Navegando por Autor "Brito, Dirceu dos Santos"
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Item Aprender geometria em práticas de modelagem matemática : uma compreensão fenomenológicaBrito, Dirceu dos Santos; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Caldeira, Ademir Donizeti; Buriasco, Regina Luzia Corio de; Klüber, Tiago Emanuel; Franco, Valdeni SolianiResumo: Este trabalho apresenta uma investigação, segundo a perspectiva fenomenológica, da questão: como os estudantes aprendem geometria em práticas de Modelagem Matemática? Para responder a esta questão, foram desenvolvidas três práticas de Modelagem Matemática com estudantes do 7º do Ensino Fundamental de uma escola pública de Londrina Essas práticas foram filmadas e relatos escritos, dizendo como perceberam sua aprendizagem, também foram produzidos pelos estudantes Esses dois tipos de registros, filmagens e relatos, foram organizados, respectivamente, em Cenas Significativas e em Unidades de Discurso, os quais, mediante reduções sucessivas, convergiram para 12 invariantes: Momentos Significativos, Percepções do Início da Aprendizagem, Aspectos Contextuais da Prática de MM, Razões que Sustentam a Aprendizagem, Obstáculos e Dificuldades, Investigação e Aprendizagem, Percepções do Eu, Participação do Outro, O Professor e o Ensino, Modos de Expressar Compreensões, Percepções da Geometria na Prática de MM, Percepções Acerca do Tema Investigado Em mais uma redução, esses 12 invariantes convergiram para 4 Núcleos de Ideias que respondem à interrogação de pesquisa Esses Núcleos, que dizem dos modos como a aprendizagem da geometria se dá em práticas de Modelagem Matemática, são: Temporalidade e Constituição da Aprendizagem; Modos de Proceder e Abertura à Aprendizagem; Vivência da Relação Eu/Outro/Nós na Aprendizagem e Vivência da Relação Geometria/Tema na AprendizagemItem A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMAMartins, Bianca de Oliveira; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Brito, Dirceu dos Santos; Tortola, EmersonResumo: Nesta Dissertação , a partir de uma atitude fenomenológica, objetivamos investigar o que se entende por modelagem matemática, a partir dos trabalhos publicados nos livros ICTMA nas edições de 21 a 217 Para detalhar uma compreensão da interrogação de pesquisa dois aspectos foram selecionados para realização do processo analítico: as ideias do texto relativas ao que é ou o que caracteriza a modelagem matemática e a configuração de uma atividade de modelagem matemática nos capítulos analisados Os dados constituem-se de cinquenta e sete textos (capítulos dos livros ICTMA), selecionados a partir da aplicação subsequente dos critérios: os textos contemplam o termo modelagem no título ou no resumo do texto, os autores publicaram em pelo menos três edições diferentes do ICTMA e apresentam e descrevem uma atividade de modelagem matemática O processo analítico contemplou uma Análise Ideográfica, uma Análise Nomotética e a construção de um metatexto A Análise Ideográfica consistiu na identificação e descrição das Unidades de Significado nos textos para cada um dos aspectos analíticos, já a Análise Nomotética evidenciou a convergência das Unidades de Significado em Núcleos de Ideias e, por fim, elaboramos um metatexto vislumbrando apresentar o que se entende por modelagem matemática nos livros ICTMA nas edições de 21 a 217 No metatexto, elaboramos um diálogo entre a emergência dos Núcleos de Ideias e aspectos da literatura da área de Modelagem Matemática na Educação Matemática Neste contexto, o entendimento de modelagem matemática emergiu a partir de seis Núcleos de Ideias acerca de do que se entende por modelagem matemática e de onze Núcleos de Ideias que detalham a configuração de atividades de modelagem matemática, os quais possibilitaram ampliar a compreensão de modelagem, por meio dos objetivos com as atividades, dos contextos e da forma como tais atividades são apresentadas ou foram modeladas Por fim, essa Dissertação lança um olhar sobre o que os autores mencionam sobre modelagem matemática e como a usam em suas diferentes práticas, concluindo que o entendimento de modelagem matemática está atrelado ao uso das atividades de modelagem matemática, em particular, quando o foco está no ensino e na aprendizagem da matemática ou da modelagem matemáticaItem Problemas de otimização geométrica aplicados ao estudo de praças : uma experiência de ensino com atividades de modelagem matemáticaBrito, Dirceu dos Santos; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Fatori, Luci Harue; Kato, Lilian AkemiResumo: Este trabalho relata uma experiência de ensino envolvendo problemas de otimização geométrica e atividades de Modelagem Matemática sobre o tema “praças” Apresenta-se inicialmente algumas reflexões sobre o ensino da Geometria na Educação Básica e, em seguida, discute-se alguns problemas clássicos de otimização em Geometria Euclidiana Plana Depois, retoma-se algumas considerações sobre Modelagem no Ensino da Matemática e, finalmente, descreve e analisa a experiência desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental