02 - Mestrado Profissional - Química
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Química por Autor "Broietti, Fabiele Cristiane Dias"
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Item Aprendizagem baseada em equipe : percepções de alunos e professores de química do ensino médioOliveira, Valéria Baggio de; Perez, Carla Cristina [Orientador]; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Oliveira, Iara Terra deResumo: A Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), do inglês Team-Based Learning (TBL), é uma metodologia ativa que vem sendo utilizada no Ensino Superior e apresenta vários relatos na literatura, ela busca tornar o aluno ativo e protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo nele habilidades de trabalho colaborativo Por meio de estudo prévio, da resolução de testes individuais e em equipes, com feedback imediato, é possível aproveitar melhor o tempo em sala de aula e promover discussões a respeito de determinado assunto O propósito deste estudo é apresentar as percepções de alunos acerca da metodologia ABE e dos professores acerca da metodologia e do material produzido (produto educacional) Neste estudo utilizamos uma abordagem qualitativa e os procedimentos da Análise de Conteúdo, um método muito importante que fornece um conjunto de técnicas que permite descrever e interpretar o conteúdo dos materiais da pesquisa Nesse trabalho foi aplicada uma adaptação da metodologia em duas escolas públicas, uma na cidade de Londrina e outra em Ribeirão Claro, ambas no Estado do Paraná, com alunos da 2º série do Ensino Médio Os alunos expressaram suas percepções positivas e/ou negativas sobre a ABE por meio da técnica One Minute Paper ao final da última sessão da ABE Em um minuto puderam destacar em suas percepções positivas a importância da discussão, da interação, da formação de grupos, além de promover o interesse, proporcionar novas possibilidades de aprendizagem e apresentar um novo formato de organização da aula, estimulando os alunos a participar das aulas de Química Além da aplicação do método, produziu-se um material complementar para apresentar a ABE aos professores de Química, que voluntariamente expressaram suas percepções por meio de um questionário Esse material resultou no produto educacional desse trabalho Os professores destacaram que a referida metodologia pode ser promissora, permitindo a discussão e a interação do grupo, despertando nos alunos o interesse e promovendo um aprendizado ativo Sendo assim, uma alternativa complementar de ensino, capaz de estimular alunos e professores a promover a inversão da sala de aula, desenvolvendo a aprendizagem colaborativa, proporcionando aos alunos um estudo contextualizado, aproximando da sua realidade conceitos muitas vezes considerados complexos, obtendo assim melhores resultados Pensando em utilizar metodologias diferenciadas no Ensino Médio, busca-se na aplicação da ABE um novo formato para a prática docente, tornando as aulas mais dinâmicas e colaborativas, dando responsabilidade ao aluno pela construção do seu conhecimento e da sua equipeItem Atividades experimentais em química como estratégias de inclusão para deficientes intelectuaisDornellas, Tamires; Perez, Carla Cristina [Orientador]; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Milaré, TathianeResumo: Uma escola inclusiva é o meio mais eficaz para a evolução na educação de alunos portadores de necessidades especiais Analisando a conjuntura histórica da educação especial, temos sempre presente um traço de preconceito e privação aos deficientes, tanto na sociedade como no ensino Através de manifestações de familiares e apoiadores de movimentos em prol dos deficientes, a inclusão de portadores de necessidades especiais nas escolas começa a ter um novo cenário A inclusão escolar ocorre quando há o acolhimento de todos, sem impedimento algum devido a suas condições físicas, psicológicas, raça, ou classe social O presente trabalho, destaca o tema sobre inclusão escolar para alunos portadores de deficiência intelectual direcionado para o ensino de química, e teve como objetivo oferecer não somente aos alunos deficientes intelectuais, mas a todos um aprendizado inclusivo durante as aulas de química O trabalho estabeleceu-se através da aplicação de questionários antes e após a realização de atividades experimentais que abordassem determinados conteúdos programáticos, procurando maneiras de auxiliar no ensino e aprendizagem de conceitos químicos de forma mais simples Durante a realização das atividades, pode-se notar um maior envolvimento e assimilação de parte dos alunos deficientes intelectuais com a disciplina de química, fato esse, que não era notado anteriormente Desta forma podemos considerar como eficaz o cenário encontrado durante a realização desse trabalho através da construção do conhecimento dos alunos analisados durante as aulas, tendo assim de fato a inclusão destes, pois vivenciar uma educação inclusiva não é uma missão impossível, mas sim um grande desafio que precisa de muita dedicação dos envolvidos