02 - Mestrado Profissional - Química
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Química por Autor "Cirino, Marcelo Maia"
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Item A importância da água para a vida : o uso da tabela periódica no ensino de ciências(2022-12-02) Pedro, Natacha Thaisa Bello; Zaia, Dimas Augusto Morozin; Cirino, Marcelo Maia; Santin Filho, Ourides; Zaia, Cássia Thais Bussamra VieiraPartindo de uma temática interdisciplinar entre Química Prebiótica, Química e Biologia por meio dos temas água, elementos químicos e tabela periódica, foi desenvolvido um material de apoio para o ensino do conteúdo da tabela periódica articulando esses temas, direcionado a alunos do Ensino Médio. A produção de dados da pesquisa foi realizada a partir de três questionários (pré-aula, pós-aula e tardio) aplicados em sala de aula, com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Jacinto Ferreira de Sá. A aula também contou com uma ferramenta de apoio chamada “Tabela Periódica Interativa” com a qual os alunos puderam estudar a organização periódica dos elementos. Por meio da aplicação dos questionários pré-aula e pós-aula, pode-se observar que os alunos obtiveram melhores resultados acerca da compreensão dos conceitos de átomo, molécula e elemento químico, os quais foram obtidos pela aula ministrada. Puderam também identificar as diferenças entre a concentração de sais na água potável e na água do mare estabeleceram relações entre alguns elementos químicos no corpo humano. Um dado importante desse trabalho foi a listagem e identificação, por categorias, sobre a importância da água para a vida em diversas atividades do cotidiano, sendo essas: alimentação, sobrevivência e uso doméstico. Com relação ao questionário tardio, ou seja, aplicado 5 meses após a aula, identificamos uma porcentagem igual (73,3 ? 7,0%) nas respostas corretas em relação ao questionário pós-aula (80,8 ? 6,3%). Apesar da média obtida 5 meses após seja um pouco menor que a média pós aula, portanto indicado uma tendência ao esquecimento dos conteúdos ensinados, do ponto de vista estatístico estes resultados não são diferentes. Cabe frisar ainda que a porcentagem de acertos nos questionários pós aula e tardio foi maior que a obtida pelo questionário pré-aula (66,2 ? 8,0%) significando retenção de conhecimento por uma parcela de alunos. A partir da análise dos dados, concluiu-se que os questionários contribuíram positivamente para a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos e de suas dificuldades e lacunas relacionadas ao tema tabela periódica, Química e Biologia.Item Astrobiologia : uma proposta de experimento e perfil dos pesquisadores no BrasilRusso, Marcelo Eduardo; Zaia, Dimas Augusto Morozin [Orientador]; Solci, Maria Cristina; Cirino, Marcelo MaiaResumo: Este trabalho foi dividido em duas partes A parte I consiste no desenvolvimento de um material didático para ser utilizado como introdução à ciência da Astrobiologia, com foco na temática da agricultura espacial para alunos do ensino médio Foram realizados três testes pilotos para testar o plantio de feijão preto e milho em duas amostras de solo sendo a primeira em um solo terrestre (ST) e a segunda em um solo basáltico, simulado ao solo marciano (SM) A evolução destes plantios foi realizada por meio de análises de primeira contagem de germinação (PCG), comprimento de parte aérea (CPA), comprimento de raiz primária (CRP) e área foliar (AF) Os resultados das análises mostraram melhores valores para ST quando comparado com SM, tanto para o feijão preto quanto para o milho Entretanto, as características das análises selecionadas permitem a aplicação fácil e correta em um ambiente escolar A parte II consiste na análise dos pesquisadores que desenvolvem pesquisa cientifica na área da Astrobiologia no Brasil Para isto utilizou-se de duas bases de dados brasileiras: a plataforma Lattes (PL) do CNPq e o banco de Teses de Dissertações (BTD) da CAPES Os descritores utilizados foram: astrobiologia, astrobiology, astroquímica, extremófilos, meteorites, planetas habitáveis e química prebiótica Observaram-se que os cursos de graduação e doutorado finalizados pelos pesquisadores foram predominantemente das Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas Dos 45 pesquisadores participantes, 39 possuem vínculo empregatício com em Instituições de ensino superior ou centros de pesquisa no Brasil e todas as regiões demográficas possuem pelo menos um pesquisador atuando com pesquisa cientifica em AstrobiologiaItem O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitosLuz, Carlos Augusto; Nixdorf, Suzana Lucy [Orientador]; Cirino, Marcelo Maia; Silveira, Marcelo Pimentel daResumo: Considerando que o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na sala de aula vem ganhando força, devido à necessidade de metodologias que despertem o interesse dos alunos, pode-se utilizar esse recurso, tanto para fins de entretenimento, quanto para a discussão de conceitos científicos A introdução dos quadrinhos no ambiente escolar tem gerado novos desafios aos educadores, trazendo à tona a necessidade de se compreender melhor possibilidades de utilização deste gênero como recurso didático Entretanto, ainda são escassas as obras publicadas sobre esse tema, o que leva ao desconhecimento por parte do professor, sobre como aplicar, de forma efetiva, os quadrinhos na sala de aula No intuito de investigar que contribuições a utilização de HQs pode trazer para o ensino de Química, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial das HQs produzidas pelos alunos para a abordagem e a problematização de conceitos de Termoquímica Para tal, foi considerada uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de quadrinhos em uma turma do segundo ano do Ensino Médio, na qual o pesquisador é também o professor da turma Foram selecionadas 8 HQs produzidas pelos alunos, e analisadas com relação aos seguintes parâmetros: caráter criativo, incentivo à pesquisa, uso ou não da linguagem científica, da capacidade de argumentação, utilização dos conceitos químicos implícita e explicitamente e concepções alternativas dos alunos com relação a esses conceitos Além disso, para cada uma delas, discutiram-se possibilidades de uso e problematização Destacam-se, como uma das implicações do trabalho, no âmbito da sala de aula, a participação ativa dos alunos que se mostraram motivados e as possibilidades de uso do material como metodologias ativas para contribuir com a alfabetização científicaItem Experimentos de química verde numa abordagem CTS no ensino médio : ferramenta de construção de aprendizagens e promoção de desenvolvimento sustentávelSouza, Carla Cristina Onorio de; Alves, João Carlos [Orientador]; Cirino, Marcelo Maia; Sá, Marilde Beatriz ZorziResumo: Este trabalho teve por objetivo, com base numa perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), o ensino da Química utilizando experimentos baseados nos princípios da Química Verde A proposta possibilitou mudanças de paradigmas com relação à produção na indústria química e ao incentivo e desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, principalmente sobre as ações que as indústrias e a sociedade executam em relação aos cuidados com o meio ambiente e ao futuro da humanidade Para isso, foram elaborados um conjunto de aulas para alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, na sequência eles responderam a um questionário para avaliação dos conhecimentos prévios sobre Química Verde Para o 2º ano do Ensino Médio, foram abordados o tema cinética química e métodos de separação Foram realizados experimentos baseados nos princípios de Química Verde: Reação relógio de vitamina C e extração de limoneno de casca de cítricos utilizando CO2 líquido como solvente verde (solvente supercrítico) Para o 3º ano, o tema abordado em Química Orgânica foi biocombustíveis O experimento trabalhado foi o da obtenção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado e álcool etílico Após realização dos experimentos, os alunos escreveram sobre a importância da Química Verde e o desenvolvimento sustentável Por meio dos questionários aplicados foi possível verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e buscar aperfeiçoa-los A análise dos dados teve foco qualitativo utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), que consiste em três etapas, a unitarização das respostas obtidas, a categorização das mesmas e a produção de metatextos Foi identificado que os alunos conheciam muito pouco sobre o assunto, inclusive sobre a importância desta abordagem Todavia, no decorrer das aulas teóricas e práticas foi possível mudar concepções e rever paradigmas, de modo que ao final das atividades foi possível responder à pergunta inicialmente proposta de forma afirmativa: sim é possível promover o desenvolvimento sustentável com a construção da aprendizagem no ensino médio utilizando conceitos de química verdeItem O narguilé como temática contextualizada para o ensino de química orgânicaMoura, Osmar Vieira de; Carvalho, Gizilene Maria de [Orientador]; Cirino, Marcelo Maia; Sá, Marilde Beatriz ZorziResumo: O ensino da Química, em todas as suas dimensões, muitas vezes não faz sentido algum para os educandos, visto que carrega consigo décadas de abordagens tradicionais e currículos ultrapassados, tornando professores e alunos desmotivados Diante das dificuldades enfrentadas nos processos de ensino e de aprendizagem da Química é muito importante trazer para as aulas temas contextualizados e que façam parte do dia a dia do aluno, como por exemplo, o uso de drogas, tanto lícitas como ilícitas Nessa perspectiva, o presente trabalho destaca o aumento avassalador do uso do narguilé entre os jovens em idade escolar e os malefícios causados à saúde, mesmo disfarçado pela beleza do aparato Diante da problemática narguilé, aborda-se nessa pesquisa, uma proposta de ensino contextualizado sobre o assunto em pauta, desenvolvido através de uma sequência didática embasada nos três momentos pedagógicos Essa proposta foi pensada e elaborada para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com o propósito de contextualizar o ensino de Química Orgânica, visando a conscientização e o debate de informações referentes aos malefícios provocados pela prática do uso do narguilé A sequência didática foi planejada para ser desenvolvida em dez aulas, de 45 minutos cada, distribuídas em 5 encontros Para o primeiro encontro, o educador deverá disponibilizar aos educandos, um questionário com o propósito de elaborar um levantamento sobre as concepções prévias dos alunos sobre o tema proposto Vídeos curtos devem ser sugeridos e assistidos fora do período de aula com a finalidade de trazer mais informações sobre o tema No segundo encontro, propõe-se uma aula expositiva dialogada, com apresentação e introdução dos conceitos químicos Foi feito ainda, o levantamento das principais substâncias químicas presentes no narguilé, estabelecendo uma conexão com os conteúdos de Química Orgânica, principalmente os grupos funcionais, com suas características e propriedades Uma situação problema será disponibilizada aos educandos, visto que, eles encontram-se na busca por informações, indagações, levantamento de hipóteses e ultrapassagem de obstáculos relacionados ao narguilé No terceiro encontro, na perspectiva de problematizar e ampliar as possibilidades de construção de conhecimento, os alunos deverão responder as indagações e atividades propostas na situação problema apresentada No quarto encontro, propõe-se a construção de um painel integrado que será alicerçado em alguns referenciais teóricos, como forma de qualificar tal produção No quinto encontro, propõe-se um momento avaliativo, com o intuito de observar as possíveis alterações na elaboração conceitual dos estudantes em relação ao narguilé, bem como, se a sequência de atividades colaborara para o aprendizado de Química Orgânica Destacamos, no entanto, que a sequência de atividades poderá será realizada em número diferente de etapas, levando em consideração a realidade de cada turma e de cada escola, estando o professor livre para realizar as adaptações necessárias Como produto desse trabalho sugere-se a produção de um Artigo de Opinião referente ao uso do narguilé e a entrega da resolução da Situação-Problema para o professor, como mais uma ferramenta avaliativa Importa ainda, uma avaliação da sequência didática para percepção da visão do aluno Após a aplicação da sequência didática, espera-se que seja possível perceber a motivação e a construção de conhecimentos por parte dos estudantes, em relação ao estudo da química, especialmente quando os conceitos químicos são abordados de uma forma contextualizada e significativa, aproximando-os do contexto social e da própria realidade do educandoItem Utilização de aplicativos no ensino de química : uma proposta para o ensino de química orgânica(2023-08-24) Santana, Roberto Louza; Perez, Carla Cristina; Arrigo, Viviane; Cirino, Marcelo MaiaAs tecnologias digitais aplicadas ao ensino e à aprendizagem se encontram muito aquém do que se observa no cotidiano fora da escola. Não apenas no ensino de química, mas em todas as disciplinas e níveis escolares, os professores ainda resistem à utilização das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) em suas aulas. Seja por falta de incentivo, ou por desconhecimento das potencialidades destas ferramentas, o fato é que muitos ainda acreditam que o aprendizado esteja relacionado ao professor saber “explicar bem”. Felizmente, as ferramentas digitais como exemplo o Kahoot! e o Quizizz, que são o objeto deste estudo, estão sendo bastante popularizados e possibilitam que os docentes possam gamificar suas aulas. Isso torna-as mais agradáveis, prazerosas e incentiva jovens e crianças a se sentirem mais atraídos aos conteúdos com acréscimo dos conhecimentos. A disciplina de Química, sendo normalmente vista pelos estudantes como difícil, com fórmulas, símbolos e conceitos abstratos, reproduz preconceitos disseminados que tratam pejorativamente as “substâncias químicas e a própria ciência”. Os conteúdos, Isomeria Constitucional e Isomeria Espacial, foram selecionados para serem aplicados os jogos virtuais Kahoot! e Quizizz. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º Ano do Ensino Médio de um colégio estadual de Maringá/PR. Os resultados revelaram que os estudantes apresentaram uma motivação maior na realização das atividades com os jogos e uma melhor interação entre si. A análise dos dados na implementação das ferramentas digitais, demonstraram que os estudantes tomaram a atividade como positiva pela diferenciação de metodologias educacionais tradicionais de ensino que não instigam nem atraem a maioria dos alunos. O fator competitividade e o imediatismo necessário à execução do jogo também foram quesitos que tornaram a atividade prazerosa para os estudantes. Com isso, acreditamos que as tecnologias digitais podem ser um complemento a outros recursos pedagógicos, pois elas facilitam o planejamento, desenvolvimento e implementação dos jogos educacionais, que são aliados no processo de ensino da disciplina de química.