Navegando por Autor "Almeida, Denise Maria Fank de"
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Item A interlocução dos instrumentos normativos do trabalho do/a assistente social com a ética profissional(2022-09-15) Santos, Jaqueline Zuin dos; Guedes, Olegna de Souza; Almeida, Denise Maria Fank de; Alves, Jolinda de Moraes; Sousa, Daniela Neves de; Silva, Silmara Carneiro eEsta pesquisa tem como objetivo analisar os instrumentos normativos do trabalho do/a assistente social na sua interlocução com a ética profissional que orienta esses/as profissionais. O estudo faz-se relevante tendo-se em vista a necessidade de reflexão sobre a complexidade da normativa em sua expressão no cotidiano de trabalho dos/as assistentes sociais. Para efetivação desta proposta, em um primeiro momento foi realizada a revisão bibliográfica com vistas a se contemplar os temas que perpassam esta discussão tais como o aparato jurídico formal no âmbito da sociedade burguesa, o percurso socio-histórico de construção dos instrumentos normativos do Serviço Social e a constituição de uma direção ética. O trabalho resgata a trajetória histórica da profissão e de seus instrumentos normativos a fim de demonstrar a complexidade dessa construção e a expressão de seu amadurecimento após o movimento de reconceituação. Na sequência, foi realizada a pesquisa empírica, por meio de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que participaram do processo de construção das resoluções do Conselho Federal de Serviço Social que versam sobre o trabalho do/a assistente social. Foi realizada a pesquisa documental junto às ATAS de reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização/Seccional de Londrina a fim de se mapear e problematizar os aspectos do cotidiano profissional que chegam até a fiscalização como desafios no cumprimento do marco legal da profissão, bem como os mecanismos de intervenção do CRESS PR/Seccional de Londrina na atuação em defesa e valorização dessa profissão e de seu Projeto Ético Político. O processo analítico construído por meio da pesquisa, permitiu concluir que a norma cumpre um papel importante na realidade a medida que expressa um determinado patamar de socialidade, e no caso de uma profissão, seu grau de maturidade, contudo, o limite da norma é a própria realidade concreta, constituída de contradições. A elaboração do relatório final da pesquisa buscou contribuir com a discussão sobre os instrumentos normativos constitutivos do trabalho do/a assistente social e os desafios éticos no cotidiano profissional.Item As características do trabalho de assistentes sociais no Creas/Paefi na região de Araçatuba/SP : competências, atribuições, requisições e demandas(2022-09-23) Lima, Thiago Agenor dos Santos de; Torres, Mabel Mascarenhas; Almeida, Denise Maria Fank de; Sposati, Aldaiza de Oliveira; Rodrigues, Terezinha de Fátima; Sgorlon, Claudiana Tavares da SilvaDesde o golpe parlamentar de 2016, que abrangeu aspectos jurídico, político e econômico, são identificadas profundas alterações na condução do SUAS, pelo “desgoverno” federal. No ano de 2022, a Política de Assistência Social (PAS) completa 34 anos do seu reconhecimento como política pública e direito social, e, com o Suas, 18 anos do início da implantação dos Creas/Paefis. A tese defendida é que a capacitação teórico-metodológica, ético-político e técnico-operativa da formação profissional de assistentes sociais, possibilita a construção de um exercício profissional qualificado, no âmbito do SUAS e, especialmente, no CREAS. A pesquisa apresentada para a construção desta tese tem como objetivo geral conhecer as competências, atribuições, requisições e demandas identificadas no trabalho dos/as assistentes sociais, nos Creas/Paefi implantados na Região Administrativa (RA) de Araçatuba/SP. Os objetivos específicos estabelecidos são: compreender como os assistentes sociais executam as ações no Creas/ Paefi; identificar as condições de trabalho do assistente social no âmbito da PAS, e, reconhecer as demandas e os demandatários do trabalho do/a assistente social no âmbito do Creas/Paefi. Para efetivar a pesquisa, foi necessário elaborar procedimentos metodológicos, abarcando desde a revisão de literatura até a pesquisa envolvendo sujeitos. A revisão da literatura envolveu o mapeamento das produções publicadas pelo conjunto Cfess/Cress; Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), renomeado Ministério da Cidadania; artigos publicados em periódicos da área sobre a PAS e o trabalho de assistentes sociais na referida política. A pesquisa documental foi referenciada em legislações, resoluções e normativas, elaboradas tanto pelo Ministério da Cidadania, como pelo conjunto Cfess/Cress, sobre a PAS e o trabalho de assistentes sociais. Os sujeitos da pesquisa foram os assistentes sociais que atuam no Creas/Paefi na região de Araçatuba. A partir de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, as assistentes sociais registraram sua experiência de trabalho, os desafios e as possibilidades de trabalhar na PAS. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa, viabilizando a sua realização. Os resultados da pesquisa indicam a importância de se compreender a relação histórica e política do Serviço Social com a PAS, destacando como a formação em Serviço Social contribui para dar sustentação aos objetivos de proteção, cuidado e atenção, realizados nos serviços do Paefi. Observou-se a importância do trabalho em equipe e a necessidade de resgatar o estabelecido na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB/RH), no tocante às equipes de referência e construção do modo como o trabalho será planejado, organizado e executado. Entretanto, percebeu-se a necessidade de aprimorar o conteúdo técnico-científico do Suas e os fundamentos do Serviço Social, ampliando os estudos e as pesquisas sobre as ações, estratégias de planejamento e avaliação construídas pelos/as assistentes sociais, para realizar o trabalho profissional desenvolvido com os sujeitos referenciados no Creas/Paefi, nas situações de violência; na violação de direitos; nas precárias condições de vida; e nas possibilidades de resistência diante de um capitalismo cada vez mais predatório. Outro resultado que mereceu destaque refere-se às alterações no ordenamento da PAS, em decorrência da pandemia da covid-19, desde a descontinuidade do financiamento, as alterações nos procedimentos de atendimento as cidadãs-usuárias, até a precarização das condições objetivas de trabalho de assistentes sociais, assim como os demais trabalhadores do SUAS.Item A efetivação das competências e atribuições legais na atividade profissional dos assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Londrina - PRAlmeida, Denise Maria Fank de; Duarte, Evaristo Emígdio Colmán [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Estevão, Ana Maria RamosResumo: Temos como objeto deste estudo verificar a efetivação das competências e atribuições legais na atividade profissional dos assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Londrina Para tanto, fizemos uma classificação dos incisos dos artigos 4º e 5º, que tratam das competências e atribuições privativas do assistente social de acordo com a lei 8662/93, em cinco (5) grupos diferenciados de acordo com a natureza diferenciada das atividades que passaremos a designar como: de gestão, instrumentais, de pesquisa, indefinidos e evidentes De acordo com esses grupos, classificamos as atividades realizadas pelos sujeitos desta pesquisa, os assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Londrina Concluímos, primeiro, que a Lei regulamentadora da profissão do assistente social é expressão da legitimidade e do reconhecimento social do Serviço Social Segundo, na classificação, os incisos dos artigos 4º e 5º se concentram nos dois primeiros grupos de gestão e instrumentais, o mesmo ocorrendo na prática Terceiro, são as competências do assistente social, previstas no artigo 4º que mais se expressam na ação cotidiana Quarto, quanto maior o cargo, a responsabilidade técnica do profissional, maior o grau de participação nas decisões, maior a autonomia profissional Quinto, quanto maior a experiência profissional, maior o entendimento do que seja a profissão numa perspectiva de gestão, principalmente em relação à assistência social Sexto, a proposta de mudar a Lei, passando a detalhar instrumentos, seria um rebaixamento na legitimação que o Serviço Social já alcançou Mesmo com limitações, percebeu-se, pelo levantamento feito neste estudo, que há uma crescente compreensão por parte dos profissionais de que a demanda da sociedade é pela gestão de serviços sociais e políticas sociaisItem As frações de classe no processo de revisão do Plano Diretor do Município de Londrina (2018 ? 2028)Marques, Jéssika Vieira; Cordeiro, Sandra Maria Almeida [Orientador]; Fraga, Nilson Cesar; Almeida, Denise Maria Fank deResumo: O ordenamento e desenvolvimento das cidades segue a lógica do capital, com as intervenções visando favorecer o conjunto ou as frações de classe voltadas ao processo de acumulação em detrimento da chamada classe que vive do trabalho A esta lógica não está isenta a dinâmica do planejamento urbano Esta se subordina, historicamente, aos objetivos do capital, o qual recorre, para sua efetivação, ao poder de Estado Através deste último se realizam iniciativas com caráter burocrático, funcionalista e voltadas à produção e reprodução das condições de exploração existentes na sociedade capitalista vigente No que concerne ao objeto de estudo a investigação desenvolvida analisa, como em determinada conjuntura, o plano diretor, que ganha maior visibilidade somente após a regulamentação do Estatuto da Cidade, assume o carater de instrumento de gestão dos municípios, valendo-se para tal, no plano ideológico, da formulação segundo a qual as medidas visam proporcionar não somente um planejamento de cunho democrático e participativo, mas condizente com a realidade e as demandas locais Complementar a isso, se reforça a ideia de que a administração pública descentralizada também irá garantir que as cidades sejam planejadas em conformidade com as condições locais Visto que o processo de elaboração e implementação do Plano Diretor envolve a participação popular e diferentes segmentos da estrutura social local, se estabelece um jogo de forças envolvendo os mais diversos segmentos das classes, que se expressam no plano político à luz das necessidades econômicas Diante disto, se torna evidente a importância da participação social popular a fim de que a instância decisória e de debates não seja monopolizada por aqueles diretamente beneficiados pela acumulação de capital, se tornando um reflexo destas Assim, o objetivo deste estudo é analisar como as frações de classe expressam seus interesses ao longo do processo de revisão do Plano Diretor do município de Londrina/PR, considerando que este tem sido um processo marcado por um jogo de forças em que principalmente os segmentos empresarias tem manifestado seus interesses de forma a interferir no andamento da revisão e no ordenamento da cidadeItem Integralidade da proteção social na assistência social : a efetivação da referência e da contrarreferência no município de Narandiba/SPBomfim, Jéssica Caroline Medeiros Silva; Campos, Eliane Christine Santos de [Orientador]; Rojas Couto, Berenice; Almeida, Denise Maria Fank deResumo: O tema desta pesquisa é a necessária relação entre referência e contrarreferência na gestão da Política de Assistência Social, delimitando a análise ao município de Narandiba/SP A presente Dissertação tem como objeto de pesquisa as funções de referência e contrarreferência enquanto efetivações da integralidade da proteção social na Política de Assistência Social no município estudado, visando analisar a articulação dos níveis de complexidade da proteção social nessa política pública, a partir das referidas funções na operacionalização dos serviços socioassistenciais implementados no município A metodologia classificou-se como qualitativa, descritiva, com fase exploratória, revisão bibliográfica, revisão de fonte documental e pesquisa de campo O caminho teórico percorrido passou pela discussão de conteúdos a respeito da proteção social no Brasil e na Política de Assistência Social, perpassando pelo desenvolvimento do sistema de proteção social no processo histórico e os direcionamentos para a política social estudada Igualmente, perpassa pela compreensão da função de referência e de contrarreferência, e as formas de organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que direcionam para a garantia e a efetivação da integralidade da proteção social na Política de Assistência Social A pesquisa de campo buscou a compreensão da organização do SUAS em relação à referência e à contrarreferência no município de Narandiba/SP, através da ótica dos gestores, coordenadores e técnicos dos serviços socioassistenciais, visando identificar, por meio de roteiro de entrevista elaborado, fluxos, conexões e estratégias para a garantia de efetivação do atendimento integral do usuário na Política de Assistência Social, levantar e sistematizar os desafios de implantação dessas funções no município pesquisado Dentre os elementos que emergiram nesse processo, ressalta-se a necessidade de se pensarem estratégias específicas aos municípios de pequeno porte, sendo necessário, ainda, que estes, diante do contexto atual, sejam capazes de politizar o debate, de forma a poderem resistir, articular e garantir a efetivação integral da proteção social na Política de Assistência SocialItem Os limites e possibilidades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo em Londrina(2023-09-27) Santos, Juliana Rodrigues da Cruz; Almeida, Denise Maria Fank de; Amaral, Wagner Roberto do; Coelho, Kathiuscia FreitasO presente trabalho tem como objetivo analisar os limites e possibilidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo em Londrina. Deste modo, para alcançar esse objetivo, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, pesquisa documental e a de campo, que se deu por uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Importante salientar que esta pesquisa passou pelo comitê de ética e possui parecer consubstanciado do CEP com número 5.703.387.Como universo da pesquisa, delimitamos uma amostragem a partir das dezessetes instituições de terceiro setor conveniadas com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina, que atendessem as modalidades de atendimento II e III do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A partir disso, construímos esse estudo dividido em seis capítulos: o primeiro se deu na construção da introdução deste trabalho; o segundo, para concepção de Estado; no terceiro retomamos a história da criança e do adolescente no Brasil e a proteção social; no quarto, abordamos a Política de Assistência Social e o próprio Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); no quinto discutimos o SCFV em Londrina; e, por último, a análise dos limites e possibilidades no SCFV de Londrina. As entrevistas semiestruturadas ocorreram com coordenadores pedagógicos e ou assistentes sociais e um sujeito interlocutor das instituições do terceiro setor. As principais conclusões são: Existem algumas especificidades do município de Londrina, a Secretaria Municipal de Assistência Social foi criando, baseada, é claro, nas orientações da própria tipificação nacional de serviço socioassistencial, a forma do município fazer a gestão e acompanhar este serviço. Desta maneira, foi elaborando maneiras de conduzir o processo e se aproximar das instituições de terceiro setor, sendo algo importante para construir a política pública, o que a partir deste estudo indica que amplia a proteção social, pois qualifica a oferta do serviço. Assim, é possível compreender que o SCFV executado no município de Londrina pode, sim, contribuir com a oferta de proteção social apresentada por adolescentes que são atendidos. Mesmo em meio aos desafios, amplia a participação dos indivíduos na sociedade no fortalecimento do território, no reconhecimento dos direitos de cada cidadão.Item Particularidades do federalismo brasileiro : a municipalização da gestão da política de assistência social em municípios de pequeno porte 1 na região da AMEPARMartins, Ana Claudia Vieira; Campos, Eliane Christine Santos de [Orientador]; Almeida, Denise Maria Fank de; Paula, Renato Francisco dos SantosResumo: O presente estudo tem como objetivo problematizar a municipalização da gestão da política de assistência social pós-redemocratização e intensificada pelo Suas nos municípios de pequeno porte 1 pertencentes à Amepar-PR O processo investigativo, de natureza qualitativa, contemplou revisão bibliográfica, pesquisa documental e de campo A revisão bibliográfica, base de sustentação desse estudo, buscou na teoria crítica, reconhecer o Estado brasileiro, seu pacto federativo, sua organização administrativa, perpassando pelas reformas administrativas que culminaram na organização do Estado brasileiro atual A pesquisa documental se debruçou aos marcos regulatórios da política de assistência social, com ênfase na gestão, criando um desenho de sua trajetória até os dias atuais Quanto à pesquisa de campo teve como sujeitos pesquisados gestores da política de assistência social e técnicos lotados no órgão gestor dessa política, a fim de identificar empiricamente como se desdobraram as regulações da política de assistência social, em âmbito local, intensificadas pós constituição do Suas A análise dos dados fora mediada por eixos temáticos que consideraram a dimensão política, organizacional e cultural presentes na política de assistência social Os resultados permitiram apreender que pós redemocratização e intensificadas, no caso da política de assistência social, pós Suas, os municípios receberam um conjunto normativo-legal que demanda uma qualificação da função de gestão, indo de encontro ao modelo gerencial do Estado brasileiro Os sujeitos envolvidos com a gestão dessa política têm forjado esforços para adequá-las, ao menos no campo da organização física, (dos serviços), ao contrário, no que tange ao arcabouço legal de regulação do Suas, em que, in loco não fora identificado avanços A pesquisa revela a existência de desafios quanto ao Suas nos municípios pesquisados, observa-se a prevalência do campo de disputa, que sempre permeou o Estado brasileiro e consequentemente suas políticas sociais, intensificada na política de assistência que permanece sendo desafiada pela sua trajetória inicial, constituída em uma lógica de filantropia Conclui-se que o Suas para além dos desafios presentes na conjuntura socioeconômica e política atual, em que se vivencia uma regressão de direitos, a partir dos dados levantados revela-se ainda a necessidade de rever as particularidades do sistema à municípios de pequeno porte 1Item Proteção social não contributiva no Brasil e Uruguai : estratégias de resistência aos ditames dos organismos multilateraisAlmeida, Denise Maria Fank de; Alves, Jolinda de Moraes [Orientador]; Cordeiro, Sandra Maria Almeida; Arregui, Carola Carbajal; Garrido, Maria Laura Vecinday; Costa, Lucia Cortes daResumo: A presente tese objetiva identificar quais foram as estratégias criadas pelos governos do Brasil e do Uruguai, nos anos 2, para organizar e implementar os sistemas de proteção social não contributiva, como forma de resistência aos ditames dos organismos multilaterais A tese afirma que os países não alcançaram um sistema de proteção social mais amplo Muito embora isso tenha sido previsto em legislações, de fato não se concretizou No entanto, a partir da ação de sujeitos internos ao governo, ou externos a ele, como partidos políticos, movimentos sociais e organizações não governamentais, ocorreram pressões e/ou pactuações que resultaram em estratégias de resistência ao modelo neoliberal, ampliando a noção de proteção social não contributiva e, consequentemente, a forma como foi estruturada nos dois países Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e explicativa composta de revisão bibliográfica, seguida de análise documental e de campo com entrevistas com sujeitos significativos e informantes nos dois países As fontes documentais constituíram-se de arquivos públicos, documentos e legislações acessados nos sites dos Ministérios de Desenvolvimento Social do Brasil e do Uruguai, entre outros, durante o ano de 217 Os resultados permitiram confirmar que as diretrizes do Banco Mundial são adotadas, porém a proteção social não contributiva se materializou de forma mais ampla, nos dois países, no momento em que governos de centro-esquerda e/ou democrático populares chegaram ao governo federal Dessa forma, foram construídas estratégias de resistência por meio de articulações e pactuações, cujos protagonistas são pessoas vinculadas ao governo, militantes dos partidos políticos, mas também aos movimentos sociais, conselhos deliberativos, órgãos de articulação e pactuação da própria política pública, grupos específicos e da sociedade em geral Tais estratégias verificam-se na implementação de serviços e programas para atender algumas das demandas sociais da população, além do que preconizam os organismos multilaterais, como o atendimento a segmentos populacionais sem acesso ao mercado de trabalho, idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, pessoas vitimas de violência e/ou em situação de rua A Política Nacional de Assistência Social no Brasil e o Plan de Equidad do Uruguai são marcos dessa resistência ao modelo neoliberal, cujos serviços, programas e benefícios ofertados indicam que houve ampliação da concepção de proteção social não contributiva Os dois países adotaram o Estado Social Democrático de Direito pautado na defesa da democracia, com eleições livres, periódicas e pelo povo e na afirmação da responsabilidade do Estado em relação à proteção social numa concepção alargada de proteção social não contributivaItem Rede de atenção a pessoa idosa: proteção e cuidado na velhice(2022-12-20) Lone, Joyde Regina Mendes; Torres, Mabel Mascarenhas; Almeida, Denise Maria Fank de; Soares, NanciO aumento da população longeva observado nas últimas décadas exige políticas sociais que assegurem o exercício dos direitos fundamentais preconizados pelo Estatuto da Pessoa Idosa. O atendimento da pessoa idosa é transversal às políticas sociais, portanto, para responder às necessidades dessa população é essencial a organização dos serviços em rede de atenção à pessoa idosa em uma perspectiva intersetorial. Nesse sentindo, a dissertação ora apresentada tem por objetivo geral conhecer as respostas dos gestores dos serviços da rede às demandas da pessoa idosa em Londrina. Os objetivos específicos são: entender como os serviços de proteção e atendimento são organizados tanto na rede socioassistencial, como na rede intersetorial; identificar como são construídas as ações intersetoriais que caracterizam a política de atendimento direcionada a população idosa. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa, exploratória, a partir do cumprimento dos seguintes procedimentos metodológicos: a revisão de literatura em artigos publicados em periódicos da área, livros físicos e digitais sobre o tema da velhice, processos de envelhecimento, estruturação da política de atenção a população idosa; pesquisa em documentos relacionados a proteção e cuidado na velhice e dos direitos da pessoa idosa. Esta pesquisa envolveu sujeitos, dessa forma foram realizadas seis entrevistas, por meio de roteiro de questões semiestruturadas, utilizando a plataforma digital google meet. As entrevistas foram transcritas, os dados sistematizados a partir dos seguintes eixos de análise: o lugar ocupado pela pessoa idosa no município de Londrina, a compreensão de proteção, direitos e cuidados direcionados a população idosa, a rede de atendimento e proteção direcionada a população longeva, os elementos que direcionam a tomada de decisão sobre a prestação de serviços para a pessoa idosa, os desafios enfrentados cotidianamente pelos profissionais que atuam na prestação de serviços e o controle social. A análise dos dados e os resultados da pesquisa foram apresentados ao longo de toda dissertação. É relevante informar que o desenvolvimento desta pesquisa foi realizado a partir da Gerontologia Social Crítica, cuja proposta é estudar o envelhecimento da pessoa idosa a partir da sua condição de classe, raça e relações de gênero. Os resultados da pesquisa indicam que o município de Londrina desenvolve uma política municipal de atendimento a pessoa idosa, tomando como referência a Política Nacional da Pessoa Idosa (1994), Política Nacional de Assistência Social (2004) e o Estatuto da Pessoa Idosa (2022), entre outras legislações e normativas destacando a preocupação do município com a construção do Plano Municipal do Idoso, a realização das Conferência Municipais e elaboração do diagnóstico Socioterritorial 2020. Outros resultados merecem destaque a saber: o atendimento da pessoa idosa, apesar de ser transversal, envolve especialmente a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal do Idoso e a Autarquia Municipal de Saúde. Os serviços de atendimento a pessoa idosa são realizados pelo Estado e por meio de parcerias com as OSC. Em que pese esta relação é relevante que o Estado tenha a primazia na criação e condução dos serviços, com equipamentos próprios, sobretudo daqueles que tem sido essencial para o atendimento das necessidades fundamentais da pessoa idosa.Item O trabalho do assistente social na política de assistência social nos municípios de pequeno porte II do Mato Grosso do Sul : as características da atuação profissional no órgão gestorSouza, Mariana Leal de; Torres, Mabel Mascarenhas [Orientador]; Sgorlon, Claudiana Tavares da Silva; Ghiraldelli, Reginaldo; Almeida, Denise Maria Fank de; Campos, Eliane Christine Santos deResumo: A presente tese apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objeto é o trabalho das assistentes sociais no órgão gestor da Política Municipal de Assistência Social dos municípios de Mato Grosso do Sul (MS) O objetivo geral foi identificar as contribuições do trabalho dos assistentes sociais dos órgãos gestores de município de pequeno porte II de Mato Grosso do Sul na elaboração e na execução da Política Municipal de Assistência Social Os objetivos específicos são: identificar as funções exercidas pelos assistentes sociais nos órgãos gestores municipais da Política de Assistência Social; Conhecer as requisições, demandas, atividades, instrumentos técnico-operativos e de gestão, e competências do exercício profissional de assistentes sociais vinculados aos órgãos gestores do estado do Mato Grosso do Sul; Entender as contribuições do trabalho das assistentes sociais no órgão gestor para o direcionamento e gestão da Política de Assistência Social A pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, foi composta de revisão bibliográfica, pesquisa documental e de campo, envolvendo assistentes sociais como sujeitos participantes da pesquisa A partir da revisão de literatura, foi possível identificar os autores que estudam a PAS e o trabalho de assistentes sociais na referida política A pesquisa documental realizada a partir do estudo de documentos e normativas relativas a PAS, buscando identificar o ordenamento da política, abarcou também o estudo dos planos plurianual, dos relatórios de gestão e relatórios das conferências Municipais de Assistência Social Este caminho metodológico mostrou-se assertivo, pois as assistentes sociais participantes da pesquisa indicam a elaboração dos planos e relatórios de gestão como uma das atribuições requeridas no exercício profissional no órgão gestor A pesquisa documental abrangeu os marcos regulatórios da profissão e nos instrumentos de gestão, o que possibilitou identificar a importância do conhecimento e do trabalho do assistente social tanto na implantação, como na execução da PAS A pesquisa de campo realizada com os assistentes sociais que atuam nos órgãos gestores dos Municípios de Pequeno Porte II do estado de Mato Grosso do Sul ocorreu por meio do envio de questionário em 219, contendo perguntas fechadas e abertas sobre a formação profissional, o trabalho nos órgãos gestores, as demandas e os desafios cotidianos O questionário foi respondido por 11 assistentes sociais A análise dos dados foi mediada por eixos temáticos, a saber: Formação profissional, Trabalho e Condições de Trabalho e Exercício profissional no órgão gestor Assim foi possível apresentar a trajetória da Política de Assistência Social em âmbito nacional, destacando as particularidades da implantação da referida política no estado do Mato Grosso do Sul Os resultados permitem visualizar as características, as contribuições para a construção e execução final da PAS, as tendências do trabalho das assistentes sociais nos órgãos gestores da PAS Foi identificado que o trabalho das assistentes sociais caracteriza-se pelas ações voltadas ao planejamento e execução da prestação de serviços e da consolidação do SUAS, ao monitoramento com vistas a estabelecer as ações de vigilância, e, a assessoria a rede socioassistencial e as instâncias de controle social