El Kadri, Michele Salles [Orientador]Dainezi, Bruna Danielly2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16766Resumo: Os trabalhos que abordam o desenvolvimento de jogos para o ensino por professores ainda são incipientes (GUILLÉN-NIETO; ALESON-CARBONELL, 212; MARCHIORI et al, 211; MUÑOZ et al, 215) Desse modo, o objetivo deste artigo é compartilhar uma experiência de design de jogos de uma professora de Língua Inglesa (LI) e relatar o percurso do desenvolvimento de um jogo digital (Trip Challenge) para o ensino de LI apresentado como um produto educacional O percurso do desenvolvimento do jogo é contado em uma narrativa e ilustrado com capturas de tela de elementos pertencentes ao processo de construção Esta narrativa está articulada por meio do Design case (SMITH, 21), que tem por objetivo descrever detalhadamente o processo de criação de um produto ou de uma experiência Este jogo está sendo apresentado como produto educacional para a conclusão do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina Tal produto tem como arcabouço teórico os pressupostos do multiletramento e da multimodalidade (THE NEW LONDON GROUP, 1996), dos videogames na/para aprendizagem (GEE, 27, 214; MCGONIGAL, 211; PRENSKY, 27;) na metodologia de games educacionais ou serious games design (ARNAB et al, 215) dos jogos no ensino/aprendizagem de línguas (RAMA et al, 212; PETERSON, 212; BLAKE, 213; BUTLER, 215; SILVA, 217; EL KADRI; EL KADRI; CORREA, 217), e do Inglês como Língua Franca Global (CRYSTAL, 23; CANAGAJARAH, 21; GIMENEZ et al, 215) A análise do percurso do desenvolvimento do Trip Challenge mostra que o processo foi desafiador e ao mesmo tempo repleto de aprendizados, pois envolveu novos conhecimentos nas áreas de ensino de LI e de desenvolvimento de jogos O referido jogo tem como potencial o uso em contexto educacional ou social, e pretende contribuir ao ensino-aprendizagem da LI, trazendo a atenção para a possibilidade do uso e construção de jogos por professores e alunosJogos no ensino da língua inglesaJogos por computadorEnglish languageComputer gamesStudy and teachingBecoming a teacher-designer : o percurso da criação do jogo digital "Trip challenge" e do desenvolvimento profissional de uma professora-designer de jogosTrabalho de Coclusão Final