Navegando por Autor "Aquino, Luciana Fernandes de"
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Item A independência do Brasil para as crianças : um estudo de manuais didáticos entre as décadas de 1970 e 2000Aquino, Luciana Fernandes de; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]; Miranda, Sônia Regina; Cainelli, Marlene RosaResumo: A História ensinada para as crianças nas escolas é um campo investigativo que se desdobra em várias temáticas Nesta pesquisa, optamos investigar sobre como o conteúdo “Independência do Brasil” é apresentado em manuais didáticos para crianças, entre as décadas de 197 a 2, com especial interesse na análise quanto aos sujeitos eleitos como agentes do fato; a escolha e trato com as imagens e as propostas de atividades No que concerne aos aportes teóricos, revisitamos as discussões sobre a produção do conhecimento histórico a partir das análises de Julio Aróstegui e Ciro Flamarion Cardoso; tratamos da constituição da disciplina de história e sobre o conhecimento histórico ensinado na escola, a partir, sobretudo, das contribuições de Circe Bittencourt, Mario Carretero e Raimundo Cuesta Fernández Para expor as características definidoras do livro didático, no contexto das décadas de 197 a 2, problematizando sobre possíveis interferências dessas características na forma como o conteúdo “Independência do Brasil” é apresentado, recorremos a autores que trabalham com o tema e aos textos introdutórios dos Guias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) buscando princípios, características e orientações sobre o que se espera do manual didático O percurso metodológico seguido compreendeu a seleção de manuais na Biblioteca do Livro Didático da USP, leitura do material para construção de uma visão de conjunto e, enfim, eleição daqueles mais significativos para o desenvolvimento do trabalho O estudo prosseguiu com a análise do conteúdo, das imagens e das atividades em oito livros que correspondem às décadas selecionadas para a pesquisa Ao término concluímos que, ao comparar os manuais ao longo das décadas, é notória a introdução de novos sujeitos históricos como resposta às leis de valorização das mulheres, índios e negros ainda que a data histórica em estudo permaneça apresentada, sobretudo, a partir da ação de sujeitos da família imperial portuguesa, evidentemente com destaque para D Pedro Identifica-se também a redimensão e a valorização das imagens consideradas como fontes históricas e transformações nas atividades pedagógicas com vistas a um ensino mais interpretativo, problematizador e críticoItem A reformulação da história escolar para crianças no Brasil : um estudo dos guias do PNLD e livros didáticos (1996-2016)Aquino, Luciana Fernandes de; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]; Miranda, Sônia Regina; Honorato, Tony; Moreno, Jean Carlos; Ramos, Márcia Elisa TetéResumo: A história ensinada atualmente para as crianças na escola pública brasileira, por meio de livros didáticos, foi construída ao longo de um processo que extinguiu a disciplina de Estudos Sociais e formalizou a especificidade da História escolar, destinada ao que hoje se conhece como anos iniciais do Ensino Fundamental Situar-se nesse processo é referencial para compreender um importante aspecto do ensino de História, de modo particular, e da educação básica, de modo geral Com o objetivo de explicar esse processo, analisam-se, inicialmente, as discussões sobre a descaracterização da História pelos Estudos Sociais e acerca das exigências de avaliação dos livros didáticos Em seguida, examinam-se os Guias do Livro Didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os próprios Livros Didáticos entre os anos 1996 e 216, divididos em dois grupos: o primeiro, Guias e Livros das edições do PNLD dos anos 1996, 1998, 2/21 e 24; o segundo, Guias e Livros das edições do PNLD dos anos 27, 21, 213 e 216 O primeiro grupo corresponde a um período que se pode denominar construção de propostas para o ensino de história às crianças, já o segundo grupo corresponde à formalização dessas propostas Essa investigação parte da categoria analítica de código disciplinar, como formulada por Raimundo Cuesta Fernández, mas reelaborada e adaptada ao objeto da tese, a fim de problematizar, dimensionar e interpretar esse processo de reformulação da História como uma disciplina do currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental Ao final, a pesquisa identifica a centralidade do trabalho orientativo das comissões responsáveis pela produção dos Guias na reformulação da História escolar para crianças, em um processo marcado pela dinâmica de permanências e de mudanças, com destaque para as ressignificações e as superações da teoria dos círculos concêntricos e da abordagem factual e cronológico-linear que definiram os Estudos Sociais Ademais, houve a emergência de eixos temáticos, diferentes temporalidades, linguagens e sujeitos, em vista do “pensar historicamente” e das formações crítica e democrática que delineiam os atuais contornos da História escolar nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental