Rodrigues, Flávio Luis FreireGarrett, Luciane Aparecida da Silva2025-09-192025-09-192025-05-13https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18947A produção textual é uma habilidade essencial para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos estudantes. No entanto, após a pandemia de Covid-19, muitos alunos enfrentaram dificuldades significativas nessa área. Com o objetivo de abordar essas lacunas, este projeto propôs práticas pedagógicas eficazes, centradas no ensino do gênero miniconto. Para compreender plenamente o miniconto, é fundamental entender o conto, pois todas as suas características essenciais estão presentes no miniconto, ainda que de maneira mais condensada. O conto, como narrativa breve, possui personagens, enredo e um desfecho impactante, características que se intensificam no miniconto devido à sua extrema concisão. O projeto visou o desenvolvimento de um caderno pedagógico dedicado ao gênero miniconto, buscando estimular a criatividade e aprimorar a habilidade de escrita dos alunos de um colégio estadual localizado na região metropolitana sul, no município de Campo Largo. A iniciativa foi implementada por meio de oficinas práticas, nas quais os alunos participaram de atividades de escrita criativa alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). As atividades incluíram a leitura e análise de contos e minicontos, seguidas pela produção de textos autorais. Os resultados indicaram que os alunos desenvolveram maior capacidade de escrita concisa e eficaz, além de um fortalecimento da criatividade. Através das oficinas, os estudantes exploraram diferentes estilos e técnicas narrativas, o que contribuiu para uma melhoria significativa na qualidade de suas produções textuais. Especificamente no gênero miniconto, evidenciou-se um avanço na habilidade de síntese e impacto narrativo, reforçando a importância desse gênero como ferramenta pedagógica.porProdução de textoContoMinicontoEscritaProfletrasDesenvolvimento cognitivoLetrasEscritaContosPráticas pedagógicasGêneros literáriosCurrículosCriatividade (Educação)Língua portuguesa - EscritaPráticas de produção textual: o contar e o recontar de um contoText production practices: the telling and retelling of a storyDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasText productionMini-storyWritingProfletrasLettersCognitive developmentStoriesWritingPedagogical practicesLiterary genresCurriculaCreativity (Education)Portuguese languageWriting