Honorato, TonyPereira, Rosemeire Ferreira Lopes2025-03-072025-03-072023-08-31https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18588Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação, tem como objetivo analisar o processo de constituição de um arquivo histórico da educação municipal de Londrina, investigando práticas de conservação e organização para preservar a memória contida nos documentos. Utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e documental, explora conceitos de arquivo e documento arquivístico, bem como a legislação de gestão documental e proteção. Contribui para a preservação da memória coletiva, destacando a importância da digitalização e organização de bancos de dados para o acesso aos arquivos históricos, essenciais para compreender a história da região. O trabalho apresenta a criação do Museu Escolar de Londrina (MEL) como iniciativa relevante para preservar a memória escolar e da educação municipal. Inserido na linha de pesquisa em Educação da Universidade Estadual de Londrina, enfatiza a importância da preservação da memória histórica local. A constituição do arquivo histórico da educação de Londrina é fundamental para a divulgação da memória da educação, proporcionando subsídios para diversos estudos pedagógicos e funcionais. O estudo visa divulgar os esforços em andamento na preservação da memória da educação de Londrina (PR), ampliando possibilidades de estudos na área de história da educação.porDocumento HistóricoArquivoEducação EscolarMunicípio de LondrinaMuseu EscolarConservação históricaMemória - HistóriaMuseu escolar de Londrina: memórias da constituição de um arquivo de documentos históricos da educação municipal.School Museum of Londrina: memories of the constitution of a municipal education historical document archive.DissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoHistorical DocumentArchiveSchool EducationMunicipality of LondrinaSchool MuseumHistorical preservationMemory - History