Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]Santos, Givan José Ferreira dos2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13894Resumo: Ancorado em três perspectivas teóricas – a Linguística Textual, a Teoria dos Gêneros Textuais e a Semântica Argumentativa, meu objetivo nuclear nesta tese foi analisar em que extensão um material didático, elaborado com ênfase em elementos de argumentação e aplicado no cotidiano do ensino de produção de textos em turmas do Ensino Médio, poderia contribuir para o avanço da proficiência argumentativa dos alunos, especificamente no gênero textual ensaio escolar Tendo por base que um aspecto fundamental na elaboração de textos diz respeito à habilidade no domínio de elementos geradores de argumentação/ persuasão, minha preocupação foi investigar a natureza das intervenções que podem ser realizadas pelo professor no sentido de possibilitar esse avanço, de modo ininterrupto e voltado ao aprimoramento de competências Nesta etapa escolar, o estudante está às voltas com o desafio do vestibular que, na maior parte das vezes, enfatiza propostas de texto em que a força argumentativa deve ser mais contundente Trata-se, portanto, de buscar uma contribuição para o docente desse importante nível da escolarização aperfeiçoar sua capacidade de analisar o desempenho de seus estudantes e, com a informação obtida, realimentar o ensino de textos O corpus é constituído de ensaios escolares elaborados pelos alunos em duas turmas do Ensino Médio de colégios públicos de cidades do Paraná Realizei pesquisa-ação com material elaborado por mim, e os procedimentos de análise tiveram origem no referencial teórico, do qual focalizei justamente o estudo de três elementos de argumentação: tipos de argumento, operadores argumentativos e verbos introdutórios de opinião Após as minhas intervenções docentes, realizei análise argumentativa dos dados e encontrei evidências empíricas que confirmam a minha hipótese da validade do tratamento pedagógico escolar planejado e reflexivo sobre recursos de argumentação como meio de favorecer o desenvolvimento da competência argumentativa estudantilGêneros textuaisSemântica argumentativaLinguagemRedaçãoLinguísticaLinguisticsTextual genresElementos de argumentação na produção de gêneros textuais no ensino médioTese