Buriasco, Regina Luzia Corio deGardin, Francielle Silva2025-12-092025-12-092025-08-25https://repositorio.uel.br/handle/123456789/19065Neste trabalho, teve-se por objetivo analisar aspectos da avaliação da aprendizagem escolar a partir de textos escritos pelos estudantes e de textualizações de entrevistas com estudantes de Licenciatura em Matemática, buscando identificar mitos e/ou ritos presentes nos discursos dessas experiências e estabelecer um diálogo com a concepção de avaliação desenvolvida no GEPEMA. Para isso, foram analisados 27 textos escritos pelos estudantes e quatro textualizações de entrevistas realizadas com estudantes de instituições públicas do Paraná: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Os primeiros contatos com os materiais tiveram o intuito de conhecê-los e identificar aspectos relevantes à avaliação da aprendizagem escolar, permitindo-se influenciar por percepções e estabelecer algumas unidades de análise: aprendizagem com os pares, avaliação como sinônimo de algum instrumento, feedback, impacto causado pela nota, instrumentos, oportunidade de aprendizagem, oportunidade de mostrar o conhecimento, regulação da aprendizagem e sentimentos manifestados. Essas unidades direcionaram uma análise dos textos escritos pelos estudantes, permitido uma exposição de mitos e/ou ritos da avaliação da aprendizagem escolar que atravessaram os relatos. Posteriormente, as textualizações realizadas a partir das entrevistas com quatro estudantes possibilitaram aprofundar a compreensão de como esses mitos e/ou ritos se materializaram nas práticas vivenciadas e nos sentidos construídos pelos sujeitos, viabilizando um diálogo crítico com as concepções e práticas de avaliação desenvolvidas pelo GEPEMA. Esta pesquisa evidenciou mitos e/ou ritos da/na avaliação da aprendizagem escolar, destacando a necessidade de concepções e práticas que viabilizem uma avaliação formativa, dialógica, emancipadora e reflexiva, que valorize a aprendizagem contínua, a diversidade de instrumentos, integrada aos processos de ensino e de aprendizagemporEducação matemáticaAvaliação da aprendizagem escolarOportunidade de aprendizagemPrática de investigaçãoMitos e ritos na avaliação da aprendizagem escolarAvaliaçãoAprendizagemFormação de professoresAvaliação formativaEnsinoMitos e ritos da avaliação da aprendizagem escolar em relatos de estudantes da Licenciatura em MatemáticaMyths and rituals of school learning assessment in reports of undergraduate Mathematics studentsTeseCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationSchool learning assessmentLearning opportunitiesInvestigation practiceMyths and rituals of school learning assessmentEvaluationLearningTeacher trainingFormative assessmentTeaching