Gregório, Regina Maria [Orientador]Simon, Cristina Valéria Bulhões2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12398Resumo: Esta pesquisa procura verificar as reciprocidades entre a formação de professores de língua portuguesa e a extensão universitária presentes no projeto de extensão Disque-Gramática, da Universidade Estadual de Londrina A base metodológica deste trabalho é a pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, na qual são investigados os elementos componentes da extensão como parte do tripé formado pelo ensino-pesquisa-extensão Sobre o projeto sob análise, observam-se o espaço, o tempo, a linguagem e o relacionamento, assim como se atenta para o papel do aluno participante do projeto e os professores que dele fazem parte Como instrumentos metodológicos, são utilizados os questionários (para os alunos), a entrevista (para o professor coordenador do projeto e para o pró-reitor de extensão em atividade durante o período analisado) e a análise documental (pareceres, relatórios, leis, anotações etc) A intenção é lançar um olhar mais atento a um projeto em vigor desde 1995 e do qual já fizeram parte cerca de setenta alunos Como se trata de projeto da área de língua portuguesa, este trabalho reflete acerca das concepções dos alunos e do projeto em torno da língua e da gramática Os resultados dão conta que atividades como as propiciadas pelo projeto Disque-Gramática são fundamentais para a formação acadêmico-profissional do futuro professor, uma vez que nelas este aluno-professor constrói o seu percurso, por meio do conhecimento transformado em saber, das relações interpessoais, da ética e da postura didática a ser adotada quando do atendimento aos consulentes do projetoLíngua portuguesaEstudo e ensinoLíngua portuguesaGramáticaLíngua portuguesaPortuguese language - Study and teachingPortuguese language - GrammarPortuguese language - Training of teachersUniversity extensionReciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramáticaTese