Wolff, Simone [Orientador]Korgut, Alexander2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10621Resumo: Estabelece uma análise qualitativa sobre as características que estruturam o trabalho de atendimento telefônico em um call center na cidade de Londrina -PR Objetiva verificar como se conforma nesta atividade, tornada meio para a extração de importantes informações mercadológicas para as empresas que a utilizam, a organização do trabalho operacional de atendimento mediante a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação; ferramentas por excelência do processo de mundialização e reestruturação capitalista na atualidade Neste sentido, procura, especificamente por meio de entrevistas, estabelecer os nexos que permitam apreender como em tal processo de trabalho, se estruturam a alienação e por meio dela, a reificação dos trabalhadores envolvidos no atendimento Apresenta como uma de suas principais conclusões o fato de que em tal atividade o desenvolvimento deste fenômeno, traz como conseqüências para a força de trabalho, uma significativa intensificação e controle do processo de trabalho que se fazem representar por um tipo de racionalização específica onde o elemento tecnológico desempenha um papel fundamentalTecnologia da informaçãoAlienação (Psicologia Social)Sociologia do trabalhoAlienation (Social psychology)Information technologyProcesso de trabalho e novas tecnologias : estudo sobre a alienação e reitificação do trabalho em call centerDissertação