Zaninelli, Thais Batista [Orientador]Carvalho, Erminda da Conceição Silva de2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14150Resumo: A comunicação da Biblioteca Universitária com sua comunidade usuária requer um conhecimento em profundidade do perfil do público atendido Nesse sentido, as estratégias da comunicação fundamentadas pelo Marketing colaboram na promoção dos serviços e na maior interação das unidades de informação com os usuários – quanto a esta pesquisa, os acadêmicos do EAD Utilizar as ferramentas do Marketing Digital permite selecionar os canais de comunicação de acordo com as preferências de comunicação das Gerações Baby Boomers, Geração X, Y e Z O objetivo deste estudo é compreender como ocorre a comunicação entre a biblioteca universitária e o acadêmico do EAD Para tanto, adotou-se a metodologia de estudo de caso exploratório de natureza qualitativa, iniciando com a revisão de literatura, análise documental e a elaboração do questionário para a coleta de dados Os resultados mostraram que é crescente o número de acadêmicos nos cursos do EAD cujo perfil etário abrange pessoas com menos de 18 anos, mas concentrado entre as pessoas de 26 a 35 anos, denominados, na literatura, de nativos digitas Relativamente aos resultados da Instituição participante, concluiu-se que os canais de comunicação utilizados pela biblioteca são convencionais (telefone e e-mail), mas há exemplos de uso de redes sociais e do Marketing Digital para o desenvolvimento de plano de comunicação modernizado Portanto, considera-se que a comunicação nas Bibliotecas Universitárias é um item importante no papel do gestor bibliotecário, cabendo a ele desenvolver estratégias de interação com o usuário remotamente a fim de atender as necessidades informacionais e, ao mesmo tempo, promover a própria unidade de informação Sendo importante, essa comunicação precisa acorrer efetivamente e satisfatoriamente com todos os públicos, tanto de forma presencial quanto remota a fim de promover serviços e atender as demandas informacionais dos usuáriosBiblioteca universitáriaComunicaçãoEnsino a distânciaComunicaçãoBiblioteca universitáriaUniversity library - CommunicationDistance education - CommunicationUniversity library - Digital marketingUniversity library - Distance educationA comunicação da biblioteca universitária com o acadêmico do EADDissertação