Silva, Ana Lúcia daBeneli, Marcos César2024-08-202024-08-202022-06-03https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17229O Novo Ensino Médio passou por uma reorganização norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). Por outro lado, Concursos Públicos e Vestibulares, ENEM, Olimpíadas, oferecem um rico material a ser trabalhado em sala de aula e pelo menos um destes exames faz parte da vida de um aluno do Ensino Médio, portanto utilizar suas questões, no processo de ensino/aprendizagem encontra-se dentro das diretrizes da BNCC. Assim, o objetivo dessa dissertação é apresentar uma sequência didática que possibilite ao professor, seguindo as diretrizes da BNCC, desenvolver sua prática pedagógica, principalmente no Ensino Médio, por meio de questões interdisciplinares e híbridas de Concursos Vestibulares, especificamente da Universidade Estadual de Londrina-PR.porMatemáticaEducaçãoBNCCTemas contemporâneos transversaisMatemática - Estudo e ensinoBase Nacional Comum CurricularMatemática (Ensino médio) - CurrículosA matemática e o novo ensino médio : uma sequência didática que contemple as diretrizes da BNCC - desenvolvida a partir de questões de vestibulares da UELMathematics and the new high school : a teaching sequence that contemplates the guidelines of the BNCC - developed from questions from UEL entrance examsDissertaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematicsEducationBNCCContemporary cross-cutting themesMathematics - Study and teachingNational Common Curriculum BaseMathematics (High school) - Curriculum