CTU - CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CTU - CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO por Autor "Alves, Thais da Costa Lago"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Agregação de valor em empreendimentos imobiliários comerciais : análise segundo abordagem do Target Value DesignSkraba, Cristiana Paula; Hirota, Ercília Hitomi [Orientador]; Alves, Thais da Costa Lago; Granja, Ariovaldo DenisResumo: A construção civil é uma indústria que depende de diversos setores e subsetores, os quais envolvem um grande número de pessoas nos processos de desenvolvimento do produto, resultando na produção de um bem durável e de alto valor monetário Devido à complexidade do setor, incorporadoras e profissionais envolvidos, os stakeholders, são desafiados pelos inúmeros problemas relacionados à cadeia produtiva do empreendimento, a aumentarem o valor entregue para garantir o sucesso do negócio Nos Estados Unidos da América e Reino Unido, estudos em empreendimentos na área da saúde e educação demonstraram resultados satisfatórios na entrega de maior valor agregado para o cliente, e uma considerável redução do custo final da obra a partir do uso da abordagem Target Value Design (TDV) no processo de desenvolvimento do projeto Em relação aos empreendimentos comerciais, onde o uso dos espaços é dinâmico e a versatilidade é essencial para atender diversos tipos de usos, maximizar a eficiência do espaço para um uso específico representa minimizar as possibilidades desse uso Para o cliente, a excelência na qualidade técnica e funcional geram satisfação mas não são suficientes para agregar valor Nesse sentido, a discussão sobre agregação de valor se apoia na revisão de literatura e aborda a relação do usuário com o conceito de valor, e o valor relacionado aos produtos da indústria da construção e seus processos A questão de pesquisa consiste em como agregar valor em empreendimentos de salas comerciais, considerando as restrições do negócio e garantindo a entrega de valor para o cliente final? O objetivo principal é compreender o processo de agregação de valor no contexto de empreendimentos comerciais, a partir da abordagem TVD O estudo de caso, adotado como metodologia, busca investigar as principais barreiras e oportunidades de intervenção nos processos de desenvolvimento do projeto, e apontar diretrizes para alcançar maior valor agregado no produto final entregue ao cliente empreendedor e usuário