Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]Rocco, Stéffani Priscila Léo dos Santos2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13327Resumo: A partir do referencial teórico da Teoria Social Cognitiva, a presente pesquisa teve como objeto de estudo a autorregulação da aprendizagem e o desenvolvimento da competência escrita por meio da produção de feedback A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina, na linha de pesquisa Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contextos Escolares, no núcleo Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização Como problema de pesquisa, destaca-se o seguinte questionamento: o feedback dado aos estudantes ingressantes do curso de Pedagogia sobre sua produção textual auxilia no desenvolvimento da competência escrita e na promoção da autorregulação da aprendizagem? O objetivo geral foi analisar se o uso do feedback para as produções escritas dos estudantes promove a competência escrita e a autorregulação da aprendizagem Os objetivos específicos foram: verificar, nas diferentes produções escritas, os aspectos macroestruturais (tipologia textual, coesão, coerência, normalização) e microestruturais (ortografia, morfologia, semântica, sintática e pontuação) contidos nos textos Buscou-se, também, por meio do feedback escrito, destacar um aspecto positivo, dois aspectos a melhorar, motivar o estudante sobre suas produções textuais ao longo do semestre e, por fim, aplicar um questionário reflexivo para verificar os efeitos que a intervenção teve sobre os estudantes Esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso e foi dividida em duas fases: 1) Feedback das produções escritas e 2) Aplicação de questionário reflexivo Duas turmas participaram desta pesquisa, uma do período diurno e outra do período noturno, sendo que 63 estudantes participaram da intervenção, dos quais 53 responderam ao questionário reflexivo Na fase do feedback, as correções das produções escritas dos estudantes foram realizadas em oito gêneros textuais, a partir do modelo proposto por Simão et al (217) A análise dos resultados evidenciou que houve uma diminuição ou ausência do uso incorreto dos aspectos analisados quando comparadas as três primeiras produções com as três últimas A partir da análise de conteúdo das respostas obtidas por meio da aplicação do questionário reflexivo, foi possível verificar que os estudantes desenvolveram estratégias cognitivas e metacognitivas, sentiram-se motivados para produzir novos textos, refletiram sobre pontos positivos e negativos e apresentaram sugestões sobre a pesquisa, além de indicarem um feedback sobre a atuação da pesquisadora Pode-se concluir um efeito positivo do uso do feedback como uma atividade que leva o estudante a se perceber como agente da sua produção escrita, o que irá impactar sua futura prática docenteEnsino superiorEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasRealimentação (Psicologia)AprendizagemHigher educationEducation - BrazilFeedback (Psychology)Self-regulationWritingLearningO uso do feedback na competência escrita : possibilidade para promoção da autorregulação da aprendizagemDissertação