Limoli, Loredana [Orientador]Salermo, Renan Luis2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10247Resumo: Com base na teoria semiótica gremasiana, buscamos nesta pesquisa evidenciar a aplicabilidade da teoria semiótica no ensino de Língua Portuguesa para o tratamento do texto visual Por meio da leitura da história em quadrinhos Cachalote (21), de Daniel Galera e Rafael Coutinho, aplicamos o percurso gerativo do sentido evidenciando o nível discursivo (sintaxe e semântica discursiva), e o nível narrativo (paixões dos sujeitos) Sendo uma pesquisa descritivo interpretativa, selecionamos a narrativa que abre e fecha a obra e relatamos a construção do suspense e os efeitos de sentido da presença do insólito na narrativa A escolha da narrativa deu-se pela história não apresentar a dimensão verbal, somente o visual Assim, os elementos que foram considerados para analise do plano da expressão são baseados nos estudos da semiótica visual e dos quadrinhos Com a motivação de pensar as questões do multiletramento e do ensino de língua portuguesa, consideramos a semiótica como uma teoria de auxílio para o professor no ensino básico, principalmente em situações de gêneros multimodais, como são os quadrinhosSemióticaHistórias em quadrinhosHistória e críticaLeituraMultiletramentoComic books, strips, etc.ReadingSemioticsHistory and criticismLeitura visual da HQ CachaloteDissertação