Navegando por Autor "El Kadri, Michele Salles [Orientador]"
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Item Becoming a teacher-designer : o percurso da criação do jogo digital "Trip challenge" e do desenvolvimento profissional de uma professora-designer de jogosDainezi, Bruna Danielly; El Kadri, Michele Salles [Orientador]; Rios-Registro, Eliane Segati; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoResumo: Os trabalhos que abordam o desenvolvimento de jogos para o ensino por professores ainda são incipientes (GUILLÉN-NIETO; ALESON-CARBONELL, 212; MARCHIORI et al, 211; MUÑOZ et al, 215) Desse modo, o objetivo deste artigo é compartilhar uma experiência de design de jogos de uma professora de Língua Inglesa (LI) e relatar o percurso do desenvolvimento de um jogo digital (Trip Challenge) para o ensino de LI apresentado como um produto educacional O percurso do desenvolvimento do jogo é contado em uma narrativa e ilustrado com capturas de tela de elementos pertencentes ao processo de construção Esta narrativa está articulada por meio do Design case (SMITH, 21), que tem por objetivo descrever detalhadamente o processo de criação de um produto ou de uma experiência Este jogo está sendo apresentado como produto educacional para a conclusão do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina Tal produto tem como arcabouço teórico os pressupostos do multiletramento e da multimodalidade (THE NEW LONDON GROUP, 1996), dos videogames na/para aprendizagem (GEE, 27, 214; MCGONIGAL, 211; PRENSKY, 27;) na metodologia de games educacionais ou serious games design (ARNAB et al, 215) dos jogos no ensino/aprendizagem de línguas (RAMA et al, 212; PETERSON, 212; BLAKE, 213; BUTLER, 215; SILVA, 217; EL KADRI; EL KADRI; CORREA, 217), e do Inglês como Língua Franca Global (CRYSTAL, 23; CANAGAJARAH, 21; GIMENEZ et al, 215) A análise do percurso do desenvolvimento do Trip Challenge mostra que o processo foi desafiador e ao mesmo tempo repleto de aprendizados, pois envolveu novos conhecimentos nas áreas de ensino de LI e de desenvolvimento de jogos O referido jogo tem como potencial o uso em contexto educacional ou social, e pretende contribuir ao ensino-aprendizagem da LI, trazendo a atenção para a possibilidade do uso e construção de jogos por professores e alunosItem Formação de professores de inglês e projetos sociais : uma proposta de experimento didático formativoPiacentini, Ana Carolina Guerreiro; El Kadri, Michele Salles [Orientador]; Ramos, Samantha Gonçalves Mancini; Almeida, Raquel SilvanoResumo: Os projetos sociais surgem como uma tentativa de minimizar as diferenças entre o setor público e privado, oferecendo atividades complementares multidisciplinares para a formação de seus participantes, entre elas, aulas de inglês A partir da experiência da pesquisadora como professora de inglês voluntária em projetos sociais, foi identificada a falta de preparo dos professores para atuar neste contexto, bem como a ausência de pesquisas que se referem à formação de professores de inglês em contextos de vulnerabilidade social A fim de suprir tais lacunas, foi criado um Experimento Didático Formativo (SFORNI, 215) para professores de língua inglesa atuantes em projetos sociais Por meio deste produto elaborado, que busca responder à pergunta: “o que um professor que vai trabalhar em um projeto social precisa saber?”, pretende-se preparar os professores para entender o contexto social em que estão inseridos e elencar os conhecimentos necessários para atuação em contextos de vulnerabilidade social O referencial teórico que embasa esta pesquisa são estudos referentes ao papel dos projetos sociais (NASCIMENTO, 211) (BONFIM, 21), a perspectiva de justiça social para a educação (BELL, 216), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2) e o Experimento Didático Formativo (SFORNI, 215) (AQUINO, 214) Esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo apresentar a proposta de um Experimento Didático Formativo para a formação de professores em contextos de vulnerabilidade social e analisar o potencial deste experimento por meio de sua implementação voltando o olhar para as percepções da pesquisadora (diário de implementação) e dos participantes (questionários) Os dados foram coletados por meio da aplicação de dois questionários (cf Apêndices I e II) e com a implementação do produto educacional de forma remota, via Google Meet, durante os anos de 22 a 222 Os questionários foram aplicados um no início e outro no fim da implementação Os resultados apontam que as percepções dos participantes foram de que o material possibilitou a discussão sobre a importância da língua inglesa para o contexto de vulnerabilidade social, uma vez que a profissão professor precisa estar sempre atualizada Os participantes também perceberam o enfoque dado ao professor como mediador e como os alunos em situação de vulnerabilidade social não sentem interesse pela língua inglesa Concluímos que o produto educacional tem potencial para iniciar a preparação dos professores para este contexto, porém ressaltamos a necessidade de estudos longitudinais para avaliar o desenvolvimento de professoresItem "Play no inglês" : proposta de Material Educacional Digital (MED) e subsídios para a formação de professores em contexto de EJARamos, Michelle Andressa Vieira; El Kadri, Michele Salles [Orientador]; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Mello, Diene Eire deResumo: Ao buscar materiais didáticos para o ensino de Língua Inglesa (LI) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente na etapa equivalente ao Ensino Médio em escolas públicas, pude constatar a escassez desses materiais Além disso, a utilização de ferramentas digitais no ensino de línguas, sobretudo de LI, tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores, apontando resultados significativos quanto ao aprendizado dos alunos após essa implementação Entretanto, ainda há poucos estudos nessa área na modalidade de EJA, principalmente nas escolas públicas Levando tais fatores em consideração, este artigo tem por objetivo relatar o processo de elaboração de dois produtos educacionais: um Material Educacional Digital (MED) (RAMOS; RAMOS; ASEGA, 217) e um e-book para a formação de professores Este artigo baseia-se na concepção de “investigação-como-postura” (COCHRAN-SMITH; LYTLE, 1999) e na metodologia do desenvolvimento (VAN DEN AKKER, 1999) O MED produzido alinha-se à educação libertadora de Freire (1982), à abordagem sociointeracionista (VYGOTSKY, 1998) e ao Letramento Digital (SOARES, 22) Para coleta de dados, realizei o mapeamento de pesquisas na área; analisei os documentos oficiais do contexto (PARANÁ, 26; 28) e livros a respeito da elaboração de materiais para o ensino de línguas (LEFFA, 27; TOMLINSON, MASUHARA, 25), além de realizar questionários com professores e alunos inseridos nessa etapa Espero que o MED produzido auxilie na ampliação de horizontes do ensino de LI para jovens e adultos, considerando as práticas sociais da língua, promovendo um ensino-aprendizagem contextualizado, interativo e colaborativo Quanto ao e-book, acredito que poderá contribuir para os interessados em aprofundar-se nos estudos sobre o contexto de EJA no âmbito estadual e nacionalItem Representações de atores sociais no estágio docente do curso de geografia : contexto de inclusão de alunos com deficiênciaRosa, Hallison Fernando; El Kadri, Michele Salles [Orientador]; Meletti, Silvia Márcia Ferreira; Passoni, Taisa PinettiResumo: Esta pesquisa tem o objetivo geral de compreender as representações dos atores sociais de professores da disciplina de estágio e de dois os alunos do estágio de formação de professores do curso de Licenciatura em Geografia no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em relação às suas experiências de estágio nas escolas públicas estaduais de Londrina/PR Para tanto, buscamos analisar as representações do professor supervisor do estágio e dos estagiários em relação ao atendimento educacional dos alunos com deficiência sobre as experiências vivenciadas e identificar as representações dos atores sociais construídas pelos estagiários e professoras supervisoras Inserida no paradigma qualitativo, de cunho interpretativista, classifica-se como estudo de caso A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas e os dados são analisados por meio da teoria das representações de atores sociais (VAN LEEUWEN, 1997) e subsidiada pela Análise do Discurso Crítica de Fairclough (21) As análises apontam para representações de que há poucas oportunidades de formação voltada ao atendimento de alunos com deficiência e a necessidade de superar preconceitos e conhecer a realidade do aluno com deficiência A representação de atores sociais, geralmente, feita pelo processo de inclusão, é de que os estagiários são representados tanto por eles mesmos quanto pelas professoras supervisoras, por meio de uma tensão: ora são representados como passivos e despreparados e ora são colocados na posição de atores ativos; professoras supervisoras são representadas pelo processo de grupo, como agentes de sua própria formação mas, também, pela exclusão por supressão, quando se trata da formação do aluno; alunos com deficiência como pacientes específicos inclusos no processo, de modo paciente e homogêneo: são, em ambos discursos, geralmente, representados como aqueles que “requerem” cuidado e o “professor da escola” e o “professor de apoio” é geralmente excluído do processo nos discursos : na maioria das vezes, não é mencionado, o que possibilita a interpretação de que os estagiários não representam os professores da escola como responsáveis por oportunidades de formação O estágio é representado como um ator social por meio da “diferenciação”, em comparação com o PIBID e a escola, como entidade formativa como um “não-lugar” na formação Essas representações indicam a construção de realidades dos atores sociais, em relação ao estágio, com a presença de alunos com deficiência e nos permite compreender como as identidades profissionais são construídas no contexto investigadoItem "Teaching English to teachers" : uma proposta de protótipo para a formação inicial de professores de inglês pela perspectiva da justiça socialZancopé, Thaísa Cristina; El Kadri, Michele Salles [Orientador]; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoResumo: A base de conhecimento do professor de língua inglesa transpassa o conhecimento linguístico Sendo assim, torna-se relevante refletir como alunos e professores estão sendo formados para refletirem e subverterem os sistemas de opressão que lhe são impostos Devido à estas questões e aos desenvolvimentos recentes do contexto sócio-histórico-cultural em que vivenciamos na educação de nosso país, o termo “Justiça Social” se econtra em maior evidência Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar um material didático para as aulas de línguas do curso de Letras-Inglês com base nos princípios da justiça social e verificar as percepções e affordances dos professores em formação inicial do curso sobre seu uso O material está embasado no ensino de línguas pela perspectiva da Justiça Social (FREIRE, 1974; ADAMS, 216; ZEICHNER, 28; BELL, 1997), na perspectiva do Pós-método (KUMARAVADIVELU, 23) e Letramentos digitais no ensino de línguas (FREITAS, 21; MARZARI; LEFFA, 213; BUZATO, 29) com foco no conceito de material didático na perspectiva do Web-currículo (ALMEIDA, 214) e dos protótipos (ROJO, 217) Este trabalho está vinculado ao Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (UEL) e ao projeto Trans(formando) professores de línguas e apresenta affordances positivas relatando a importância deste conteúdo para professores de língua em formação inicial Os resultados apontam que os participantes identificam como affordance a reflexão sobre os assuntos discutidos, o questionamento das relações de opressão na sociedade, o sentimento de motivação para lutar contra a discriminação e o racismo, o aprendizado das ferramentas tecnológicas que poderão ser utilizadas em suas aulas de línguas o uso de novas tecnologias de forma reflexiva e criativa, as oportunidades de desenvolvimento de competências e habilidades de forma crítica e interativa e de pensarem globalmente e agirem localmente em seus contextos, a conexão dos conteúdos trabalhados com questões maiores da sociedade, criando democracia e empoderamento na sala de aula Concluimos que protótipos pensados a partir da perspectiva da justiça social e do pós-método para as aulas de língua inglês têm potencial de propiciar práticas pedagógicas que contribuem para a construção de identidade docente com princípios éticos-cidadãos, pois se a relação entre a opressão e a sociedade for discutida em ambiente de formação inicial docente, podemos aumentar o repertório de discussão e o entendimento sobre conceitos que por muitas vezes não são abordados em sala de aula