Navegando por Autor "Coelho, Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira"
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Item Uma análise das dimensões ético-política e técnico-operativa no trabalho do assistente social : trajetória socio-histórica e desafios contemporâneosViana, Bruna Viviani; Guedes, Olegna de Souza [Orientador]; Coelho, Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira; Ortiz, Fátima da Silva GraveResumo: A presente Dissertação tem por objeto os desafios das relações entre as dimensões ético-política e técnico-operativa no trabalho do assistente social; visa apreender elementos fundamentais para a análise da relação entre essas duas dimensões constitutivas do trabalho do assistente social que desafiam o serviço social na contemporaneidade, delimitando a análise às demandas que comparecem à COFI do CRESS PR Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, com fase exploratória, composta por revisão bibliográfica, seguida de pesquisa documental nas atas da COFI Local Londrina, no período de 219 e 22 Quanto ao percurso teórico percorrido, no primeiro capítulo realiza-se um retrospecto da trajetória socio-histórica da profissão, com ênfase para apresentação dos aportes éticos e técnicos do serviço social nos distintos períodos No segundo capítulo, são abordados o serviço social contemporâneo e os pressupostos ético-políticos e teórico-metodológico que fundamentam a sua direção critica bem como os aspectos materiais que se manifestam no âmbito das demandas imediatas e desafiam o trabalho do assistente social Os resultados da pesquisa permitiram se identificar que as demandas que comparecem à COFI expressam aspectos da crise capitalista contemporânea, que atravessa o contexto em que a profissão é exercida e cujas repercussões atingem o trabalho desenvolvido nos diversos espaços socio-ocupacionais, assim como o próprio assistente social enquanto partícipe da classe trabalhadora As demandas que comparecem ao plano imediato são carregadas de determinações que exigem, do plano de vista ético-político, uma necessária distância para que possam ser desveladas e respondidas, a partir de uma leitura crítica de realidade O contexto de regressão de direitos e precarização do trabalho exige a construção de estratégias coletivas de enfretamento à precarização do trabalho e da formação profissional e de qualificação do trabalho do assistente social na perspectiva de enfrentar os limites e construir possibilidades de efetivação e fortalecimento do projeto ético-político do serviço socialItem A formação profissional em serviço social no Brasil e em Portugal : encontros e desencontrosCoelho, Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira; Guedes, Olegna de Souza [Orientador]; Fortuna, Sandra Lourenço de Andrade; Alves, Jolinda de Moraes; Santos, Cláudia Mônica dos; Ortiz, Fátima GraveResumo: As interlocuções constituídas na trajetória sócio-histórica da formação profissional em Serviço Social no Brasil e em Portugal, o objeto em questão da presente tese, foram analisadas à luz do método materialista histórico-dialético, com o propósito de desvendar suas particularidades, assimetrias e similitudes Ao abordar a gênese e desenvolvimento da profissão em ambos os países, procuramos relacioná-los aos condicionantes sócio-históricos de cada lado do Atlântico, entendemos que o Serviço Social é produto e produtor da história De natureza qualitativa e do tipo descritiva, a pesquisa utilizou-se de procedimentos metodológicos de pesquisa de campo e documental Os documentos analisados referem-se a conteúdos disponíveis nas páginas virtuais dos cursos de Serviço Social de Portugal, bem como de agências oficiais que regulam o ensino superior em Portugal, como a A3ES e a DGES Documentos relativos ao protocolo firmado entre a PUC SP e o ISSSL também foram analisados Entrevistamos docentes de 6 (seis) escolas portuguesas e 2 (dois) sujeitos informantes, sendo um representante da Comissão de Avaliação Externa da A3ES de Portugal e outro, uma professora brasileira, cuja participação nas atividades referentes ao Protocolo entre a PUC e o ISSSL foi de suma importância A síntese deste percurso permite afirmar que, a partir da dialética da história, o Serviço Social brasileiro e o português construíram 4 (quatro) momentos de interlocuções: O Primeiro Encontro, no contexto desenvolvimentista da década de 196, o Segundo Encontro, permeado pelo Movimento de Reconceituação latino-americano e nos processos de resistência às ditaduras brasileira e portuguesa; o Terceiro Encontro, quando da realização do protocolo de cooperação científica entre a PUC SP e o ISSSL, o qual consideramos o Grande Encontro e o Quarto Encontro, no cenário de internacionalização do ensino superior Entendemos que os condicionantes sociais, políticos e econômicos do Brasil e de Portugal foram (são) medulares para a construção dessas interlocuções, os quais conferem particularidades à profissão e à formação nos dois países, fazendo com que essas interlocuções ora fossem reforçadas, ora fragilizadas Como fruto desses processos sócio-históricos, o Serviço Social em cada país construiu sua trajetória acadêmica de forma diferente e, por mais que essas interlocuções tenham sido extremamente importantes para a formação em cada lado do Atlântico, elas resultaram em diferenças significativas, principalmente no que se refere à constituição de uma direção social para a formação profissionalItem Valores e princípios religiosos de estudantes de serviço social da Universidade Federal de Integração Latino-Americana(2023-12-14) Dutra, Patricia Vicente; Silva, Cláudia Neves da; Lanza, Fábio; Pinheiro, Luci Faria; Coelho, Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira; Storto, Letícia JovelinaEsta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da UEL, sob o número CAEE 29986920.0.0000.5231. O Serviço Social é uma profissão laica, que historicamente se movimentou a fim de romper com o conservadorismo cujos código de ética e projeto ético-político são pautados na teoria social crítica. O texto que se apresenta tem como objetivos trabalhar a temática da religião e religiosidade dos estudantes de Serviço Social da UNILA no tempo presente, construir um perfil desses estudantes e demonstrar como valores e princípios religiosos os influenciaram na escolha do curso e em suas análises sobre temas emergentes relacionados aos direitos humanos. Para o cumprimento desses objetivos, foram aplicados questionários e entrevistas, além da revisão de literatura. O resultado da pesquisa nos mostrou que muitas pessoas escolhem o curso de Serviço Social influenciadas por valores e princípios religiosos, pela ideia da caridade e da ajuda. Em que pese este resultado, importa que, ao longo do processo formativo, há significativa queda no sentido atribuído a valores e princípios religiosos ao longo do processo formativo. Além disso, os estudantes demonstraram conseguir refletir sobre a temática dos direitos humanos para além de concepções conservadoras e religiosas, mas a partir de um movimento de busca reflexiva com base no proposto pelo projeto ético-político profissional.