Kienen, Nádia [Orientador]Gonçalves, Valquiria Maria2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12894Resumo: Os cursos de graduação em Psicologia têm a função de formar o futuro profissional de nível superior para atuar nas diferentes áreas desse campo Uma dessas áreas é a de produção de conhecimento, conhecida como área científica e que, com frequência, está associada à figura do psicólogo pesquisador, papel para o qual se deve ter uma capacitação específica para o desenvolvimento dos comportamentos profissionais necessários Ao longo dos anos, estudos e reflexões realizadas por psicólogos, pesquisadores e professores de Psicologia têm discutido o que parece ser um problema de defasagem entre teoria, pesquisa e intervenção na formação e prática do psicólogo, que resultam em problemas relacionados à baixa qualidade da produção científica e ao uso de práticas ineficazes para o atendimento das diversas demandas sociais O comportamento de “definir variáveis relacionadas a processos comportamentais”, entendido como uma das diversas classe de comportamentos constituintes da classe geral de comportamentos relacionadas à capacitação científica e profissional do psicólogo, tem sido evidenciado como uma aprendizagem importante a ser desenvolvida pelo estudante de graduação durante o curso de Psicologia O desenvolvimento dessa classe de comportamentos pode ser considerado como base para a produção de conhecimento científico em Psicologia que, por sua vez, embasa também uma prática profissional mais efetiva ao proporcionar maior clareza sobre os processos alvos de intervenção Dessa forma, o presente trabalho está estruturado em três artigos O Artigo 1 objetivou realizar uma revisão bibliográfica para avaliar as contribuições da formação científica para a capacitação profissional do psicólogo Para isso, realizou-se um exame de estudos em Psicologia que apresentam resultados sobre formação científica e sua relação com a capacitação do futuro psicólogo durante o curso de graduação O Artigo 2 refere-se ao processo de elaboração, fundamentado na Programação de Ensino, de um programa de ensino para desenvolver classes de comportamentos constituintes de “definir variáveis relacionadas a processos comportamentais” em estudantes do curso de graduação em Psicologia O Artigo 3 objetivou a aplicação e avaliação da eficiência do programa de ensino elaboradoPsicologiaEtudo e ensinoPsicólogosFormaçãoProgramação de ensinoStudy and teachingJob trainingProgrammed learningBehavioral analysisPsychologists - PsychologyAvaliação da eficiência de um programa de ensino para capacitar estudantes de graduação em Psicologia a definir variáveis relacionadas a processos comportamentaisDissertação