este estudo se utilizou do aporte teórico da teoria institucional, de abordagem sociológica, com ênfase no processo de institucionalização descrito pelas autoras Tolbert e Zucker (1998), dividido em três fases: habitualização, objetificação e sedimentação Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa percorreu uma abordagem qualitativa de tipo descritivo, configurando-se como um estudo de caso único Esta pesquisa trabalhou com dados primários coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com atores-chaves e dados secundários coletados através de uma pesquisa documental, em documentos oficiais, atas, jornais, leis e decretos Desde sua criação, foram identificados quatro períodos estruturalmente distintos na história da educação do município Entre eles períodos destaca-se o terceiro período, no qual uma inovação estrutural foi introduzida no município, mas que não chegou a tornar-se objetificada, tampouco sedimentada ocasionado pela falta de consenso social, não se tornando legitimada pela sociedade Devido à troca de gestão, as estruturas do segundo período são retomadas e permanecem institucionalizadas nos dias atuais, com transformações incrementais decorrentes de normas federais Por fim, discutiu-se os indicadores sociais relacionados à sustentabilidade de Maringá e seu entorno, tendo se identificado disparidades principalmente entre aqueles mais próximos ao municípioItem Sociedade da informação : a proteção de dados por meio do compliance(2023-03-02) Feliciano, Natália de Almeida; Bannwart Júnior, Clodomiro José; Soares, Marcos Antônio Striquer; Favoreto, Ricardo LebbosA sociedade atual, em que pese a ausência de grandes conflitos armados, os quais por sua natureza possuem a aptidão de revolucionar de modo célere os ambientes, também passou por grandes mudanças e alterações que geraram vultuosos impactos. O avanço tecnológico fez com que as fronteiras fossem estreitadas, tornando-se o mundo global, e com isso a produção laboral, o cotidiano, ideologia, costumes, produtos, modos de consumo e até mesmo convicções pessoais passou por modificações. Atualmente, vive-se na sociedade da informação, caracterizada estruturação em rede, flexibilidade, inovações tecnológicas e pela economia dos dados. A partir do momento em que os dados pessoais passam a tomar forma de mercadoria, sendo sua salvaguarda um Direito Fundamental no Brasil, e considerando os princípios da autonomia privada e liberdade nos negócios jurídicos, relevante os questionamentos acerca da existência de regulação protetiva, bem como se está é efetiva, especialmente quanto ao manejo das informações. É neste contexto que se faz importante a atuação empresarial, com fundamento na responsabilidade social e por meio da implantação de compliance digital, capaz de efetivar uma administração de dados que realmente vise o resguardo de tais informações, e por conseguinte, do próprio cidadão. A pesquisa é jurídico-descritiva, bibliográfica e está vinculada à área de concentração Estado contemporâneo: relações empresariais e relações internacionais.Item Sustentabilidade empresarial : um estudo sobre a responsabilidade social na empresa contemporâneaPivato, Marcilei Gorini; Bannwart Junior, Clodomiro José [Orientador]; Espolador, Rita de Cássia Resquetti Tarifa; Favoreto, Ricardo LebbosResumo: A sociedade global exige cada vez mais que a empresa redimensione o seu papel social, levando em consideração não só o interesse dos acionistas, mas também o da sociedade e o de todas as pessoas afetadas pela sua atividade O presente trabalho é um estudo sobre a aplicação da teoria comunicativa de Jürgen Habermas na empresa contemporânea, com o objetivo de demonstrar a possibilidade de alternativas viáveis de ações para as organizações Pretende atender às demandas sociais que exigem das empresas posturas responsáveis socialmente e sustentáveis, e ao mesmo tempo manter-se competitiva no mercado auferindo lucro de forma auto-sustentável Utiliza uma pesquisa teórica, por meio do método dedutivo, com análise documental e bibliográfica multidisciplinar nas seguintes áreas do conhecimento: direito, administração, filosofia, sociologia e psicologia Para tanto, discorre sobre o papel da empresa ao longo da história em suas bases econômica, sócio-filosófica e jurídica Analisa os conceitos de função social da empresa, a responsabilidade social, a sustentabilidade e o estudo sobre o desenvolvimento moral do indivíduo, além de aplicar na gestão empresarial o planejamento comunicativo, na busca de uma plena sustentabilidade organizacional