Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]Reis, Raquel Franciscatti dos2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16578Resumo: O ensino de inglês nos anos iniciais da escolarização brasileira tem ganhado espaço não só como aprendizagem de língua adicional, mas como instrumento de inserção cultural e construção identitária Esse ensino, assim como o de qualquer língua, é instrumento para o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e psicológico do indivíduo Portanto, entre os letramentos necessários para o exercício da cidadania plena, a aprendizagem de tal língua pode promover o contato entre as diferenças, sejam elas linguísticas, culturais, socioeconômicas, com vistas à construção de novas identidades e conhecimentos que auxiliam o contínuo engajamento do indivíduo em novos discursos (MOITA LOPES, 23) Em uma perspectiva interacionista sócio-discursiva da linguagem (BRONCKART, 212), tendo em vista a necessidade de uma língua adicional transformadora e significativa, quebrando paradigmas monolíticos, estruturais, excludentes e alienantes, esta pesquisa objetiva estudar o uso de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 211) do gênero textual História Infantil (TONELLI, 25) para desenvolver língua inglesa a alunos da Educação Infantil (TONELLI, 28; TONELLI; CORDEIRO, 214) Busca-se investigar as Capacidades de Linguagem (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 211; DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO; STUTZ, 211; DOLZ, 215), os Gestos Didáticos do professor (NASCIMENTO, 211) e as Funções Psicológicas Superiores (VYGOTSKY, 1991; MARTINS 213) mobilizadas e/ou desenvolvidas durante a realização da Sequência Didática O corpus de análise consiste de dez aulas ministradas no Centro de Educação Infantil da Universidade Estadual Londrina para crianças entre cinco e seis anos Essas aulas gravadas e, posteriormente transcritas, envolvem um trabalho em torno da sequência didática que abordou o gênero história infantil aliado à dramatização como produção final Os resultados revelam que o ensino de inglês por meio de sequência didática do gênero história infantil, quando elaborada e organizada com atividades que contemplem o desenvolvimento das capacidades de linguagem e aliada a gestos didáticos fundadores e específicos diversificados, pode propiciar o desenvolvimento de funções psicológicas superiores, mais especificamente a percepção, atenção, memória e linguagemLíngua inglesaCriançasSequência didáticaLinguagem e línguasAspectos psicológicosStudy and teachingPsychological aspectsLanguage and languagesChildrenEnglish languageSequência didática do gênero história infantil em inglês para crianças como promotora do desenvolvimento linguístico e psicológicoDissertação