Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Sobre o RIUEL
    • UEL
    • Sistema de Bibliotecas - UEL
    • Identidade Visual - Marca RIUEL
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regimento do RIUEL
    • Termo de autorização
    • Modelo de Capa e Normalização
    • Gerador de Ficha Catalográfica
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dias, Matheus Mota"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    De trabalhos de Arquimedes : estudos e aplicações
    Dias, Matheus Mota; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Pasquini, Regina Célia Guapo; Borssoi, Adriana Helena
    Resumo: Este trabalho tem dois objetivos: o primeiro é realizar um estudo a respeito de três trabalhos de Arquimedes e suas consequências e/ou aplicações Já o segundo objetivo é propor atividades para alunos do ensino médio e ensino superior que utilizem os temas estudados anteriormente e que contemplem os objetivos determinados pelos Parâmetros Curriculares Nacional Os trabalhos escolhidos foram: Determinação de uma aproximação do número irracional pi por meio do método de exaustão, Lei da Alavanca e Construção de um heptágono regular Como consequências desses trabalhos, mostramos outras maneiras de calcular o número pi, assim como sua irracionalidade; determinamos o volume de uma esfera e analisamos a construção de polígonos regulares de n lados com apenas compasso e régua sem medidas A primeira atividade desenvolvida e aplicada para alunos do curso de Matemática – Licenciatura, da Universidade Estadual de Londrina, consiste em reproduzir os passos que Arquimedes realizou para determinar uma aproximação do número pi, utilizando o perímetro dos polígonos inscritos e circunscritos a uma circunferência Já a segunda atividade, foi proposta para alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi Londrina, que utilizaram uma alavanca para analisar situações de equilíbrio alterando posições e quantidades de pesos, podendo, então, determinar a Lei da Alavanca Os resultados das duas atividades foram analisados quantitativamente e pela maneira que os alunos expressaram suas respostas A maioria dos alunos conseguiu responder satisfatoriamente todos os itens das atividades e também de maneiras distintas
Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina

Rodovia Celso Garcia Cid | PR 445 Km 380 | Campus Universitário - Biblioteca Central
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - Paraná
Contatos: e-mail: riuel@uel.br | fone: 43 3371-4409

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão