Russo, Adriana Lourenço SoaresMalvezi, Ludmila Fernanda Pagnan2025-11-252025-11-252025-03-28https://repositorio.uel.br/handle/123456789/19022A rotulagem nutricional de alimentos industrializados exerce papel fundamental na informação aos consumidores das características nutricionais dos alimentos, influenciando-os na decisão de compra. No ano de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou nova resolução para a rotulagem de alimentos embalados com intuito de melhorar as informações e alertar a população, por meio do uso da imagem de uma lupa na parte frontal da embalagem, indicando quando um produto contém alto conteúdo de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio. Entretanto, isso não garante que de fato os consumidores compreendam as informações apresentadas e ainda é imprescindível que as informações apresentadas estejam presentes e corretas. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar oito marcas comerciais de salame quanto às exigências da nova legislação e investigar a percepção dos consumidores em relação à nova rotulagem nutricional e o quanto isso influencia no momento da compra. O salame é um produto cárneo amplamente consumido com valor agregado e que apresenta naturalmente alto teor de sódio e gordura saturada, o que justificaram sua escolha. A análise revelou que todas as marcas atendiam aos requisitos estabelecidos e apresentavam a lupa frontal para sódio e gordura saturada. Quatro embalagens fictícias de salame foram elaboradas: A (contendo lupa frontal para sódio e gordura saturada), B (contendo lupa frontal para sódio), C (contendo lupa frontal para gordura saturada) e D (ausência de lupa frontal). Os consumidores brasileiros (n=440) avaliaram as embalagens fictícias usando a metodologia Check All that Apply (CATA) contendo lista de emojis, a intenção de compra e afirmações sobre saudabilidade, importância da presença de lupa frontal e teores de sódio e gordura saturada em produtos cárneos. Verificou-se que os consumidores brasileiros percebem a presença da lupa frontal para sódio e/ou gordura saturada, sendo a embalagem sem a presença da lupa frontal (D) percebida como mais saudável e com maior intenção de compra e apresentando maior frequência de citações de emojis positivos. As embalagens com presença de lupa frontal para sódio (B), para gordura saturada (C) ou para ambos (A) foram associadas ao maior número de citações de emojis negativos, menor saudabilidade, segurança e intenção de compra e preço mais acessível. Os consumidores concordam e reconhecem as questões relacionadas aos prejuízos à saúde pela presença de sódio e gordura saturada nos produtos cárneos, valorizando a saudabilidade. No entanto, questões como sabor e preço ainda influenciam nas escolhas.porLupa frontalSódioGordura saturadaSensorialSalameConsumidoresPercepção do consumidorRotulagem nutricionalAvaliação da nova rotulagem nutricional de produtos cárneos e percepção dos consumidoresEvaluation of new nutritional labeling on meat products and consumer perceptionDissertaçãoCiências Agrárias - Ciência e Tecnologia de AlimentosCiências Agrárias - Ciência e Tecnologia de AlimentosFrontal magnifying glassSodiumSaturated fatSensorySalamiConsumersConsumer perception (FSTA)Nutritional labeling