Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]Fantinelli, Mariana Rodrigues Ferreira2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13599Resumo: Esta Dissertação teve sua origem a partir das observações relacionadas aos bastidores de criação do músico, compositor e regente do grupo Vocal Livre, Pedro Valença de Almeida, um jovem cantor de músicas do gênero gospel O objetivo foi traçar o perfil escritural do artista a partir dos aportes teóricos da Crítica Genética, objetivando analisar o “vir a ser” das criações artísticas com base nas leituras de Panichi (216), Salles (1998;2;26), Ostrower (1987) e Chaves (212) Como teoria complementar serão empregados os fundamentos da Estilística, a fim de compreender como os recursos fônicos, léxicos, sintáticos e morfológicos utilizados nas composições favorecem a construção do texto e comunicam a mensagem pretendida pelo cantor, por meio dos postulados de Martins (212), Melo (1976), Câmara Jr (1978) e outros teóricos da área Desta forma, pretende-se compreender como a percepção de uma obra pode se transformar, quando se conhecem as escolhas e a gênese composicional do autor Para subsidiar a análise do corpus, optou-se por realizar uma entrevista com Pedro Valença e buscar em seus documentos de processo os rastros que influenciam suas vivências e experiências, uma vez que o artista incorpora as cenas do cotidiano e o ser humano como os fatores de maior relevância no auxílio de seu processo composicionalLíngua portuguesaEstiloCrítica genéticaGospel (Música)Criação (Literária, artística, etc.)Portuguese languageGenetic criticismGospel musicCreation (Literary, artistic, etc.)StyleRegistros da criação : análises genética e estilística em letras de Pedro Valença e do grupo Vocal LivreDissertação