02 - Mestrado Profissional - Química
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Química por Autor "Carvalho, Gizilene Maria de [Orientador]"
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Item Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos : um relato de experiência na educação básicaAfonso, Amanda Santana; Carvalho, Gizilene Maria de [Orientador]; Perez, Carla Cristina; Stanzani, Enio de LorenaResumo: O uso de materiais plásticos de forma excessiva e o seu descarte incorreto na natureza tem causado problemas ambientais para diversos ecossistemas e a sociedade em geral Devido a relevância dos impactos causados ao meio ambiente, surgiu o interesse em se trabalhar essa temática associada ao conteúdo polímeros, com a 3ª série do Ensino Médio, de uma escola particular, utilizando uma abordagem contextualizada e com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) Para tanto, este trabalho buscou desenvolver uma Sequência Didática (SD) como método organizador de ensino, a fim de estimular os alunos à busca pelo conhecimento de forma sistemática, uma vez que esse conteúdo apresenta certa complexidade e normalmente é ensinado nas escolas pelo método tradicional, deixando o assunto desinteressante e de difícil entendimento Neste trabalho foi realizada uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa Para interpretação dos resultados foi utilizado critérios de respostas e relato de experiência A SD envolveu diversas etapas: aplicação de um pré-questionário, problematização com textos e vídeos abordando a temática sobre poluição ambiental, experimentação investigativa, aulas expositivas dialogadas, pesquisa direcionada seguida de apresentações em grupo, realização de uma atividade dirigida e aplicação de um pós-questionário Os experimentos investigativos realizados, tiveram o intuito de mostrar na prática como a teoria pode ser aplicada no cotidiano dos alunos A pesquisa direcionada e as apresentações em grupo sobre temas específicos, visaram aprofundar o conhecimento dos alunos As aulas expositivas dialogadas reforçaram o conhecimento adquirido anteriormente e esclareceram dúvidas Por fim, a atividade dirigida e o pós-questionário foram importantes para que os alunos reconhecessem a evolução do seu próprio conhecimento, discutissem entre si expondo suas opiniões sobre o assunto e fornecessem um feedback (retorno) à professora sobre a SD aplicada Os resultados dessa pesquisa mostraram que a maioria dos alunos (em média, 74,62%) responderam corretamente a atividade dirigida O pós-questionário aplicado revelou que 5% dos alunos se sentiram mais motivados a aprender sobre polímeros devido ao método de ensino utilizado, 69,2% avaliaram como médio o nível de dificuldade do conteúdo e 76,9% deles deram preferência às aulas utilizando SD do que as aulas por métodos tradicionais Tais resultados demonstram que a forma de ensino atual precisa ser atualizada, trazendo recursos e métodos inovadores, a fim de agregar valor e significado ao ensino, transformando o aprendizado em algo prazeroso e enriquecedor para que os alunos possam se tornar cidadãos conscientes e capazes de contribuir para os problemas da sociedadeItem O narguilé como temática contextualizada para o ensino de química orgânicaMoura, Osmar Vieira de; Carvalho, Gizilene Maria de [Orientador]; Cirino, Marcelo Maia; Sá, Marilde Beatriz ZorziResumo: O ensino da Química, em todas as suas dimensões, muitas vezes não faz sentido algum para os educandos, visto que carrega consigo décadas de abordagens tradicionais e currículos ultrapassados, tornando professores e alunos desmotivados Diante das dificuldades enfrentadas nos processos de ensino e de aprendizagem da Química é muito importante trazer para as aulas temas contextualizados e que façam parte do dia a dia do aluno, como por exemplo, o uso de drogas, tanto lícitas como ilícitas Nessa perspectiva, o presente trabalho destaca o aumento avassalador do uso do narguilé entre os jovens em idade escolar e os malefícios causados à saúde, mesmo disfarçado pela beleza do aparato Diante da problemática narguilé, aborda-se nessa pesquisa, uma proposta de ensino contextualizado sobre o assunto em pauta, desenvolvido através de uma sequência didática embasada nos três momentos pedagógicos Essa proposta foi pensada e elaborada para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com o propósito de contextualizar o ensino de Química Orgânica, visando a conscientização e o debate de informações referentes aos malefícios provocados pela prática do uso do narguilé A sequência didática foi planejada para ser desenvolvida em dez aulas, de 45 minutos cada, distribuídas em 5 encontros Para o primeiro encontro, o educador deverá disponibilizar aos educandos, um questionário com o propósito de elaborar um levantamento sobre as concepções prévias dos alunos sobre o tema proposto Vídeos curtos devem ser sugeridos e assistidos fora do período de aula com a finalidade de trazer mais informações sobre o tema No segundo encontro, propõe-se uma aula expositiva dialogada, com apresentação e introdução dos conceitos químicos Foi feito ainda, o levantamento das principais substâncias químicas presentes no narguilé, estabelecendo uma conexão com os conteúdos de Química Orgânica, principalmente os grupos funcionais, com suas características e propriedades Uma situação problema será disponibilizada aos educandos, visto que, eles encontram-se na busca por informações, indagações, levantamento de hipóteses e ultrapassagem de obstáculos relacionados ao narguilé No terceiro encontro, na perspectiva de problematizar e ampliar as possibilidades de construção de conhecimento, os alunos deverão responder as indagações e atividades propostas na situação problema apresentada No quarto encontro, propõe-se a construção de um painel integrado que será alicerçado em alguns referenciais teóricos, como forma de qualificar tal produção No quinto encontro, propõe-se um momento avaliativo, com o intuito de observar as possíveis alterações na elaboração conceitual dos estudantes em relação ao narguilé, bem como, se a sequência de atividades colaborara para o aprendizado de Química Orgânica Destacamos, no entanto, que a sequência de atividades poderá será realizada em número diferente de etapas, levando em consideração a realidade de cada turma e de cada escola, estando o professor livre para realizar as adaptações necessárias Como produto desse trabalho sugere-se a produção de um Artigo de Opinião referente ao uso do narguilé e a entrega da resolução da Situação-Problema para o professor, como mais uma ferramenta avaliativa Importa ainda, uma avaliação da sequência didática para percepção da visão do aluno Após a aplicação da sequência didática, espera-se que seja possível perceber a motivação e a construção de conhecimentos por parte dos estudantes, em relação ao estudo da química, especialmente quando os conceitos químicos são abordados de uma forma contextualizada e significativa, aproximando-os do contexto social e da própria realidade do educando