Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]Cunha, Marcio Eleotério2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8504Resumo: A presente pesquisa teve como foco analisar as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar, tendo por base a Teoria da Autodeterminação, em curso de formação de professores Partindo deste problema, o objetivo geral foi a identificação das estratégias e dos perfis motivacionais, procurando levantar diferenças nas estratégias de aprendizagem e nos perfis motivacionais no contexto escolar Como método de pesquisa adotou-se uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram da pesquisa 157 professores, sendo 377 egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 675 no primeiro ano de formação do PDE e 518 no segundo ano de formação do PDE Os professores foram avaliados por meio de uma escala de estratégias de aprendizagem e um questionário de continuum motivacional Os dados foram organizados em planilha e submetidos às análises da estatística descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a escala Continuum Motivacional para Professores em Formação Continuada apresentou evidências de validade, confirmou a estrutura de cinco dimensões por meio da análise dimensional, com variância total de 37,28% A escala apresentou os seguintes alphas de Cronbach, Dimensão 1 – desmotivação (,76), Dimensão 2 – motivação intrínseca (,78), Dimensão 3 – motivação extrínseca com regulação externa (,61), Dimensão 4 - motivação extrínseca com regulação introjetada (,6), Dimensão 5 – motivação extrínseca com regulação identificada (,71) Para a escala de Estratégias de Aprendizagem para Formação Continuada, o instrumento apresentou uma variância de 27,18% e foi confirmada a estrutura de dois fatores na análise fatorial A escala apresentou os seguintes alphas, para escala toda (,8), Dimensão 1 – estratégias cognitivas (,75) e Dimensão 2 – estratégias metacognitivas (,67) Os resultados apontam que as escalas estudadas apresentaram índices aceitáveis de consistência interna e houve diferença na motivação e nas estratégias de aprendizagem entre os professores que estão no início do Programa de Desenvolvimento Educacional da rede estadual do Paraná em seu curso (andamento) e aqueles que já são egressos Os dados foram discutidos visando a compreensão e o mapeamento do perfil estratégico do professor no curso de formação, bem como o seu perfil motivacional no contexto escolarMotivação na educaçãoAutodeterminação (Educação)Estratégias de aprendizagemLearning strategiesMotivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDEDissertação