Camara, Márcia Regina Gabardo daPassos, Luís Antônio Niro2024-09-232024-09-232003-12-15https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17688A pesquisa analisa o impacto da postura ambiental das empresas químicas brasileiras sobre o desempenho competitivo dessas empresas. O método utilizado é o survey e para a coleta de dados utiliza-se um questionário estruturado, abrangendo uma amostra de 63 empresas. Para proceder a análise dos dados, utiliza-se a análise fatorial exploratória, a análise de clusters, o teste de Kruskal-Wallis e o coeficiente de correlação por postos de Spearman. Aponta como principais resultados: a) os principais programas de gestão ambiental utilizados pelas empresas são o Atuação Responsável e a Série ISO 14000; b) os principais fatores indutores da gestão ambiental são as regulamentações ambientais, a busca por melhor reputação, a busca de redução de risco e a diferenciação de produto; c) os fatores condicionantes da competitividade são representados por cinco constructos: política de gestão ambiental, qualidade dos produtos, novas tecnologias, orientação para resultados e imagem; d) as estratégias ambientais empresariais classificam-se em reativas, ofensivas e inovativas; e) o porte da empresa é a variável interveniente que exerce o maior nível de influência nos indicadores analisados. Conclui que a gestão ambiental apresenta correlação positiva com a competitividade (desempenho econômico e qualidade e diferenciação dos produtos) das empresas químicas brasileiras.porGestão AmbientalCompetitividadeInovaçãoIndústria QuímicaGestão ambiental e competitividade: um estudo do setor químico brasileiroEnvironmental management and competition: a study on the Brazilian chemical sectorDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - AdministraçãoCiências Sociais Aplicadas - AdministraçãoEnvironmental managementCompetitionInovationChemical Industry