Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]Ribeiro, Alessandra2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8524Resumo: Este trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática voltada para o ensino de Física utilizando a Astronomia como tema motivador O referencial teórico utilizado na elaboração da sequência e avaliação dos resultados foram as Teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, Multímodos e múltiplas representações O trabalho teve como tema geral “Análise da aplicação de uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação Terra-Sol” A sequência didática foi elaborada com base em atividades e materiais potencialmente significativos, como a construção de um espectroscópio, observação do Sol utilizando um telescópio, conversas em sala de aula e apresentação de vídeos A partir dos dados coletados por meio de testes comparativos e conversas com os alunos, constatou-se uma evolução no resultados dos testes e que introduzir conteúdos relacionados à astronomia nas aulas de Física, a torna muito mais atrativaFísicaEstudo e ensinoAstronomiaEletromagnetismoTerra (Planeta)Study and teachingAstronomyElectromagneticsEarthObservationsPhysicsSunAnálise da aplicação de uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação Terra-SolDissertação