Limoli, Loredana [Orientador]Fernandes, Cristiane2024-05-012024-05-012004.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10594Resumo: Nesta pesquisa examinamos seis manuais didáticos de língua portuguesa utilizados nos colégios da cidade de Maringá A pesquisa tem como objetivo examinar os manuais didáticos afim de verificar o ensino de leitura nas aulas de língua materna O trabalho está dividido em cinco partes A primeira mostra as condições de produção do manual didático no cenário da educação brasileira A segunda parte apresenta os pressupostos teóricos do ensino de leitura e dos gêneros do discurso Na terceira parte encontra-se a análise dos gêneros presentes nos manuais A quarta parte discute as atividades de leitura presente nos manuais analisados Para finalizar, tem-se uma proposta de leitura baseada na teoria semiótica greimasianaLivros didáticosLeituraGêneros discursivosLeituraTextbooksReadingLivro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do textoDissertação