Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]Santos, Flávio Batista dos2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12579Resumo: Os desafios do ensino de História são grandes e numerosos Analisar a função do ser professor de História nos remete a uma série de questões que envolvem desde a formação inicial e continuada, teorias e práticas, bem como o currículo estabelecido O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, é levantar, sob a perspectiva do professor, como a metodologia, os recursos utilizados e o tempo histórico se constituem enquanto suportes formativos para as aulas de História A pesquisa foi realizada com professores de História que fazem parte do quadro de docentes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, circunscrito ao Núcleo Regional de Educação de Ibaiti Através dos instrumentos de coleta de dados construiu-se o perfil profissional e formativo dos participantes, assim como possibilitou investigar aspectos sobre suas práticas docentes e como a categoria tempo é entendida e trabalhada em sala de aula Como pressupostos teóricos desta pesquisa, orientou-se nos estudos de Tardif (212), Freire (22), Perrenoud (2) e Schön (2) para compreender os professores diante de seus saberes, como também nos estudos de Rüsen (21, 211, 215), Schmidt (218), tendo como referência a teoria da consciência histórica, especialmente na articulação passado, presente e futuro, observada como essencial para uma orientação temporal, relacionando ao domínio da Educação Histórica O método de coleta de dados escolhido foi de questionários individuais em profundidade e o método para a condução do trabalho e análise dos dados foi a Grounded Theory O estudo aponta para uma identidade profissional marcada pela experiência, com formação inicial e continuada diversificada Em relação à consciência histórica, observa-se através de suas práticas ações que remetem a um processo de constituição variável ao transitar entre o presente, passado e as perspectivas de futuro Quanto à questão temporal, verifica-se toda uma preocupação com este tema, porém o modo como é trabalhado se manifesta de diferentes formas, tanto preso ao passado, quanto associado a diferentes perspectivas tanto sociais como cronológicasProfessoresIdentidadeHistóriaEstudo e ensinoProfessoresIdentityStudy and teachingTeacher trainingHistorical consciousnessTimeHistoryTeachersOrientação temporal, consciência histórica e a constituição da identidade docente : um estudo com professores de históriaTese