Navegando por Autor "Faquin, Bruno Secco"
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Item Cinemática do chute no futebol : variáveis preditoras da direção da bola para o treinamento perceptivo de goleirosFaquin, Bruno Secco; Okazaki, Victor Hugo Alves [Orientador]; Teixeira, Luís Augusto; Rodrigues, Sérgio Tosi; Moura, Felipe ArrudaResumo: O pênalti é uma oportunidade importante para marcar gol, decidir a partida ou o campeonato de futebol Devido ao curto período de tempo que a bola leva para chegar ao gol, uma antecipação adequada da direção da bola aumentaria as possibilidades de defesa do goleiro Todavia, não está claro quais informações cinemáticas do chutador predizem a direção da bola, bem como o uso delas no treinamento perceptivo de goleiros Sendo assim, o objetivo da tese foi analisar as variáveis preditoras da direção da bola no chute de pênalti do futebol (experimento I), para o treinamento perceptivo de goleiros (experimento II) Do experimento I, participaram 2 jogadores de futebol da categoria Sub-19 A tarefa foi realizar a cobrança do pênalti em direção a quatro alvos posicionados no gol Os chutes foram analisados cinematicamente, por meio do sistema Vicon A análise de Regressão logística demonstrou que a rotação do tronco é a principal preditora da direção horizontal da bola nos instantes temporais de 25, 2 e 15ms antes do contato do pé com bola e altura do pé de chute foi preditora da direção vertical apenas no instante de contato A rotação do tronco representa um aspecto invariante do chute tendo alta relação com a direção horizontal da bola Do experimento II, participaram 6 indivíduos com idade entre 16 e 32 anos, divididos em quatro grupos com intervenção por meio do Método Explícito (observação de vídeos com informações relevantes) ou Método Implícito (apenas observação de vídeos): a) 15 Goleiros via Método Explícito; b) 15 Goleiros por meio do Método Implícito; c) 15 Não jogadores expostos ao Método Explícito; e d) 15 Não jogadores submetidos ao Método implícito A tarefa consistiu em observar vídeos pré-produzidos de chutadores realizando a cobrança do pênalti a partir do ponto de vista do goleiro, na tela de um notebook, sendo exibido o início da passada até 2ms antes do ponto de contato do pé com a bola Os participantes prediziam o mais rápido possível para qual lado a bola iria, por meio de tecla correspondente O software registrou o tempo de reação e o lado escolhido Foram realizados Pré-teste, Aquisição, Pós-teste e Teste de Retenção Para análise estatística foi utilizado GEE para os Testes (dois métodos x quatro grupos x três fases) e outra para a Aquisição (dois métodos x quatro grupos x seis fases) A significância adotada foi de 5% (P<,5) Independentemente do tipo de método, houve melhora de desempenho e aprendizagem tanto nos grupos de Goleiros quanto nos de Não jogadores Os grupos de método implícito também conseguiram extrair informações relevantes para predição da bola Portanto, a rotação do tronco é a principal preditora da direção da bola Entretanto, o uso dessa informação no método explícito não aperfeiçoou o treinamento perceptivo em comparação ao implícito Logo, o treinamento perceptivo promove aprimoramento do desempenho e a aprendizagem em Goleiros e Não jogadoresItem Efeito da atenção sobre a preferência lateral e o aprendizado em tarefas motorasFaquin, Bruno Secco; Okazaki, Victor Hugo Alves [Orientador]; Teixeira, Luís Augusto; Vieira, José Luiz LopesResumo: O presente estudo analisou o efeito da atenção sobre a formação da preferência lateral, o desempenho e o aprendizado em tarefas manuais No experimento I, participaram 83 indivíduos destros com idade entre 13 e 15 divididos em quatro grupos: prática na tarefa de sequência de toque de dedos (GS); prática na tarefa sequência de toque de dedos e tempo de reação, com atenção direcionada para a tarefa de sequência de toque de dedos (GTD); prática na tarefa toque de dedos e tempo de reação, com atenção direcionada para a tarefa de tempo de reação (GTR); e, prática na tarefa sequência de toque de dedos e tempo de reação, juntamente com a tarefa de rastreamento (GRA) A tarefa de toque de dedos foi praticada com a mão esquerda e as demais tarefas com a mão direita, totalizando 18 tentativas distribuídas em 3 sessões em dias diferentes A preferência manual específica, percepções de segurança, de conforto e de desempenho para a tarefa de toque de dedos e os desempenhos nas tarefas foram analisados no pré-teste, pós-teste, retenção I e II O experimento II contou com delineamento semelhante, em que participaram 53 indivíduos destros com idade entre 13 e 15 anos divididos em três grupos: prática simples (G1), prática dupla com atenção direcionada para a mão esquerda (G2E) e prática dupla com a atenção direcionada para a mão direita (G2D) A tarefa utilizada foi de rastrear um círculo, que se movia aleatoriamente, utilizando o cursor do mouse Esta tarefa foi realizada com as duas mãos simultaneamente nos grupos de prática dupla Os resultados dos dois experimentos apontaram a melhora no desempenho e no aprendizado tanto em situação de prática simples quanto de prática dupla Assim, em determinados contextos a aprendizagem pode ocorrer de maneira independente, ou seja, a atividade de uma mão não afetaria a aprendizagem da outra, desde que as demandas atencionais das duas tarefas não excedam os recursos atencionais necessários A prática com a mão não-preferida resultou na melhora no desempenho e no aprendizado da mão preferida Esse fenômeno de transferência interlateral de aprendizagem foi atribuído ao compartilhamento das redes neurais e aos fatores cognitivos inerentes à tarefa Todos os grupos analisados mudaram sua preferência lateral específica para realizar as tarefas praticadas, independentemente de realizarem a condição de prática dupla ou simples Esses resultados foram explicados pelas alterações nas percepções de segurança, de conforto e de desempenho em função da quantidade de prática e de atenção voltada para as tarefas