02 - Mestrado Profissional - Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Química por Autor "Cirino, Marcelo Maia"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importância da água para a vida : o uso da tabela periódica no ensino de ciências(2022-12-02) Pedro, Natacha Thaisa Bello; Zaia, Dimas Augusto Morozin; Cirino, Marcelo Maia; Santin Filho, Ourides; Zaia, Cássia Thais Bussamra VieiraPartindo de uma temática interdisciplinar entre Química Prebiótica, Química e Biologia por meio dos temas água, elementos químicos e tabela periódica, foi desenvolvido um material de apoio para o ensino do conteúdo da tabela periódica articulando esses temas, direcionado a alunos do Ensino Médio. A produção de dados da pesquisa foi realizada a partir de três questionários (pré-aula, pós-aula e tardio) aplicados em sala de aula, com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Jacinto Ferreira de Sá. A aula também contou com uma ferramenta de apoio chamada “Tabela Periódica Interativa” com a qual os alunos puderam estudar a organização periódica dos elementos. Por meio da aplicação dos questionários pré-aula e pós-aula, pode-se observar que os alunos obtiveram melhores resultados acerca da compreensão dos conceitos de átomo, molécula e elemento químico, os quais foram obtidos pela aula ministrada. Puderam também identificar as diferenças entre a concentração de sais na água potável e na água do mare estabeleceram relações entre alguns elementos químicos no corpo humano. Um dado importante desse trabalho foi a listagem e identificação, por categorias, sobre a importância da água para a vida em diversas atividades do cotidiano, sendo essas: alimentação, sobrevivência e uso doméstico. Com relação ao questionário tardio, ou seja, aplicado 5 meses após a aula, identificamos uma porcentagem igual (73,3 ? 7,0%) nas respostas corretas em relação ao questionário pós-aula (80,8 ? 6,3%). Apesar da média obtida 5 meses após seja um pouco menor que a média pós aula, portanto indicado uma tendência ao esquecimento dos conteúdos ensinados, do ponto de vista estatístico estes resultados não são diferentes. Cabe frisar ainda que a porcentagem de acertos nos questionários pós aula e tardio foi maior que a obtida pelo questionário pré-aula (66,2 ? 8,0%) significando retenção de conhecimento por uma parcela de alunos. A partir da análise dos dados, concluiu-se que os questionários contribuíram positivamente para a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos e de suas dificuldades e lacunas relacionadas ao tema tabela periódica, Química e Biologia.Item Astrobiologia : uma proposta de experimento e perfil dos pesquisadores no BrasilRusso, Marcelo Eduardo; Zaia, Dimas Augusto Morozin [Orientador]; Solci, Maria Cristina; Cirino, Marcelo MaiaResumo: Este trabalho foi dividido em duas partes A parte I consiste no desenvolvimento de um material didático para ser utilizado como introdução à ciência da Astrobiologia, com foco na temática da agricultura espacial para alunos do ensino médio Foram realizados três testes pilotos para testar o plantio de feijão preto e milho em duas amostras de solo sendo a primeira em um solo terrestre (ST) e a segunda em um solo basáltico, simulado ao solo marciano (SM) A evolução destes plantios foi realizada por meio de análises de primeira contagem de germinação (PCG), comprimento de parte aérea (CPA), comprimento de raiz primária (CRP) e área foliar (AF) Os resultados das análises mostraram melhores valores para ST quando comparado com SM, tanto para o feijão preto quanto para o milho Entretanto, as características das análises selecionadas permitem a aplicação fácil e correta em um ambiente escolar A parte II consiste na análise dos pesquisadores que desenvolvem pesquisa cientifica na área da Astrobiologia no Brasil Para isto utilizou-se de duas bases de dados brasileiras: a plataforma Lattes (PL) do CNPq e o banco de Teses de Dissertações (BTD) da CAPES Os descritores utilizados foram: astrobiologia, astrobiology, astroquímica, extremófilos, meteorites, planetas habitáveis e química prebiótica Observaram-se que os cursos de graduação e doutorado finalizados pelos pesquisadores foram predominantemente das Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas Dos 45 pesquisadores participantes, 39 possuem vínculo empregatício com em Instituições de ensino superior ou centros de pesquisa no Brasil e todas as regiões demográficas possuem pelo menos um pesquisador atuando com pesquisa cientifica em AstrobiologiaItem O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitosLuz, Carlos Augusto; Nixdorf, Suzana Lucy [Orientador]; Cirino, Marcelo Maia; Silveira, Marcelo Pimentel daResumo: Considerando que o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na sala de aula vem ganhando força, devido à necessidade de metodologias que despertem o interesse dos alunos, pode-se utilizar esse recurso, tanto para fins de entretenimento, quanto para a discussão de conceitos científicos A introdução dos quadrinhos no ambiente escolar tem gerado novos desafios aos educadores, trazendo à tona a necessidade de se compreender melhor possibilidades de utilização deste gênero como recurso didático Entretanto, ainda são escassas as obras publicadas sobre esse tema, o que leva ao desconhecimento por parte do professor, sobre como aplicar, de forma efetiva, os quadrinhos na sala de aula No intuito de investigar que contribuições a utilização de HQs pode trazer para o ensino de Química, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial das HQs produzidas pelos alunos para a abordagem e a problematização de conceitos de Termoquímica Para tal, foi considerada uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de quadrinhos em uma turma do segundo ano do Ensino Médio, na qual o pesquisador é também o professor da turma Foram selecionadas 8 HQs produzidas pelos alunos, e analisadas com relação aos seguintes parâmetros: caráter criativo, incentivo à pesquisa, uso ou não da linguagem científica, da capacidade de argumentação, utilização dos conceitos químicos implícita e explicitamente e concepções alternativas dos alunos com relação a esses conceitos Além disso, para cada uma delas, discutiram-se possibilidades de uso e problematização Destacam-se, como uma das implicações do trabalho, no âmbito da sala de aula, a participação ativa dos alunos que se mostraram motivados e as possibilidades de uso do material como metodologias ativas para contribuir com a alfabetização científicaItem Experimentos de química verde numa abordagem CTS no ensino médio : ferramenta de construção de aprendizagens e promoção de desenvolvimento sustentávelSouza, Carla Cristina Onorio de; Alves, João Carlos [Orientador]; Cirino, Marcelo Maia; Sá, Marilde Beatriz ZorziResumo: Este trabalho teve por objetivo, com base numa perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), o ensino da Química utilizando experimentos baseados nos princípios da Química Verde A proposta possibilitou mudanças de paradigmas com relação à produção na indústria química e ao incentivo e desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, principalmente sobre as ações que as indústrias e a sociedade executam em relação aos cuidados com o meio ambiente e ao futuro da humanidade Para isso, foram elaborados um conjunto de aulas para alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, na sequência eles responderam a um questionário para avaliação dos conhecimentos prévios sobre Química Verde Para o 2º ano do Ensino Médio, foram abordados o tema cinética química e métodos de separação Foram realizados experimentos baseados nos princípios de Química Verde: Reação relógio de vitamina C e extração de limoneno de casca de cítricos utilizando CO2 líquido como solvente verde (solvente supercrítico) Para o 3º ano, o tema abordado em Química Orgânica foi biocombustíveis O experimento trabalhado foi o da obtenção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado e álcool etílico Após realização dos experimentos, os alunos escreveram sobre a importância da Química Verde e o desenvolvimento sustentável Por meio dos questionários aplicados foi possível verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e buscar aperfeiçoa-los A análise dos dados teve foco qualitativo utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), que consiste em três etapas, a unitarização das respostas obtidas, a categorização das mesmas e a produção de metatextos Foi identificado que os alunos conheciam muito pouco sobre o assunto, inclusive sobre a importância desta abordagem Todavia, no decorrer das aulas teóricas e práticas foi possível mudar concepções e rever paradigmas, de modo que ao final das atividades foi possível responder à pergunta inicialmente proposta de forma afirmativa: sim é possível promover o desenvolvimento sustentável com a construção da aprendizagem no ensino médio utilizando conceitos de química verdeItem Investigando a interação de estudantes do ensino médio a partir da teoria do conectivismo na disciplina de química(2025-03-11) Lima, Anna Claudia; Cirino, Marcelo Maia; Souza, Aguinaldo Robinson de; Zuliani, Silvia Regina Q. AroA Teoria do Conectivismo descrita por George Siemens e Stephen Downes, em 2004, emerge da necessidade de elucidar a aprendizagem num contexto educacional imerso em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), no entanto, é pouco conhecida por profissionais da Educação Básica. O documento norteador para a elaboração dos currículos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), evidentemente reforça, em uma de suas competências gerais, que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica uma criticidade sobre as TDICs em sua compreensão, utilização e criação. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo investigar as interações dos estudantes a partir da perspectiva da Teoria do Conectivismo no ensino do conteúdo de ligação iônica. Para isso, foi elaborada uma Sequência Didática, baseada na proposta curricular do componente de Química no Currículo Paulista, articulando-a com a metodologia ativa do Team Based Learning (TBL), numa turma da 2ª série do Ensino Médio, mantendo-os ativos durante todo o processo de aprendizagem. É uma pesquisa qualitativa, descritiva numa abordagem de estudo de caso, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. Após a aplicação da Sequência Didática, foram utilizados instrumentos de coleta de dados para investigar as ações dos estudantes. Os estudantes apresentaram conexões diversas entre eles, livros didáticos e dispositivos digitais para resolver as tarefas do Estudo Dirigido Individual (EDI), sendo possível correlacionar as ações com três princípios conectivistas.Item O narguilé como temática contextualizada para o ensino de química orgânicaMoura, Osmar Vieira de; Carvalho, Gizilene Maria de [Orientador]; Cirino, Marcelo Maia; Sá, Marilde Beatriz ZorziResumo: O ensino da Química, em todas as suas dimensões, muitas vezes não faz sentido algum para os educandos, visto que carrega consigo décadas de abordagens tradicionais e currículos ultrapassados, tornando professores e alunos desmotivados Diante das dificuldades enfrentadas nos processos de ensino e de aprendizagem da Química é muito importante trazer para as aulas temas contextualizados e que façam parte do dia a dia do aluno, como por exemplo, o uso de drogas, tanto lícitas como ilícitas Nessa perspectiva, o presente trabalho destaca o aumento avassalador do uso do narguilé entre os jovens em idade escolar e os malefícios causados à saúde, mesmo disfarçado pela beleza do aparato Diante da problemática narguilé, aborda-se nessa pesquisa, uma proposta de ensino contextualizado sobre o assunto em pauta, desenvolvido através de uma sequência didática embasada nos três momentos pedagógicos Essa proposta foi pensada e elaborada para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com o propósito de contextualizar o ensino de Química Orgânica, visando a conscientização e o debate de informações referentes aos malefícios provocados pela prática do uso do narguilé A sequência didática foi planejada para ser desenvolvida em dez aulas, de 45 minutos cada, distribuídas em 5 encontros Para o primeiro encontro, o educador deverá disponibilizar aos educandos, um questionário com o propósito de elaborar um levantamento sobre as concepções prévias dos alunos sobre o tema proposto Vídeos curtos devem ser sugeridos e assistidos fora do período de aula com a finalidade de trazer mais informações sobre o tema No segundo encontro, propõe-se uma aula expositiva dialogada, com apresentação e introdução dos conceitos químicos Foi feito ainda, o levantamento das principais substâncias químicas presentes no narguilé, estabelecendo uma conexão com os conteúdos de Química Orgânica, principalmente os grupos funcionais, com suas características e propriedades Uma situação problema será disponibilizada aos educandos, visto que, eles encontram-se na busca por informações, indagações, levantamento de hipóteses e ultrapassagem de obstáculos relacionados ao narguilé No terceiro encontro, na perspectiva de problematizar e ampliar as possibilidades de construção de conhecimento, os alunos deverão responder as indagações e atividades propostas na situação problema apresentada No quarto encontro, propõe-se a construção de um painel integrado que será alicerçado em alguns referenciais teóricos, como forma de qualificar tal produção No quinto encontro, propõe-se um momento avaliativo, com o intuito de observar as possíveis alterações na elaboração conceitual dos estudantes em relação ao narguilé, bem como, se a sequência de atividades colaborara para o aprendizado de Química Orgânica Destacamos, no entanto, que a sequência de atividades poderá será realizada em número diferente de etapas, levando em consideração a realidade de cada turma e de cada escola, estando o professor livre para realizar as adaptações necessárias Como produto desse trabalho sugere-se a produção de um Artigo de Opinião referente ao uso do narguilé e a entrega da resolução da Situação-Problema para o professor, como mais uma ferramenta avaliativa Importa ainda, uma avaliação da sequência didática para percepção da visão do aluno Após a aplicação da sequência didática, espera-se que seja possível perceber a motivação e a construção de conhecimentos por parte dos estudantes, em relação ao estudo da química, especialmente quando os conceitos químicos são abordados de uma forma contextualizada e significativa, aproximando-os do contexto social e da própria realidade do educandoItem Utilização de aplicativos no ensino de química : uma proposta para o ensino de química orgânica(2023-08-24) Santana, Roberto Louza; Perez, Carla Cristina; Arrigo, Viviane; Cirino, Marcelo MaiaAs tecnologias digitais aplicadas ao ensino e à aprendizagem se encontram muito aquém do que se observa no cotidiano fora da escola. Não apenas no ensino de química, mas em todas as disciplinas e níveis escolares, os professores ainda resistem à utilização das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) em suas aulas. Seja por falta de incentivo, ou por desconhecimento das potencialidades destas ferramentas, o fato é que muitos ainda acreditam que o aprendizado esteja relacionado ao professor saber “explicar bem”. Felizmente, as ferramentas digitais como exemplo o Kahoot! e o Quizizz, que são o objeto deste estudo, estão sendo bastante popularizados e possibilitam que os docentes possam gamificar suas aulas. Isso torna-as mais agradáveis, prazerosas e incentiva jovens e crianças a se sentirem mais atraídos aos conteúdos com acréscimo dos conhecimentos. A disciplina de Química, sendo normalmente vista pelos estudantes como difícil, com fórmulas, símbolos e conceitos abstratos, reproduz preconceitos disseminados que tratam pejorativamente as “substâncias químicas e a própria ciência”. Os conteúdos, Isomeria Constitucional e Isomeria Espacial, foram selecionados para serem aplicados os jogos virtuais Kahoot! e Quizizz. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º Ano do Ensino Médio de um colégio estadual de Maringá/PR. Os resultados revelaram que os estudantes apresentaram uma motivação maior na realização das atividades com os jogos e uma melhor interação entre si. A análise dos dados na implementação das ferramentas digitais, demonstraram que os estudantes tomaram a atividade como positiva pela diferenciação de metodologias educacionais tradicionais de ensino que não instigam nem atraem a maioria dos alunos. O fator competitividade e o imediatismo necessário à execução do jogo também foram quesitos que tornaram a atividade prazerosa para os estudantes. Com isso, acreditamos que as tecnologias digitais podem ser um complemento a outros recursos pedagógicos, pois elas facilitam o planejamento, desenvolvimento e implementação dos jogos educacionais, que são aliados no processo de ensino da disciplina de química.