Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]Silva, Julio de Mello e2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9918Resumo: Como informações e servidores públicos permeiam todas as tarefas e processos organizacionais dentro da Administração Pública, é possível orientar a pesquisa sobre o comportamento informacional em termos de compreensão e identificação das maneiras pelas quais estes servidores usam as informações, considerando a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12257/211) É importante entender como eles desenvolvem certos comportamentos relacionados à informação Isso significa que um método deve ser usado para analisar o ator organizacional, porque o comportamento da informação acionado por ele pode ser derivado do processo existente na psicologia do indivíduo A presente pesquisa visa analisar o comportamento informacional dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná referente às informações disponibilizadas no Portal da Transparência do Governo Federal Os procedimentos metodológicos foram apoiados pelo método de Laurence Bardin, denominado ‘Análise de Conteúdo’, mais especificamente aplicando a técnica Análise Categorial’ Foram elaborados e utilizados como instrumento de coleta de dados, o questionário estruturado Os resultados obtidos propiciaram identificar as necessidades informacionais dos servidores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, como utilizam as informações obtidas através do Portal da Transparência do Governo Federal, a identificação das barreiras informacionais ao uso do portal pelos servidores e por fim, descrever a satisfação das necessidades informacionais quando da utilização das informações disponibilizadasComportamento informacionalServidores públicosParanáInformaçãoServidores públicosInformational behavior - Public servants - ParanáInformation - Search - Public servants - ParanáInformation - Need - Public servants - ParanáInformation - UsaComportamento informacional dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná diante da Lei de acesso à informação - Lei Nº12.527/2011Dissertação