02 - Mestrado Profissional - Ensino de Física
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Ensino de Física por Autor "Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Abordagem das leis da termodinâmica voltadas ao funcionamento das máquinas térmicas por meio da teoria de ensino prescritiva de BrunerForcato, Anderson; Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]; Urbano, Alexandre; Kikuchi, Lígia AyumiResumo: A disciplina de Física estuda os fenômenos naturais em todos os seus aspectos, e é considerada por muitos estudantes como uma ciência que requer um esforço maior para compreender melhor os seus conceitos, além disso, muitos se equivocam ao pensar que se trata de uma “matemática mais difícil”, já que esta é uma de suas linguagens instrumentais É perceptível, também, que muitos estudantes chegam ou saem do ensino médio, crendo ser esta uma verdade, e, para agravar a situação, demonstram pouco ou nenhum entendimento teórico/formal que embasam seus eventos e suas leis Com isso, mas não raramente, o estudante o conclui com uma visão distorcida sobre alguns fenômenos abordados na disciplina Foi pensando nisso que se acreditou ser possível trabalhar a Física com estudantes de ensino fundamental II e/ou do ensino médio (produto educacional bifuncional) a critério do professor, por meio da simulação e da experimentação o conteúdo da Termodinâmica e o funcionamento das Máquinas Térmicas a Vapor, respeitando e adaptando a esta a Teoria de Ensino Prescritiva de Jerome S Bruner que, entre todos os seus aspectos, enfatiza que de maneira intelectualmente honesta é possível simplificar qualquer ideia, problema ou conjunto de conhecimentos para que seja compreendido por qualquer estudante sob uma forma reconhecível Isso foi realizado, considerando os pontos principais de sua teoria tais como os seguintes: formas de representação, método da descoberta, reforço, currículo em espiral (adaptado), economia e potência efetiva Por fim, o objetivo principal da pesquisa foi realmente alcançado, pois houve uma evolução significativa de aprendizagem entre os estudantes acerca do conteúdo abordadoItem Análise da aplicação de uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação Terra-SolRibeiro, Alessandra; Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]; Bueno, Eliana Aparecida Silicz; Carvalho, Marcelo Alves deResumo: Este trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática voltada para o ensino de Física utilizando a Astronomia como tema motivador O referencial teórico utilizado na elaboração da sequência e avaliação dos resultados foram as Teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, Multímodos e múltiplas representações O trabalho teve como tema geral “Análise da aplicação de uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação Terra-Sol” A sequência didática foi elaborada com base em atividades e materiais potencialmente significativos, como a construção de um espectroscópio, observação do Sol utilizando um telescópio, conversas em sala de aula e apresentação de vídeos A partir dos dados coletados por meio de testes comparativos e conversas com os alunos, constatou-se uma evolução no resultados dos testes e que introduzir conteúdos relacionados à astronomia nas aulas de Física, a torna muito mais atrativaItem Análise de uma proposta para a utilização do aplicativo plickers em aulas de física no ensino médioZerbetto, Fabricio de Oliveira; Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]; Parreira, Paulo Sérgio; Bueno, Eliana Aparecida SiliczResumo: O trabalho investiga o uso de uma ferramenta online, denominada Plickers, em aulas de Física Trata-se de um aplicativo instalado em dispositivos móveis, como celulares ou tablets, que se conecta pela rede da internet ao seu próprio site wwwplickerscom e, permite ler em tempo real, as respostas dadas pelos alunos em questões que abordam os conteúdos de Física trabalhados na classe Isso possibilita ao professor que dirige o estudo avaliar se houve progresso quanto à aprendizagem ou não, por meio da análise dos indicativos apresentados pelo site e aplicativo em tempo real, referente ao desempenho dos alunos, que são demonstrados ao professor Além disso, auxilia o professor na decisão de prosseguir para o próximo nível de conteúdos da matéria ou a retomar os conteúdos junto aos alunos, cooperando com a aprendizagem deles Para a utilização da ferramenta nas aulas de Física, foram necessários: um smartphone, computador ligado a um projetor de mídia e conexão com a internet A proposta para a utilização da Ferramenta Plickers, nas aulas de Física, ocorreu em dois colégios, com turmas do ensino médio As atividades desenvolvidas nas aulas foram norteadas pelas Metodologias Ativas de aprendizagem: Sala de Aula Invertida e Instrução por Pares Os resultados obtidos nas atividades demonstraram que o Plickers trouxe indicativos de que a aprendizagem por parte dos alunos ocorreu de maneira mais eficiente quando as Metodologias Ativas de Aprendizagem foram aplicadas Com os dados obtidos pelo aplicativo, foi possível fazer a comparação entre os resultados obtidos com as Metodologias Ativas e os resultados obtidos com o Método Tradicional Assim, concluiu-se que a compreensão dos conteúdos de Física abordados nas aulas, ocorreu de maneira mais significativa com as Metodologias Ativas, quando comparada ao Método Tradicional de ensinoItem Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulicoSilva, Mauricio Ferla da; Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]; Simões, Manoel; Henrique, OsmarResumo: Este trabalho trata de uma abordagem alternativa para o ensino da conservação da energia mecânica nas séries iniciais do Ensino Médio e Formação Docente, trazendo uma linguagem mais próxima do aluno, abordando o tema através de sequência didática e montagem experimental de uma bomba carneiro, que aparentemente não faz uso de energia para funcionar Foi usado como elemento motivador um problema enfrentado na engenharia para o bombeio de água, o golpe de aríete A explicação para o funcionamento da máquina foi desenvolvida ao longo da aplicação da sequência didática E, por fim, após as aulas teóricas, foram construídas e colocadas para funcionar duas bombas carneiro, após a observação de seu funcionamento, procedeu-se a explicação teórica de um modelo aproximado do real A sequência utilizada se mostrou muito eficaz, principalmente para alunos de Formação Docente, que têm contato com a disciplina a partir do terceiro ano Para alunos do primeiro ano do Ensino Médio verificou-se que, com duas aulas por semana e o atual sistema de avaliação, é necessário um número maior de aulas que o previsto na sequência