Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]Rosa, Milena Teixeira2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14420Resumo: A leitura e sua mediação nos cursos de formação de professores, em especial, nos Cursos de Letras e Pedagogia, podem acabar algumas vezes focalizando uma leitura superficial, que pode colaborar para uma formação insuficiente nos processos que envolvem a sua compreensão Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a compreensão leitora dos formadores de leitores, isto é, acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia Além de comparar os níveis de compreensão leitora em ambos os cursos, verificar as principais dificuldades da gramática da Língua Portuguesa observadas nas respostas do Teste do Cloze e, também levantar a percepção dos professores acerca da compreensão em leitura Participaram da pesquisa 328 estudantes dos Cursos de Letras e Pedagogia e seus respectivos professores, provenientes de quatro instituições de Ensino Superior dos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais A leitura destes estudantes foi mensurada baseada na técnica tradicional do teste do Cloze, em dia e horários previamente estipulados pelas instituições e estudantes participantes No caso dos professores, empregou-se um questionário composto por cinco questões referentes à leitura, à compreensão leitora e à formação de professores nos Cursos de Letras e Pedagogia Para a pesquisa, foi adotada uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destaca-se a pontuação obtida pelos estudantes do Curso de Letras, que se saíram melhor em comparação aos estudantes do Curso de Pedagogia nos testes de Cloze aplicados Os resultados foram discutidos com base em um levantamento de dados e posterior análise acerca da compreensão em leitura destes (futuros) professores e formadores de leitores Constatou-se que a habilidade de compreensão leitora destes universitários foi baixa, porém quando comparada a estudos anteriores, hipotetiza-se que estes acadêmicos estão dentro dos padrões considerados aceitáveis nesta etapa de ensino O estudo revelou ainda que os participantes desta pesquisa possuem algumas diferenças com relação à gramática da Língua Portuguesa Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são tratadas nestes Cursos Superiores que tem por objetivo formar professores e formadores de leitoresCompreensão na leituraProfessoresFormaçãoTécnica clozeReading comprehensionCloze procedureCompreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogiaDissertação