02 - Mestrado - Arquitetura e Urbanismo
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Navegando 02 - Mestrado - Arquitetura e Urbanismo por Autor "Azuma, Mauricio Hidemi"
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Item Proposta de um componente de laje em madeira lamelada serrada com protensão transversal utilizando estratégia de deslocamento vertical intercalado de suas lâminas(2023-06-26) Reis, Bianca Bispo dos; Moura, Jorge Daniel de Melo; Azuma, Mauricio Hidemi; Christoforo, André Luis; Pletz, EveraldoAs deficiências apresentadas nos pisos de assoalho de madeira, como problemas de desconforto acústico e danos às áreas mais utilizadas da estrutura, afetam negativamente a qualidade de vida dos moradores. A disposição dos elementos não garante uma distribuição uniforme de carga na estrutura, comportando-se praticamente como um conjunto de vigas independentes. Ao contrário do que ocorre em uma placa maciça, onde os esforços são distribuídos em duas direções, minimizando a transmissão de vibrações e ruídos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é propor um componente de laje maciça para construção civil, aplicando a tecnologia de tabuleiros de madeira laminada protendida transversalmente, utilizada apenas para a construção de passarelas e pontes. No entanto, buscando reduzir o consumo de madeira, peso e custo, esta pesquisa propõe um componente de laje com um arranjo geométrico diferente do originalmente utilizado nos tabuleiros. Foi utilizada como estratégia para melhorar o desempenho desses componentes a inclusão de deslocamentos verticais intercalados nas lâminas de sua seção transversal, a fim de aumentar a inércia do conjunto. Os resultados obtidos através dos 6 protótipos construídos apresentaram excelentes resultados, representando um grupo bastante homogêneo. Dois grupos de corpos de prova, controle e proposto, sem deslocamento vertical e com deslocamento, respectivamente, foram idealizados a fim de se comparar a diferença de desempenho á tensões de flexão entre as duas composições. Em relação ao carregamento correspondente à flecha preconizada pela norma, quando comparados aos dois grupos, observamos um aumento significativo de rigidez, em média, de 41,2%. Em termos de carga de ruptura, o grupo controle mostrou desempenho superior em 10% sobre o grupo proposto. Conclui-se, portanto, que a estratégia utilizada nesta pesquisa, mostra-se altamente eficaz, representando um começo promissor para futuras pesquisas que possam dar continuidade à proposta deste estudo.Item Simulações imersivas como ferramentas de apoio no processo de co-design: o uso de motores de jogos na realidade virtual(2021-09-17) Mandola, Juliana Bambini; Imai, César; Azuma, Mauricio Hidemi; Cuperschmid, Ana Regina MizrahyAtualmente, a colaboração entre grupos e indivíduos tem se tornado um processo decisivo para garantir e satisfazer as necessidades específicas em projetos na área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Esta colaboração requer uma comunicação que utilize instrumentos compreensíveis pelos usuários e que incentive sua participação nas etapas iniciais do projeto. Muitas vezes, entretanto, as linhas de comunicação acabam sendo comprometidas por códigos e convenções não reconhecíveis pelo usuário leigo, podendo colocá-lo em situação de estresse e desconforto ao tentarem participar ativamente do processo de projeto. Desta forma, torna-se necessário a elaboração de ferramentas que sirvam de apoio aos usuários nestas etapas iniciais. O principal objetivo desta pesquisa é propor uma ferramenta que auxilie a coleta de informações com os usuários por meio das simulações virtuais imersivas e interativas durante o processo de Co-Design, permitindo uma troca de informações mais eficiente e o desenvolvimento de projetos que atendam às demandas dos usuários. Para isso, a pesquisa utiliza a abordagem da metodologia Design Science Research (DSR), a qual propõe a elaboração de um artefato que permita discutir soluções para os problemas encontrados. Para esta pesquisa, o artefato foi proposto como uma plataforma de simulação imersiva e interativa a partir do uso associado de estratégias baseadas em jogos e na tecnologia de Realidade Virtual por meio dos óculos imersivos. Desta forma, a pesquisa buscou explorar as potências, limitações e interações das simulações imersivas como ferramentas de apoio no processo de Co-Design, permitindo uma troca de informações mais eficiente e possibilitando o desenvolvimento de projetos que atendam às demandas dos usuários.