02 - Mestrado Profissional - Química
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Química por Autor "Broietti, Fabiele Cristiane Dias [Orientador]"
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Item Calagem e pH do solo : uma proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade para um contexto de escola do campoVila, Marcela de Fátima; Broietti, Fabiele Cristiane Dias [Orientador]; Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco; Assaí, Natany Dayani de SouzaResumo: A Casa Familiar Rural (CFR) é uma Escola do Campo que apresenta um alunado bem diferenciado, onde a temática Calagem e pH do solo é uma realidade de trabalho, praticada empiricamente pelos alunos, sem compreensão ou vínculo aos conhecimentos científicos Criar pontes entre a prática e o ensino teórico tornou-se uma oportunidade a este trabalho, do qual objetivou promover conceitos químicos e biológicos de pH do solo, por meio da metodologia de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), visando desenvolver atributos para uma Alfabetização Científica e Técnica (ACT) sobre o tema Calagem A metodologia IIR para o desenvolvimento da ACT é uma proposta do filósofo Gérard Fourez, que tem como base de direcionamento ações de negociação e o desenvolvimento de habilidades para a efetivação de atributos de autonomia, comunicação e domínio Atendendo a esses conceitos, foi elaborada uma IIR dividida em oito etapas, organizadas ao longo de vinte oito aulas O desenvolvimento e aplicação ocorreu em um segundo ano do ensino médio, pertencente ao curso técnico profissionalizante em agropecuária O desenvolvimento do projeto norteou-se pela situação-problema: correção química do pH do solo pelo processo de Calagem Adaptou-se uma ficha de observação das etapas da IIR como instrumento de análise, que evidenciaram o desenvolvimento de habilidades, e posturas que sinalizavam os atributos pretendidos A evolução interdisciplinar dos conceitos científicos relacionados a temática, da primeira etapa em comparação a oitava, demonstrou presença de autonomia, domínio e comunicaçao em 1% dos alunos, notando-se assim que as habilidades pretendidas foram desenvolvidas nos três atributos esperados Desta forma, por meio de uma temática problematizadora interdisciplinar a metodologia IIR foi eficiente na promoção de uma ACT, por ampliar o embasando científico de conhecimentos antes fragmentados, ou pouco compreendidos pelas limitações das disciplinas isoladas em temas especificamente curricularesItem Prova escrita com cola : uma proposta de utilização em aulas de químicaBrizzi, Jéssica Munhoz; Broietti, Fabiele Cristiane Dias [Orientador]; Forster, Cristiano; Souza, Miriam Cristina Covre deResumo: Esta Dissertação apresenta resultados de uma investigação qualitativa, cujo objetivo foi analisar a utilização da prova escrita com cola, como recurso à aprendizagem em aulas de Química A pergunta que norteou esta investigação foi: como se dá a aplicação da prova escrita com cola, em aulas de Química, como recurso à aprendizagem? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual se desenvolveu uma interpretação qualitativa Os dados consistem das produções dos alunos da 2ª série do Ensino Médio de duas escolas públicas do oeste do estado de São Paulo, além de questionários realizados com os alunos e entrevistas com as professoras regentes das turmas Na escola I, 23 provas foram analisadas, além das colas dos respectivos alunos Na escola II, 33 provas e colas foram analisadas Quanto aos resultados, no que diz respeito às análises das respostas das questões das provas e indícios de conteúdos nas colas, na escola I os alunos não deixaram de responder a nenhuma questão da prova e acertaram a maioria (69%) das questões Em todas as colas analisadas, havia informações necessárias à resolução das questões propostas na prova Na escola II os resultados foram diferentes da escola I, principalmente quanto ao número de acertos das questões A maioria dos estudantes, mesmo com as colas, erraram várias das questões propostas, uma vez que não estabeleceram relações entre as informações contidas nas colas e as questões propostas na prova Da comparação entre as duas escolas, ressaltamos dois aspectos: i) a necessidade de superarmos a ideia simplista de aprendizagem como a simples memorização de dados e fórmulas, ii) a importância de que o professor tenha coerência na sua ação docente, exigindo em suas avaliações o mesmo nível de complexidade com que discute os conteúdos em sala de aula Quanto ao questionário proposto aos alunos, estes responderam que para elaborar a cola precisaram retomar o conteúdo estudado em sala de aula, sendo este um momento em que foi oportunizada a aprendizagem, visto que puderam estudar e aprender o conteúdo estudado, além de terem que selecionar informações relevantes para constarem na cola Nos relatos das professoras regentes das duas turmas, estas mencionaram ser a primeira experiência com o uso deste instrumento e que este foi um recurso útil, uma vez que os estudantes revisaram o conteúdo para preparar a cola Dessa forma, concluímos a partir deste estudo que a prova escrita com cola pode ser utilizada como um recurso à aprendizagem, uma vez que o estudante, ao elaborar a sua cola, retoma e seleciona os tópicos centrais aprendidos sobre determinado conteúdo e busca estabelecer relações das informações selecionadas com aquilo que está sendo solicitado nas questões da prova Além disso, pode servir ao professor como fonte de informação sobre a aprendizagem dos alunos, além de ser reguladora do ensino que se pratica