Bannwart Junior, Clodomiro José [Orientador]Pivato, Marcilei Gorini2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16198Resumo: A sociedade global exige cada vez mais que a empresa redimensione o seu papel social, levando em consideração não só o interesse dos acionistas, mas também o da sociedade e o de todas as pessoas afetadas pela sua atividade O presente trabalho é um estudo sobre a aplicação da teoria comunicativa de Jürgen Habermas na empresa contemporânea, com o objetivo de demonstrar a possibilidade de alternativas viáveis de ações para as organizações Pretende atender às demandas sociais que exigem das empresas posturas responsáveis socialmente e sustentáveis, e ao mesmo tempo manter-se competitiva no mercado auferindo lucro de forma auto-sustentável Utiliza uma pesquisa teórica, por meio do método dedutivo, com análise documental e bibliográfica multidisciplinar nas seguintes áreas do conhecimento: direito, administração, filosofia, sociologia e psicologia Para tanto, discorre sobre o papel da empresa ao longo da história em suas bases econômica, sócio-filosófica e jurídica Analisa os conceitos de função social da empresa, a responsabilidade social, a sustentabilidade e o estudo sobre o desenvolvimento moral do indivíduo, além de aplicar na gestão empresarial o planejamento comunicativo, na busca de uma plena sustentabilidade organizacionalResponsabilidade social da empresaDesenvolvimento sustentávelEmpresasAspectos ambientaisSocial responsability of businessSustainable developmentSustentabilidade empresarial : um estudo sobre a responsabilidade social na empresa contemporâneaDissertação