02 - Mestrado Profissional - Ensino de Física
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Ensino de Física por Autor "Fujii, Américo Tsuneo"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A bomba carneiro hidráulico : uma proposta para o ensino sobre energia mecânicaRodrigues, Rogério; Simões Filho, Manuel [Orientador]; Fujii, Américo Tsuneo; Piratelo, Marcus Vinícius MartinezResumo: O presente trabalho aborda a metodologia Estudo de Caso variante Aprendizagem Baseada em Problemas No desenvolvimento desta metodologia os alunos foram divididos em grupos para resolverem um caso O problema consistiu em investigar o funcionamento do carneiro hidráulico, equipamento utilizado na agricultura para o bombeamento de água O estudo foi realizado com estudantes do ensino médio na disciplina física de um colégio localizado na área rural O papel do professor é de mediador da aprendizagem Verificou-se nesta proposta que os alunos obtiveram interesse e compreenderam os conceitos físicos envolvidos, dentre os quais a energia mecânicaItem Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).(2023-03-30) Silva, Maria Madalena da; Parreira, Paulo Sérgio; Fujii, Américo Tsuneo; Lopes, Fábio; Piratelo, Marcus Vinícius MartinezO objetivo desta pesquisa foi à elaboração de um produto educacional, com uma abordagem temática da Física Nuclear para estudantes do Ensino Médio, com ênfase em Datação por Carbono-14, dentro de uma visão holística, visando proporcionar uma proposta pedagógica que viabilize a transposição didática do conhecimento científico. Assim, nessa perspectiva foram empregados recursos tecnológicos como simuladores, que permitiu ao aluno interação com as informações teóricas contempladas, como também partir da teoria considerando o conhecimento prévio do aluno, na intenção de estimular a reflexão, e fazer com que o aluno participasse de forma ativa nas discussões e atividades propostas dentro da teoria de aprendizagem significativa proposta por Ausubel. Foi elaborada uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) nesse âmbito e, aplicada a alunos da terceira série do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionário, com a finalidade de analisar se a proposta foi bem sucedida. Como resultado final observa-se que a proposta obteve resultados positivos, frente ao esperado, possibilitando aos alunos aprendizagem do assunto e aproximando-os de ferramentas tecnológicas que auxiliam no ensino-aprendizagem.Item Um estudo sobre a aplicação de tarefas online utilizando os formulários do Google driveNora, Rafael Roger; Carvalho, Marcelo Alves de [Orientador]; Fujii, Américo Tsuneo; Bueno, Eliana Aparecida SiliczResumo: O presente trabalho faz uma breve descrição sobre a aplicação de atividades online como tarefa para os alunos da escola A ideia básica é usar alguns dos recursos disponíveis no universo da Tecnologia da Informação e Comunicação para o acompanhamento de atividades escolares, de maneira a valorizar a realização de atividades escolares em ambientes fora da sala de aula, sem acarretar em aumento da jornada de trabalho para o professor Para isso, foram utilizados os Formulários do Google Drive como uma forma de elaborar atividade extraclasse, dotada de correção automática, com disponibilidade online e gratuita Nesta Dissertação apresenta-se a descrição de um teste prático, no qual foram realizadas várias atividades com turmas de ensino médio, utilizando como material essencial o tutorial descrito no Produto Educacional apresentado como apêndice nesta A partir dos passos mostrados neste produto, foram elaboradas atividades e aplicadas em sala de aula Após a aplicação da atividade e do tratamento dos dados via Google e seus respectivos complementos, verificou-se que esta ferramenta didática teve uma excelente aceitação entre os alunos Além disso, gerou economia de tempo para o professor e possibilitou um acompanhamento mais detalhado das atividades realizadas pelo aluno, fora de sala de aula, durante o período letivo aqui delimitadoItem O problema da incerteza na medida no ensino médio : uma proposta para o ensinoAlves, Marcio José; Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]; Fujii, Américo Tsuneo; Toginho Filho, Dari de Oliveira; Camargo Filho, Paulo Sérgio deResumo: O presente estudo aborda “o problema da incerteza na medida no ensino médio” e propõe uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS) acerca do assunto O objetivo desta proposta pedagógica é introduzir conceitos relativos às incertezas inerentes ao processo de medição, conhecimento visto como essencial para uma melhor compreensão dos experimentos quantitativos, e por consequência dos conceitos físicos Participaram desse estudo alunos de Física do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa, lotado no município de Londrina, no estado do Paraná As principais constatações deste trabalho são: (i) é possível introduzir conceitos relativos às incertezas inerentes ao processo de medição, no ensino básico; (ii) as UEPS e a experimentação, alicerçadas por investigações da Educação Científica, que também abarcam o ensino de Física, podem contribuir para a aprendizagem significativa dos conceitos físicos e para a motivação dos alunos nas aulas de física do ensino médioItem Webquest, uma proposta educacional adaptada para o ensino de física com foco na aprendizagem significativa de David AusubelEduardo, Wesley Vicentin; Simões Filho, Manuel [Orientador]; Fujii, Américo Tsuneo; Urbano, AlexandreResumo: Este trabalho relata o desenvolvimento de uma proposta educacional adaptada para o ensino de Física utilizando um produto educacional que auxiliou na compreensão e no entendimento da composição de movimentos, como motivação para uma aplicação prática O referencial teórico utilizado se refere a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com um recorte voltado para a utilização das mídias no ensino remoto, envolvendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação (TDIC), destacando a importância de experimentos O trabalho teve como objetivo geral “Analisar a aplicação de um produto educacional com uma adaptação ao estudo da composição da trajetória de lançamento e dos movimentos que envolvem esse fenômeno” A proposta educacional foi elaborada com base em atividades e materiais potencialmente significativos, como a construção de uma Webquest, destacando a utilização de um lançador de tampinhas (experimento de baixo custo), simuladores, Google Meet e vídeos A partir dos dados coletados por meio de formulários foram comparados os resultados do progresso obtido pelos alunos no pré e no pós-teste, o que permitiu a verificação e a evolução dos resultados ao introduzir os conteúdos relacionados à Cinemática especificamente com relação ao Lançamento Oblíquo com o intuito de torná-las atrativas e significativas