02 - Mestrado Profissional - Ensino de Física
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Ensino de Física por Autor "Carvalho, Marcelo Alves de"
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Item Análise da aplicação de uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação Terra-SolRibeiro, Alessandra; Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]; Bueno, Eliana Aparecida Silicz; Carvalho, Marcelo Alves deResumo: Este trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática voltada para o ensino de Física utilizando a Astronomia como tema motivador O referencial teórico utilizado na elaboração da sequência e avaliação dos resultados foram as Teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, Multímodos e múltiplas representações O trabalho teve como tema geral “Análise da aplicação de uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação Terra-Sol” A sequência didática foi elaborada com base em atividades e materiais potencialmente significativos, como a construção de um espectroscópio, observação do Sol utilizando um telescópio, conversas em sala de aula e apresentação de vídeos A partir dos dados coletados por meio de testes comparativos e conversas com os alunos, constatou-se uma evolução no resultados dos testes e que introduzir conteúdos relacionados à astronomia nas aulas de Física, a torna muito mais atrativaItem Estudo sobre a aplicação de uma concepção adaptativa do laboratório didático no ensino de física com alunos monitores do ensino médioCosta, Thiago Queiroz; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Silva, Osmar Henrique Moura da; Carvalho, Marcelo Alves de; Lima, João Paulo CamargoResumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa teve o objetivo de investigar a experimentação no ensino de Física básica, tendo como enfoque a concepção adaptativa do laboratório didático Esta se inspira na visão de Thomas Kuhn sobre a experimentação na Física e defende que existe uma relação dialógica entre professor e aluno, no sentido de adaptação entre teoria e experimento na apropriação de uma linguagem científica, pelos últimos Para tal investigação, a proposta foi executada com um grupo de monitores do Ensino Médio de um colégio estadual do interior do Paraná O desenvolvimento se deu com a aplicação de duas atividades experimentais em sala de aula, com auxílio dos monitores Sendo a primeira, a lei de Hooke que estabelece a relação entre força e, a segunda, que trata da deformação em molas e o movimento de um corpo com atrito As etapas foram as seguintes: (i) execução prévia dos experimentos pelos monitores; (ii) planejamento da aula experimental; (iii) execução do experimento em sala de aula e (iv) discussões pós-sala de aula A constituição dos dados foi conduzida mediante a gravação de todos os passos da execução, com enfoque nas discussões entre os participantes do trabalho e fundamentada nos procedimentos da análise textual discursiva (ATD) A análise dos dados se deu com a utilização das funções do experimento no ensino de Física, tendo como base o estabelecimento de sete funções principais: (i) fenomenológica; (ii) aparato experimental; (iii) ajuste de fatos; (iv) determinação de constantes físicas; (v) identificação de leis empíricas; (vi) medições e (vii) detecção e reconhecimento de anomalias Foi possível observar a presença das sete funções experimentais após realização de todas as etapas do trabalho, com destaque para a (iii) ajuste de fatos e (vi) medições Com isso, foi possível concluir que durante o processo dialógico de construção de conceitos e linguagem científica, as interações resultantes focaram a produção de fatos experimentais que articulassem os dados com as teorias físicas correspondentes, contribuindo com o ensino de FísicaItem Unidades de ensino potencialmente significativas para experimentos com LED'sHirai, Erci Naomi Tanaka; Laureto, Edson [Orientador]; Carvalho, Marcelo Alves de; Pallestero, HenriqueResumo: A Física Moderna e Contemporânea deve ser abordada no ensino médio, como sugerem pesquisas feitas a respeito, de maneira que sejam contextualizados com o cotidiano do aluno Considerando essa perspectiva, este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de uma unidade de ensino para trabalhar conteúdos de Física Moderna no ensino médio através da abordagem do funcionamento do dispositivo diodo emissor de luz (LED) Aplicada em uma escola pública na cidade de Cornélio Procópio, PR, sob o referencial da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a das Unidades de ensino Potencialmente Significativas de Marco Antônio Moreira e dos estudos sobre Motivação em Experimentos de Física de Carlos Eduardo Laburu, descreve-se a situações–problema e os recursos selecionados e utilizados, bem como a sequência de como o tema (LED) foi abordado no ensino regular com turmas do terceiro ano A unidade de ensino mostrou-se aplicável a alunos do ensino médio, e analisados os resultados obtidos pode-se concluir que tais discentes apreciam e mostram disposição para aprender assuntos atuais, contribuindo para a aquisição de novos conceitos de Física Moderna e Contemporânea Certificou-se, também, que novas metodologias de ensino necessitam ser incentivadas a serem aproximadas dos meios acadêmicos para as salas de aula, a fim de que avanços na educação básica sejam alcançados E finalmente, o produto educacional em formato de texto de apoio é apresentado, com o intuito de auxiliar professores que se interessem em repetir o processo em outro estabelecimento de ensino