Navegando por Autor "Alves Neto, Henrique Fernandes"
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Item As Ciências Sociais no complexo internético: um estudo de recontextualização nos vídeos do Youtube(Universidade Estadual de Londrina, 2023-07-24) Alves Neto, Henrique Fernandes; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Lima, Alexandre Jeronimo Correia; Maçaira, Julia Polessa; Andrade, Viviane Toraci Alonso de; Bueno, Zuleika de PaulaResumo: Esta tese tem como objeto os vídeos de Sociologia publicado na plataforma Youtube. O objetivo da pesquisa é investigar se há diferença, ou não, entre a Sociologia ensinada em sala de aula e essa ensinada no Youtube. Para tanto, nos pautaremos na seguinte hipótese: a) há um teor de entretenimento nos conteúdos; b) há um esvaziamento científico do conteúdo; c) o fim do conteúdo volta-se para as avaliações no modelo de vestibulares e Enem. Para compreender esse fenômeno, elaboramos um modelo analítico com base nas reflexões teóricas de Basil Bernstein (1996) e sua discussão sobre o dispositivo pedagógico. Este modelo nos permitiu encontrar os princípios dominantes que determinam a gramática do discurso pedagógico da primeira década do século XXI: capitalismo de vigilância (Zuboff, 1996), colonialismo de dados (Couldry e Mejias, 2019; Kwet, 2019), performatividade e conhecimento governante (Ball, 2020). Como estratégia metodológica para observar a ação desses princípios, analisamos cem vídeos do Youtube encontrados com a utilização da ferramenta YouTube Data Tools e com dez termos retirados dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. A análise dos vídeos relevou a existência e resistência de um código pedagógico pré-digital, pautado em uma gramática distinta da elaborada pela pesquisa. Encontramos a atuação dos princípios dominantes nas recentes formas educacionais brasileira, o Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Ambas propostas dialogam com os princípios dominantes, seja na distribuição e organização de componentes curriculares, na definição de conteúdos e pressupostos epistemológicos e na seleção de agentes e agências envolvidos no processo de elaboração. Por fim, concluímos que o dispositivo pedagógico do século XXI atua em diferentes dimensões e em tempos distintos e talvez, por isso, ainda não tinha sido relevada a sua configuração. Esta tese é um exercício de desvelar o código digital que estrutura este novo discurso pedagógico. Abstract: This thesis has Sociology videos published on Youtube as its object. The purpose is to investigate whether there is difference between Sociology that is taught in the classroom and the one taught in YouTube. For our present purpose, we are guided by the following hypotheses: a) there is a character/sense of entertainment in the contents; b) there is a scientific emptiness in the contents; c) the end of the contents tends to evaluations patterns in university entrance exams and Enem (Exame Nacional do Ensino Médio – High school National Test). In order to comprehend this phenomenon, we developed an analytical model based on the theoretical reflections of Basil Bernstein (1996) and his concepts of pedagogical device. This model permitted us to find the dominant principles which determine the grammar of pedagogical discourse from the first decade of 21st century: surveillance capitalism (Zuboff, 1996), data colonialism (Couldry and Mejias, 2019; Kwet, 2019) performativity and governing knowledge (Ball, 2020). As methodological strategy to observe the action of these principles, we analyzed 100 YouTube videos which were found through search in YouTube Data Tools, and 10 terms that were taken from textbooks of Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program) from 2018. The analysis of these videos revealed both the existence and resistance of a pre-digital pedagogical code ruled by a different grammar from the one developed by the research. We found out the performance of the dominant principles in the recent Brazilian educational reforms, named Novo Ensino Médio (NEM) and Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Both proposals are in common with dominant principles, being in the distribution and organization of curricular components, in the definition of contents and epistemological assumptions, and in the selection of agents and agencies involved in the process of development. Finally, we have concluded that the pedagogical device from 21st century performs in different dimensions and in different times, and perhaps, that is why its configurations have not been revealed. This thesis is an exercise of discovering the digital code that structures this new pedagogical discourse.Item As definições, funções, sentidos atribuídos ao ensino médio após a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 : disputas para além da emancipação e competênciasAlves Neto, Henrique Fernandes; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]; Lima, Ângela Maria de Sousa; Lopes, Alice CasimiroResumo: Esta pesquisa investigou os sentidos atribuídos à última etapa da Educação Básica no Brasil, o Ensino Médio A nova definição das etapas da Educação Básica ocorreu com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, a qual categoriza o Ensino Médio como “última etapa da educação básica” Assim, definimos o período investigado de 1996 até o ano de 214, ano em que se finalizou esta pesquisa Identificamos as relações sociais, políticas, culturais e disputas de projetos que perpassam o Ensino Médio e quais as consequências para o mesmo Partimos da seguinte questão: qual é a identidade do Ensino Médio? Com esta preocupação e lançando mão da construção de tipos ideais, observamos a existencia de alguns “modelos” de Ensino Médio que estão presentes ao longo da história recente de organização deste nível de ensino e também nas pesquisas sobre o mesmo, a saber: o que se denomina de “modelo de emancipação” e “modelo para o mercado de trabalho” Ao constatar a recorrência de traços desses modelos, os cotejamos, em termos de tipo ideal no sentido weberiano, nas propostas de Ensino Médio de três estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo As características que encontramos nesses estados, nomeamos de modos Vimos que os modos dos estados dialogam com ambos os “modelos”, complexificando a categorização em um ou outro modelo Esta constatação foi importante para a pesquisa, visto que descobrimos, em um nível mais profundo, o impasse da identidade, sentido, função do Ensino Médio O próximo passo foi imergir ainda mais na realidade Encontramos três outros elementos que complexificam o impasse: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Pedagogia Histórico-crítica e a(s) juventude(s) enquanto agente(s) da aprendizagem Apresentamos em que medida cada um desses elementos interferem na identidade e sentidos atribuídos ao Ensino Médio A importância do último elemento, as juventudades, deve-se a potencialidade de questionar algumas profecias teóricas e políticas sobre o Ensino Médio A despeito de dualidade, de modelos, de modos, são os jovens, estes agentes da aprendizagem, que articulam maneiras de romper com relações de dependência para, deste modo, alcançar a categoria de estudante, de trabalhador e de adulto Muito além de termos modelos específicos e teoricamente preocupados com a emancipação, mercado de trabalho, cidadania, ou quaisquer que sejam os objetivos, haverá o jovem concreto, agente concreto, em situações concretas – que vão, desde situações de classe, passando por diversos outros marcadores sociais de diferença, e chegando a sua condição de “idade escolar” Sendo assim, a pesquisa apreendeu parte da construção da realidade do Ensino Médio no Brasil, sistematizando alguns conflitos teóricos, pedagógicos e práticos que aparecem nas propostas oficiais e em pesquisas academicas A despeito das disputas de concepções politicas e teóricas sobre as definições do Ensino Médio, destacamos que há uma rotina de práticas de matrículas, ensino-aprendizagem, escolas funcionando e agentes se movimentando e dando sentidos ao que se define como última etapa da Educação Básica Nesse sentido, algumas ações do Governo Federal e de Governos Estaduais vão induzindo a configuração de alguns modos de organizar o ensino médio Principalmente, percebemos o Enem como um catalizador, e as Propostas Curriculares de cada estado influencia e induz conteúdos de ensino praticados nas escolas Persiste a questão do quanto o ensino médio é uma passagem para o ensino superior, um requisito fundamental para inserção no mercado de trabalho, um espaço de preparação para a cidadania e para a vida de forma genérica Em termos ideológicos o debate persiste no problema de uma escola que leve à emancipação do trabalhador e superação do capitalismo, à inserção no mercado de trabalho e exercício da cidadania nos marcos do capitalismo e/ou acesso ao ensino superior através de exames difíceis, diante da escassez de vagas nos cursos de formação para atividades liberais e de destaque na estratificação social