Santana, Andréia da Cunha MalheirosFernandes, Alessandra Cristina2025-02-272025-02-272023-04-23https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18579Este trabalho foi estruturado pautado em dois pilares: a pesquisa e a intervenção pedagógica. Dessa maneira, foram traçados dois objetivos gerais, sendo respectivamente refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com os gêneros e desenvolver atividades a partir dos gêneros quadrinísticos, por meio da proposta de intervenção. Assim, essa pesquisa de cunho qualitativo e interventista partiu de uma revisão bibliográfica e culminou no desenvolvimento de uma proposta de intervenção a partir da elaboração do Caderno Pedagógico. A proposição desse material é resultado da reflexão acerca das legislações anteriores e vigentes, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), que orientam o ensino, da revisão bibliográfica de teóricos que se debruçaram a pesquisar o Livro Didático e o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais, como Bunzen (2005), Cassiano (2007), Choppin (2004), Coracini (1999), Dionisio (2001), Lajolo (1996), Marcuschi (2003 - 2020), Munakata (2012), Rama e Vergueiro (2012), Silva Ota (2009), Soares (2002), bem como da perspectiva da pedagogia histórico crítica de Gasparin (2009). Neste sentido, Dissertação e Caderno Pedagógico buscam estabelecer um diálogo entre teoria e prática para que haja, então, o desenvolvimento de um leitor crítico diante de tantas formas de discriminação social encontradas na sociedade contemporânea. Espera-se que essa proposta possa auxiliar a ação docente, sobretudo na escola pública, complementando as atividades trazidas pelo Livro Didático do 6º ano, correspondente à Coleção Tecendo Linguagens e contribuir, ainda, com as discussões acerca desse tema, demonstrando a importância do movimento de inserção dos quadrinhos no âmbito educacional.porLivro didáticoLíngua portuguesaGêneros quadrinísticosEnsinoaprendizagemIntervenção pedagógicaEnsino da Língua PortuguesaGêneros textuaisDiscriminação socialSociedade contemporâneaEscolas públicasEnsino fundamentalOs gêneros quadrinísticos e os direitos humanos: entre imagens e palavras o combate à discriminação.The quadrinistic genres and the human rights: among images and words the fight against discrimination.DissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasTextbookPortuguese LanguageQuadrinistic GenresTeaching-learningPedagogical interventionTeaching the Portuguese LanguageTextual genresSocial discriminationContemporary societyPublic schoolsElementary Education