CTU - CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CTU - CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO por Autor "Alves, André Augusto de Almeida"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Concreto e contrastes: Juliaan Lampens e Vilanova Artigas(2023-07-05) Campos, Vitor Martinez Arruda; Guadanhim, Sidnei Junior; Alves, André Augusto de Almeida; Hirao, HélioEste estudo, sobre as casas de Juliaan Lampens e Vilanova Artigas, buscou investigar as conexões entre produções da tendência brutalista de diferentes contextos, com base na ideia da existência de um fenômeno brutalista global (ZEIN, 2013). Apesar das semelhanças apresentadas relacionadas às características da tendência brutalista, as diferenças socioeconômicas, políticas, climáticas e geográficas revelaram a predominância dos aspectos divergentes entre as produções. Artigas e Lampens projetaram suas obras de acordo com o contexto específico de cada local, enquanto Artigas projetou em cenário urbano de uma grande cidade, Lampens concebeu projetos para pequenos municípios e áreas campestres, o que contribuiu para intenção de conexão das residências com o entorno e a paisagem natural circundante. Apesar das convergências construtivas e de materiais utilizados, as características finais de cada obra foram determinadas por seus contextos de localidades específicas. Dessa forma, a presente pesquisa contribui para a lacuna na historiografia da arquitetura moderna, através de uma análise contida de contextos específicos que abrangem produções brutalistas ao redor do mundo, demonstrando a importância de estudos comparativos entre arquitetos e regiões diferentes para ampliar o conhecimento sobre a tendência brutalista e sua contribuição para a arquitetura moderna.Item Contribuições para o ensino do projeto arquitetônico : por um novo paradigmaGodoy Filho, Ananias de Assis; Hirota, Ercília Hitomi [Orientador]; Salgado, Mônica Santos; Alves, André Augusto de AlmeidaResumo: Este trabalho pretende trazer uma contribuição para a renovação do ensino do projeto arquitetônico no Brasil Tendo como pano de fundo o conceito da network society de Castells, a visão sistêmica proposta por Fritjof Capra, e na consideração de que as nossas cidades e seus inumeráveis artefatos constituem o nosso ecossistema artificial, são também abordados alguns conceitos-chave na área de Educação, para compreensão de seus pressupostos e paradigmas contemporâneos, como a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, segundo Edgar Morin, Basarab Nicolescu, M E J de Vasconcellos, M C de Moraes e outros autores Aborda as metodologias ativas no ensino superior (PBL e PjBL) e discute sua relevância como métodos favoráveis ao desenvolvimento de pensamento sistêmico e integrativo nos estudantes Questiona a consideração de BIM como um novo paradigma de projetação em Arquitetura e Urbanismo Busca identificar, nos históricos de Design Methods/Design Science e do surgimento de CAD e BIM, visões de futuro coincidentes, afinidades e singularidades Argumenta que as visões coincidentes apontam para um paradigma imaginado há cinquenta anos Conclui demonstrando que BIM não é o paradigma, mas é um dos instrumentos de um paradigma que precisa ser construído a partir de uma Weltanschauung para o ensino do projeto de arquitetura, visão de mundo esta que surge a partir de um novo status epistemológico para a atividade de projetar o novo habitat humano